Publicidade horizontal x vertical

Quais são os tipos de publicidade horizontal e vertical? Qual especialização os anúncios horizontais e verticais oferecem? Como as empresas se beneficiam dos anúncios horizontais e verticais? Como descobrir se as estratégias de publicidade horizontal ou vertical devem funcionar bem para o negócio? 

Quando a concorrência se torna mais intensa, as empresas costumam perguntar se devemos optar por uma estratégia de publicidade vertical ou horizontal. 

Sem dúvida, uma estratégia de anúncio habilmente escolhida pode servir como uma das ferramentas de gerenciamento de orçamento mais eficazes e gerar leads. Dependendo do nicho e do escopo do negócio, a empresa pode escolher um dos dois ou sobrepor anúncios horizontais e verticais. 

Todos sabemos que as vendas medem o sucesso de uma campanha publicitária de sucesso . E só por isso, as estratégias de publicidade são colocadas para atingir o público mais relevante e significativo. 

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O que é Publicidade Vertical ? 

A publicidade vertical é uma estratégia que as empresas usam para segmentar clientes específicos do setor. Os clientes dentro de uma estratégia vertical geralmente têm interesses, necessidades e demandas semelhantes.

Em vez de atrair um amplo conjunto de bases de clientes, a estratégia de anúncios verticais atrai as pessoas em um nicho definitivo e distinto. Por exemplo, pais que ficam em casa, saúde, imóveis, professores particulares de escolas primárias, publicações médicas, etc. 

Quando aplicar a publicidade vertical? 

Uma estratégia de publicidade vertical é benéfica quando sua empresa oferece produtos que atendem à base de clientes específica.

Por exemplo, suponha que sua empresa realiza eventos de degustação de vinhos especificamente no campo. Nesse caso, você pode aplicar a estratégia de anúncio vertical para segmentar os clientes em vinhedos, vinícolas, restaurantes da fazenda à mesa perto de vilarejos. 

A publicidade para a demografia mais ampla custará mais dinheiro por aquisição e trará conversões fracas / pequenas, o que não fará sentido e apenas aumentará o custo. 

Por que usar Publicidade Vertical?

Clientes em potencial do setor específico vão querer ler conteúdo relacionado relevante para seus interesses, necessidades e negócios. Eles podem querer adquirir conhecimento por meio de publicações impressas e digitais e participar de eventos específicos de nicho.

Embora a concorrência seja menor, o risco de flutuação da demanda é proeminente em negócios específicos do setor. É por isso que construir relações com os clientes se torna importante para as empresas.

Portanto, segmentar a parcela significativa do mercado relevante para o seu nicho requer uma estratégia de publicidade vertical. 

Mídia usada na publicidade vertical

Você deve selecionar o meio certo para alcançar seus clientes-alvo com o mínimo de desperdício. A colocação de anúncios verticais exigirá que os planejadores de publicidade estudem os dados sobre leitores e circulação de várias publicações que cobrem o mesmo nicho/indústria.

Em seguida, você escolherá duas ou mais publicações que ofereçam a melhor cobertura para seu anúncio. Várias mídias podem ser revistas específicas, eventos comerciais, sites temáticos, periódicos publicados semanalmente, blogs relacionados a nichos, etc. 

Criando uma campanha de publicidade vertical 

A publicidade vertical é uma estratégia de publicidade centrada no cliente. Se o produto é especializado para um setor específico ou tem sua aplicação apenas para um nicho específico , é importante entender as necessidades e demandas demográficas estudando os dados e números. 

Por exemplo, suponha que uma empresa fabrica ferramentas elétricas e deseja iniciar uma campanha de publicidade vertical para atrair empreiteiros privados. Nesse caso, a empresa deve analisar o que os empreiteiros procuram nas ferramentas elétricas. 

A empresa deverá estudar os dados sobre os tipos de ferramentas exigidas nos tempos atuais ou as especificações que o público-alvo possa estar buscando nessas ferramentas.

Além disso, a empresa precisará analisar os dados de suas tendências de compra, a finalidade para a qual está comprando as ferramentas, a cor das ferramentas que a maioria dos contratados privados prefere e outros tópicos relevantes. 

A empresa de publicidade pode escrever a cópia apelando para os contratantes – “melhores ferramentas para profissionais” ou “ferramentas elétricas para sua facilidade de trabalho e clientes satisfeitos”. 

O que é Publicidade Horizontal?

Ao contrário da publicidade vertical, a estratégia de publicidade horizontal atrai vários mercados e indústrias.

Por exemplo, as empresas de material de escritório terão anúncios para setores como organizações educacionais, agências, escritórios governamentais, lojas de ferragens, saúde, arquitetura etc. A publicidade horizontal aparece para os clientes em potencial que compartilham características, necessidades e interesses semelhantes, mas estão espalhados em uma gama diferente de indústrias. 

Quando aplicar a publicidade horizontal?

Como a publicidade horizontal atrai uma gama mais ampla e diversificada de clientes, os profissionais de marketing serão obrigados a projetar uma campanha de publicidade multicanal sofisticada que garanta menos desperdício, custo orçado e alcance amplo de seu anúncio. 

Como construir uma estratégia de publicidade horizontal eficaz 

Uma estratégia de publicidade horizontal exigirá que os profissionais de marketing se concentrem em vários aspectos de seu produto. Tomemos o exemplo da empresa de material de escritório. A empresa gostaria de comercializar seus produtos para uma gama mais ampla de mercados.

Eles podem destacar os recursos de seus produtos atraentes para um instituto educacional e um escritório do governo. Eles podem anunciar seus produtos para os centros de saúde que exigem arquivos, recibos de prescrição e papelaria, enquanto apresentam seus produtos para resorts e hotéis. 

Redes de publicidade

A publicidade horizontal exigirá uma campanha de publicidade em vários canais. Ele pode anunciar por meio de redes como canais de rádio, televisões, jornais, revistas e jornais de negócios, aplicativos móveis e outras redes de publicidade . 

Dê uma olhada na publicidade horizontal de sucesso. 

Muitas empresas colaboram com outras empresas para atingir diversos públicos. Por exemplo, uma empresa de refrigerantes pode colaborar com uma empresa fabricante de chips para serem comercializadas em conjunto.

Ou uma empresa fabricante de sacolas pode colaborar com uma empresa que fabrica uniformes para serem comercializados e distribuídos em conjunto. Esta estratégia de marketing e publicidade permite que ambas as empresas aumentem as suas capacidades de produção e maximizem os lucros. 

Publicidade horizontal x vertical

Depois de entender por que e onde as estratégias de publicidade horizontal e vertical são usadas, a questão permanece como uma empresa pode escolher entre publicidade horizontal e vertical. Escolher uma das duas estratégias de publicidade ou usar ambas de forma eficaz é uma decisão crucial de publicidade que a empresa precisa tomar. 


Conforme explicado anteriormente, se o seu negócio for específico de um nicho e especializado no setor, você pode optar pela publicidade vertical. E se sua empresa oferece produtos com diversas aplicações e usos, você pode alcançar uma base de clientes mais ampla.

No entanto, você não precisa escolher apenas uma estratégia de publicidade. Se você tem conhecimento e experiência em um campo e pode beneficiar outros setores, pode usar a publicidade horizontal e vertical.

Por exemplo, se você é um escritor com experiência e conhecimento em ciências da computação, suas habilidades de escrita também podem ser usadas em outros setores. 

Rede de anúncios horizontal x vertical

Quando falamos de horizontal versus vertical, tem um significado ligeiramente diferente do que significa rede de anúncios horizontal e vertical.


Anúncios horizontais x verticais: conclusão

A publicidade horizontal e vertical está repleta de vantagens e usos. Uma estratégia de publicidade eficaz envolverá uma compreensão cuidadosa do objetivo, da base de clientes que deseja atingir e servir a mensagem da maneira certa, resultando em conversões.

Tanto a publicidade horizontal quanto a vertical podem ser usadas juntas e separadamente, dependendo dos requisitos do seu negócio.