GAM Multiple Customer Management (MCM) – Tudo o que você precisa saber

Desde o ano passado, o Google está lançando a versão beta do Gerenciamento de vários clientes (MCM) para editores e parceiros de canal selecionados com contas do Ad Manager 360 . A ideia é substituir o Scaled Partner Management (SPM) pelo MCM e, recentemente, a empresa oficializou com um anúncio — o MCM deve substituir o SPM em julho de 2021. 

Portanto, o programa SPM não estará mais ativo e os editores que usaram um parceiro SPM para acessar a demanda do Ad Exchange terão que fazer a transição para um parceiro MCM. Agora que estamos a apenas dois meses dessa transição, é crucial que você entenda o que é o Gerenciamento de vários clientes no google ad manager e como você pode migrar do SPM para evitar qualquer queda na receita de anúncios.

Visão geral do Scaled Partner Management (SPM) do Google

O programa SPM permitiu que editores de pequeno e médio porte acessassem o Ad Exchange do Google por meio de editores maiores e parceiros de canal. Nesse programa, um editor filho (que precisa de acesso ao AdX) pode usar a conta de um editor maior do Ad Exchange (também conhecido como editor pai ou parceiro SPM) para acessar o Google AdX e expor seus inventários de anúncios a um grande grupo de anunciantes. 

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Além da demanda do AdX, um parceiro do Google AdX também pode ajudar em serviços adicionais, como gerenciamento de rendimento , otimização de anúncios e muito mais. Simplificando, com o Scaled Partnerships, os inventários de anúncios em seu site podem ser totalmente operados pelo parceiro SPM. 

Por que o Google está substituindo o SPM pelo MCM?

Com as parcerias Scaled, havia pouca clareza sobre o nível de autorização da parceria selecionada. Portanto, para criar um ambiente mais eficaz e transparente para ambas as partes (editor filho e editor pai), o Google o substituirá pelo gerenciamento de vários clientes (MCM).

O que é o Scaled Partner Management (MCM)?

Semelhante ao Scaled Partner Management, o MCM permite que editores de pequeno e médio porte tenham acesso à demanda do Google Ad Exchange. Nesta parceria, um parceiro MCM pode representar e gerenciar seus inventários de anúncios em seu nome. Então o que vai mudar?

Como mencionamos anteriormente, o MCM define claramente o nível de autorização do editor pai (digamos, Automatad) e do editor filho (ou seja, você). Ele introduziu dois tipos de níveis de acesso (também conhecidos como tipos de delegação): Gerenciar Inventário e Gerenciar Conta . Vamos dividir os tipos para entender melhor.

Tipos de Delegação no MCM:

Sobre Gerenciar delegação de contas

Como editor filho, quando você permite que o parceiro do MCM no nível “Gerenciar conta”, está dando a ele acesso direto para gerar receita e gerenciar todos os inventários de anúncios da conta dele. Além do mais:

  • Você pode concordar com o modelo de compartilhamento de receita que varia de 0% a 100%. Observe que, se você concordar com isso, ele se aplicará a todos os sites da conta.
  • Você terá um parceiro MCM para uma conta.
  • Você terá que usar suas próprias tags do Google Ad Manager.
  • Você receberá o pagamento com base no contrato de compartilhamento de receita por meio de métodos de pagamento automático. Seu parceiro MCM receberá o pagamento separadamente.

Sobre Gerenciar delegação de inventário

Com este tipo de acesso de delegação, você:

  • Permitirá que o parceiro MCM monetize uma parte de seus inventários de anúncios em seu nome na conta dele. O tráfego de anúncios será feito pelo parceiro, mas você não poderá visualizar as configurações.
  • Pode ter até 15 parceiros MCM. No entanto, um parceiro MCM não terá acesso à sua conta.
  • Terá que usar as tags do Ad Manager da conta do parceiro MCM.
  • Seu pagamento será feito pelo parceiro MCM.

Manage Inventory ou Manage Account?

Agora, a pergunta natural seria: qual é o tipo de delegação que você deve escolher? Bem, depende da editora. Como você pode ver, com base no tipo, a maneira como o parceiro de MCM trabalha com você mudará.

Além disso, ter o parceiro certo, não apenas o tipo de delegação, faz a diferença na sua receita. Especialmente se você optar por “Gerenciar conta”, estará apostando em um único parceiro para entregar os resultados.

Benefícios do Programa Google MCM:

Além do benefício principal de ter acesso ao Google Ad Exchange e maximizar as oportunidades de receita disponíveis, o programa MCM oferece outras vantagens, como:

  • Acesso a demanda adicional de outras trocas de anúncios por meio do Open Bidding.
  • Suporte para transações programáticas diretas, transações preferenciais e transações programáticas garantidas.

Como você pode começar com o Multiple Customer Management (MCM)?

Existem apenas dois casos:

  • Você é um editor e deseja obter a demanda do Google Ad Exchange. Você não trabalha com nenhum parceiro SPM atualmente. 
  • Você tem um parceiro SPM e quer saber os próximos passos. 

Observação: não importa o caso em que você se enquadra, você precisa ter seu Google Ad Manager. Se você não tiver um, você precisa se inscrever no GAM e criar uma conta primeiro. É gratuito e bastante simples. Precisa de alguma ajuda? Aqui está um guia para iniciantes sobre como configurar o Google Ad Manager.  

Caso I: 

Se você for um editor tentando acessar o Google Ad Exchange por meio de um parceiro de canal, verifique se está procurando um parceiro com uma conta aprovada pelo MCM . 

Observe que nem todos os parceiros SPM serão automaticamente transferidos para o programa MCM. O Google tem um processo de avaliação separado para avaliar o desempenho do parceiro (especificamente, a pontuação de integridade do Google Ad Exchange). Somente os parceiros de canal selecionados se tornarão parceiros do MCM. 

Assim, um parceiro pode fazer parte do programa SPM, mas não do programa MCM. Depois de encontrar o parceiro certo, você pode seguir as etapas com base no seu tipo de delegação (discutiremos abaixo). 

Caso II:

Como você já está trabalhando com um parceiro SPM, você pode verificar se seu parceiro atual é aprovado pelo MCM ou não.  

Nesse caso, você receberá um convite do seu editor pai (ou seja, parceiro do MCM). Para aceitar o convite, você deve ter a seguinte permissão em “Manage People” em Role Permissions.

Uma vez aceito, seu parceiro MCM poderá gerar receita e gerenciar os inventários de anúncios. Mas, como mencionamos antes, você precisa decidir o tipo de delegação e agir de acordo. 

Manage Account:

– Você terá que concordar com uma divisão da receita (o Google fará o pagamento a você com base no contrato).

– O parceiro gerencia todo o inventário em sua conta GAM e você também poderá manter uma guia sobre ele. Principalmente, seu parceiro poderá cuidar do trabalho de configuração e otimização, mas isso depende da sua negociação. 

– Você colará a tag GPT gerada de sua conta GAM.  

Manage Inventory:

– Após o processo de aprovação do convite, você dará acesso a um inventário especificamente delegado ao parceiro. Seu parceiro não tem acesso à sua conta ou a qualquer outro inventário. O Parceiro MCM configurará e gerenciará as solicitações de anúncios delegadas de sua conta do GAM 360. 

– Tudo o que você precisa fazer é adicionar a tag de anúncio GPT em seu site, que será fornecida pelo parceiro MCM (editor pai). Uma tag GPT tem a seguinte aparência:

< head > 
< script async src = "https://securepubads.g.doubleclick.net/tag/js/gpt.js" ></ script >
< script >
window . googletag = janela . googletag || {cmd: []};
googletag . cmd . push(function() {
googletag . defineSlot( '/1234567,1234/Travel' , [ 300 , 250 ], 'div-gpt-ad-1568729559138-0' );
[ ... ]
}

</ script >
</ head >


Enquanto ‘1234567’ é o código de rede do editor pai (parceiro MCM), ‘1234’ representa o código de rede do editor filho. Ao adicionar a tag GPT, certifique-se de que o código GPT esteja correto e os códigos de rede sejam colocados na função .defineSlot().