Google AdSense x AdX: qual você deve escolher

Antes de nos aprofundarmos nas diferenças entre o Google AdSense e o Google Ad Exchange (AdX), vamos falar sobre os princípios básicos dos produtos de monetização do Google para editores. Existem três produtos principais: AdSense (uma rede de anúncios), AdX (uma troca de anúncios) e Ad Manager (um servidor de anúncios). Para acessar o AdX, você deve se inscrever no Ad Manager e configurá-lo corretamente. Mas não se preocupe; nós o guiaremos e forneceremos recursos úteis.

Graças ao crescimento da indústria adtech, os editores têm agora acesso a uma vasta rede de compradores de mídia em todo o mundo e podem tirar partido da publicidade programática em grande escala.

Embora o Google AdSense seja uma ótima opção para os editores monetizarem seu inventário de anúncios, não é o único que existe. E como qualquer plataforma, tem seus prós e contras. O AdSense é confiável, mas tem limitações, como suporte a idiomas e fontes de demanda restritos, falta de transparência, taxas mais altas e formatos de anúncio limitados.

É aí que entra o AdX. O Ad Exchange do Google foi projetado para editores que desejam mais controle sobre seu inventário de anúncios e taxas mais altas. Pense nisso como a próxima etapa em sua jornada de monetização. Mas primeiro, vamos explorar as diferenças entre o AdSense e o AdX.

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O que é um Ad Exchange?

Resumindo, uma troca de anúncios é um mercado programático entre editores e anunciantes. Isso facilita a venda e compra de impressões de anúncios por meio de intermediários em tempo real, como plataformas do lado da oferta e da demanda. 

Então, o que é o Google Ad Exchange (AdX)?

Como outras trocas de anúncios, o Google AdX é um mercado que oferece aos compradores um conjunto de impressões de anúncios por meio de lances em tempo real. Mas, ao contrário do AdSense, é uma plataforma que não pode ser simplesmente integrada num website. 

Um editor deve ter a plataforma de servidor de anúncios do Google, ou seja, Google Ad Manager (Google DFP), e atender a outros critérios de elegibilidade para acessar o AdX. Agora, você deve estar se perguntando por que um editor se preocuparia com o servidor de anúncios do Google e como o Ad Exchange do Google está disponível para os editores por meio dele. Esclareceremos a resposta a essas perguntas no próximo parágrafo, mas primeiro vamos ver por que o AdX é melhor que o AdSense.

Por que o Google Ad Exchange é melhor que o AdSense?

Embora tanto o AdSense quanto o AdX façam o mesmo pelos editores, ou seja, ajudando-os a se conectar com milhões de anunciantes e a monetizar seu inventário de anúncios, o Ad Exchange do Google oferece benefícios adicionais. Veja como.

  • Com o Google AdSense, um editor só pode exibir anúncios da Rede de Display do Google (GDN) ou de redes de anúncios certificadas pelo Google (GCAN). Por outro lado, o Google Ad Exchange pode dar aos editores acesso a redes de anúncios não certificadas pelo Google (plataformas de demanda). Assim, mais demanda. 
  • O Google Ad Exchange oferece mais transparência para editores e anunciantes. Ele permite que os editores definam seu inventário como de marca, semimarca, anônimo ou uma combinação de dois. Um editor pode ocultar seus detalhes (URLs do site ou ID do editor) dos parceiros de demanda.
  • O Google AdX fez parceria com alguns dos principais fornecedores de tecnologia (ou seja, Integral Ad Science, ComScore, etc.), permitindo que os editores garantam a segurança da marca e uma melhor experiência do usuário. Além disso, com o servidor de anúncios do Google, um editor pode usar recursos avançados de filtragem e bloqueio integrados .  
  • Com o Google Ad Manager e o AdX, você pode expor o inventário de anúncios premium a vários anunciantes e monetizar com preços de anúncios mais altos (PMPs e transações programáticas garantidas). Enquanto o AdSense não permite que os editores definam taxas mínimas de CPM (preços mínimos), o Google AdX permite.
  • O Google AdX oferece um recurso avançado de relatórios que permite aos editores verificar o desempenho de trocas de anúncios ou de outros parceiros de demanda.

Um aspecto em que o AdSense se destaca é que há um período de processamento de pagamentos de 21 dias no AdSense. Mas, no caso do AdX, o editor é pago após o término do mês seguinte *. Por exemplo, se você ganhou $ 5.000 em agosto, receberá o pagamento em 30 de setembro.  

*Para ambos os casos – AdSense e Ad Exchange, o pagamento é iniciado pelo Google assim que os editores atingem o valor limite de pagamento.

Agora que você entendeu por que o AdSense não é suficiente para um editor com milhões de impressões, é hora de configurá-lo no seu site.

Conforme mencionado acima, nem todos os editores podem acessar a conta do Google AdX. Portanto, antes de começar a usar o Ad Exchange, você precisa saber se está qualificado.

Qual é a elegibilidade para obter uma conta do Ad Exchange do Google?

Para obter uma conta do Google Ad Exchange, o editor deve atender aos seguintes critérios de elegibilidade. 

Requisito de tráfego – Um editor deve ter dezenas de milhões de visualizações de páginas mensais no site. Não há um número específico aqui, mas ouvimos dizer que você precisa de mais de 10 milhões de visualizações de página para experimentar.

Tipo de conteúdo – O conteúdo do site não deve abordar tópicos delicados, como conteúdo adulto, jogos de azar, armas, etc., e promover atividades ilegais de qualquer forma.

Idiomas suportados – O Google não oferece suporte a todos os idiomas da parceria AdX.

E se você está desapontado porque seu site não atende aos requisitos mínimos de elegibilidade de tráfego e não se qualifica para uma conta do Google Ad Exchange, não fique porque há uma solução para tudo.

Posso acessar o Google Ad Exchange com menos de 5 milhões de visualizações de página?

Sim você pode. 

Você não precisa de cinco milhões de visualizações de páginas mensais em seu site para obter uma conta do Ad Exchange por meio de parceiros do Google MCM. Depois de ter acesso ao AdX, você poderá integrá-lo à sua conta do AdSense e adicioná-lo como conta principal no Google Ad Manager (DoubleClick for Publishers). 

Isso permite que você receba demandas de redes de anúncios e bolsas. Observe que você deve vincular o AdSense e o AdX à sua conta do Google Ad Manager para veicular anúncios no site.

Portanto, a próxima pergunta é: como vincular as duas contas ao Ad Manager. Como já falamos sobre como integrar o AdSense ao Google Ad Manager no artigo, tentaremos nos concentrar no Ad Exchange do Google nesta postagem.

Como vincular a conta do Ad Exchange do Google à conta do Ad Manager (DFP)?

Depois de se inscrever no Google Ad Manager e obter acesso ao AdX, você pode vincular ambos e veicular anúncios em seus inventários remanescentes por meio dele. Siga as etapas abaixo para vincular uma conta do Ad Exchange ao servidor de anúncios do Google.

  • Vá para o Google Ad Manager e faça login .
  • Em seguida, clique em Admin Contas vinculadas . Aqui, clique em Ad Exchange Novo link do Ad Exchange .
  • Insira o ID do editor associado à sua conta do Ad Exchange.
  • Em seguida, insira um Nome de exibição, que você usará para criar um item de linha do Ad Exchange. Além disso, adicione o endereço de e-mail usado para fazer login no Ad Exchange.
  • Agora, você precisa preencher alguns detalhes adicionais relacionados à verificação da conta, ou seja, o CEP ou os últimos cinco dígitos do seu número de telefone associado à sua conta do Ad Exchange.
  • Por fim, salve .

Agora que você tem uma conta do Ad Exchange adicionada ao Google Ad Manager com o AdSense, seu site está a apenas alguns passos de veicular anúncios de vários parceiros de demanda (bolsas, redes etc.). Você deve criar e definir o tipo de item de linha (Ad Exchange) no Google Ad Manager para começar a veicular anúncios. Se você não sabe como fazer isso, siga as etapas abaixo –

  • Faça login em sua conta do Google Ad Manager.
  • Acesse Entrega Pedidos Criar um novo pedido .
  • Em seguida, adicione um item de linha e selecione o tipo como Ad Exchange . Escolha aqui a conta do Ad Exchange vinculada à sua conta do Google Ad Manager. E você também pode selecionar a segmentação de inventário .
  • Clique em Salvar.

Qual é a diferença entre o Google AdSense e o Google AdSense? Troca de anúncios do Google?

Embora os anúncios do Ad Exchange e do AdSense possam competir com outros parceiros de demanda, eles não competem entre si. Em vez disso, o Google determina se deve usar o Google AdX ou o AdSense para entregar anúncios para os inventários remanescentes de um editor, selecionando o anúncio mais bem pago para maximizar a receita.

Portanto, a questão não é escolher o AdSense ou o AdX, mas sim se usar o AdSense ou o AdX. Supondo que você já tenha uma conta do Google AdSense, obter uma conta do Google Ad Manager e do AdX permite que você use ambos, eliminando a necessidade de escolher entre eles. Você pode até substituir a tag do Google AdSense em seu site pela GPT (uma tag do Google Ad Manager).

Esta é uma rápida visão geral das diferenças entre o AdSense e o Ad Exchange:

  Anúncios do GoogleGoogle AdX
1Gerenciador de anúncios do GoogleO GAM é desnecessário para acessar o AdSense.O GAM é necessário para acessar o AdX.
2RelatóriosO Google AdSense não fornece muitas informações sobre os anúncios exibidos em seu site.Os relatórios do AdX do GAM podem ser muito mais granulares do que os relatórios do AdSense.
3Licitação em tempo realGrande parte da demanda no AdSense vem de empresas que fazem compras em massa do inventário de forma contextual. As taxas podem ser mais baixas para essa segmentação.Muita demanda no AdX vem por meio de um processo de licitação em tempo real. O RTB pode render taxas mais altas.
4Redes de publicidade certificadas pelo Google (GCAN)O Google AdSense só permite demanda de redes de anúncios certificadas pelo Google.Você pode ter demanda adicional de parceiros de demanda não certificados.
5Ofertas PMPAs negociações PMP não são possíveis com o AdSense.Você pode ter acordos PMP com AdX.
6Preço mínimoO AdSense não permite que os editores definam preços mínimos.Você pode definir preços mínimos com AdX.
7Período de pagamento21 dias30 dias
8Requisitos de tráfegoO AdSense não tem requisitos mínimos de tráfego.Você precisa ter milhões de tráfego para se qualificar para o AdX.
9ConcorrênciaO AdSense não compete com a demanda do AdX.O AdX não compete com a demanda do AdSense.

Empacotando

Sendo uma plataforma global, o Google Ad Exchange pode gerar a melhor receita para seus estoques remanescentes.

Um editor pode aproveitar a solução AdX do Google para otimizar e monetizar cada impressão de anúncio, expondo os inventários de anúncios a vários anunciantes em tempo real. Portanto, se o seu site for grande o suficiente ou estiver crescendo constantemente, é hora de entrar em contato com um gerente de contas do Google ou um parceiro do Google MCM. Perdemos alguma coisa? Deixe-nos saber nos comentários.

Perguntas frequentes

Qual é a elegibilidade para obter uma conta do Ad Exchange do Google?

Para serem elegíveis para o Google Ad Exchange, os editores devem atender a determinados requisitos, incluindo ter um mínimo de 5 milhões de visualizações de página mensais, cumprir as políticas e diretrizes do Google e ter um website rico em conteúdo e fácil de usar. Os editores também devem ter uma boa reputação e ser capazes de fornecer um inventário de anúncios de alta qualidade.

Posso acessar o Google Ad Exchange com menos de 5 mm de visualizações de página?

Não, os editores devem ter pelo menos 5 milhões de visualizações de páginas mensais para serem qualificados para o Google Ad Exchange. No entanto, editores menores ainda podem acessá-lo com a ajuda de um parceiro do Google MCM.

Qual é a diferença entre o Google Adsense e o Google Adsense? Troca de anúncios do Google?

Google AdSense e Google Ad Exchange são plataformas de publicidade administradas pelo Google, mas têm públicos-alvo e recursos diferentes. O AdSense é voltado para editores menores e oferece uma interface mais simples, enquanto o Ad Exchange é projetado para editores maiores e oferece mais controle sobre inventário de anúncios e preços. O Ad Exchange atrai anunciantes maiores em busca de inventário de anúncios premium, enquanto o AdSense atrai anunciantes menores em busca de inventário de anúncios mais barato.

O AdX é melhor que o Adsense?

Depende das necessidades e objetivos do editor. O AdX oferece mais controle sobre o inventário de anúncios e normalmente paga taxas mais altas aos editores, mas também requer mais conhecimento técnico e um gerente de conta dedicado. O AdSense é mais fácil de usar e mais adequado para editores menores, mas paga CPMs mais baixos e tem menos controle sobre o inventário de anúncios.