Como usar o Google Search Console Insights para criar conteúdo relevante?

O Google segue firme na missão de ter conteúdo cada vez mais relevante nas suas plataformas – e no resultado das suas buscas.

O Search Console Insights é mais uma ferramenta, entre muitas lançadas pela empresa nos últimos anos, para que os publishers sigam produzindo material de qualidade e tenham uma boa noção do que atrai a audiência para seus sites ou portais.

As métricas do Search Console Insights

Além de métricas específicas sobre o desempenho do site nas buscas, o Insights conta com informações que podem ser bastante úteis na hora de pensar em novas pautas.

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Você pode, por exemplo, ver quais são as principais buscas que levaram visitantes até sua página.

Nesta seção, além dos termos mais buscados, você obtém informações como o número de cliques oriundos da pesquisa do Google e o posicionamento na busca por esse termo.

Aqueles que figuram entre os cinco primeiros são sinalizados com um troféu. Isso significa que você está obtendo um excelente resultado com o conteúdo!

Outra funcionalidade bastante útil e interessante oferecida pelo Search Console Insights é a avaliação de desempenho dos últimos conteúdos publicados.

A ferramenta informa o número de visualizações e o tempo médio de leitura de cada novo artigo em seu site.

Dessa maneira, fica mais fácil verificar se o conteúdo está sendo bem recebido pelos usuários, e também se está retendo os visitantes em sua página.

Um artigo com pouco tempo de visualização pode significar que os leitores estão saindo da página antes de concluir a leitura.

Você pode usar essas informações para identificar conteúdos que não estão entregando exatamente o que os usuários procuram – e melhorá-los, se necessário.

Mas o maior benefício para quem usa o Google Search Console Insights é, sem dúvida, as informações extremamente úteis para quem deseja criar conteúdo com relevância.

Veja 3 dicas para usar os Search Console Insights para criar novos conteúdos:

1) Defina novas palavras-chave para seus próximos conteúdos

A lista com os termos mais usados para levar a audiência até seu site ou portal é uma excelente fonte de inspiração para novos conteúdos.

Isso porque os termos das buscas podem não ser exatamente as palavras-chave que você determinou para cada artigo.

E essa é uma excelente oportunidade para criar novos conteúdos com essas palavras-chave e/ou suas variantes.

Afinal, se determinado tópico tem um bom desempenho nas buscas, faz todo sentido se aprofundar e trazer novos ângulos para o mesmo assunto – e, de quebra, atrair novos visitantes para seu site.

2) Entender os formatos que obtém melhor desempenho

Não são só as palavras-chave que determinam quais conteúdos que vão figurar no topo dos resultados da busca do Google.

O algoritmo do buscador leva outras coisas em consideração, como a qualidade das informações, a confiabilidade do artigo, o tamanho do texto, e os recursos audiovisuais (como fotos, vídeos, infográficos, etc), entre outras coisas.

Identificar quais conteúdos têm os melhores resultados também vai ajudá-lo a reconhecer quais são os formatos que levam aos melhores desempenhos.

Analise os artigos mais bem-sucedidos do site para observar quais são os formatos que têm melhor aceitação da audiência. E não deixe de replicá-los sempre que possível, claro.

3) Conhecer os conteúdos que capturam a atenção dos visitantes

Com a funcionalidade que indica o tempo de visualização dos conteúdos, você pode identificar facilmente quais são os artigos que foram lidos até o fim – e também aqueles que não estão entregando exatamente o que os usuários procuram.

Dessa maneira, fica fácil perceber os padrões nos conteúdos que capturam a atenção dos seus visitantes para replicá-los em novos artigos.