O que um profissional de ADOPS faz ?

Os indivíduos de uma equipe de operações de anúncios desfrutam de uma função dinâmica e variada, sem que haja dois dias iguais.

No entanto, existem algumas responsabilidades principais exclusivas no dia-a-dia de um profissional de AdOps.

Troubleshooting.

A solução de problemas de implementação de anúncios é uma das habilidades mais importantes de um profissional de AdOps. Dependendo do nível de especialização, do problema em questão e do conhecimento do domínio, haverá diferentes abordagens para solucionar um determinado problema; mas sempre envolvendo a verificação da integração on-page e a confirmação das descobertas por meio de relatórios.

PUBLICIDADE

Ad trafficker (acumulo de função, sim temos)

Isso requer uma função de especialista para supervisionar o monitoramento e a entrega de anúncios em várias exchanges ou servidores. As tarefas podem incluir o rastreamento de tags de anúncios de fornecedores terceirizados ou a implementação de campanhas publicitárias usando serviços dedicados, como o Google Ad Manager. Esse ponto não é necessariamente obrigação de um profissional de AdOps, mas é bom ter esse nível de conhecimento.

Otimização

Cada bloco de anúncio implementado no site do cliente pode ou deve ser otimizado de acordo com os objetivos e expectativas alinhadas com o cliente. A otimização pode ser alcançada por meio do posicionamento correto do bloco de anúncio, aplicação de regras de preço, melhora no carregamento dos blocos e da página onde estão implementados, testar novas demandas de anunciantes, testar novas tecnologias, enfim… esse ponto é importante pois resume pelo menos 50% do trabalho de um profissional de AdOps.

Gestão de rendimento

Cada tarefa executada por uma equipe de Ad Ops deve ter alguma relação com a geração de receita. Os gerentes de rendimento buscam oportunidades para aumentar a geração de receita por meio da publicidade. Isso pode envolver a reestruturação do conteúdo com base na análise do comportamento do usuário ou a realocação do preço do estoque para aumentar os lucros.

Algumas empresas exigem que esse profissional tenha conhecimento básico em programação, pois isso ajuda na resolução de problemas corriqueiros que os clientes donos de sites podem enfrentar.

É importante que você saiba que essa definição que acabou de ler é de um profissional de AdOps que trabalha em uma empresa de Ad Network ou Ad Tech, se analisarmos as atribuições desse mesmo profissional em uma empresa de outro segmento, por exemplo uma empresa que trabalhe apenas com os Anunciantes, você vera que existem outras atribuições.

Leia também, O que um profissional de Ad Optmization faz ? – Spoiler: é mais do mesmo, só muda o nome.