Como a sazonalidade do tráfego influencia seu CPM?

O que é sazonalidade?

No setor de publicação digital, a sazonalidade da receita de anúncios refere-se à correlação entre o volume de tráfego e os gastos com publicidade gerados pelos anunciantes.

Enquanto as casas de mídia e as marcas planejam suas despesas de uma forma que costuma ser fácil de prever (os orçamentos anuais são divididos em períodos mais curtos – metas trimestrais e mensais, de modo que o início de cada um desses períodos costuma ser “pior” para os Publishers – porque não todos os orçamentos ainda estão ativos), o tráfego (a presença de usuários no site e as sessões geradas por eles) está associado tanto a um calendário fixo de eventos anuais quanto a situações aleatórias inesperadas e eventos súbitos que afetam o comportamento das pessoas que usam o Internet.

Quaisquer que sejam os motivos e não importa o setor, o impacto da sazonalidade na receita de anúncios é indiscutível e todo editor digital deve estar ciente de quais eventos e como afetam seu inventário.

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Tipos de sazonalidade

Distribuição de tráfego anual

Para apresentar um gráfico que é considerado a distribuição anual mais padrão do tráfego de sites, analisamos uma das poucas indústrias que ficaram um pouco imunes às mudanças e quedas decorrentes da pandemia – Hobbies, Games e Lazer. Coletivamente, esses são exemplos muito bons de como o tráfego pode flutuar normalmente durante o ano.

No calendário de Publicidade Digital, o 1º trimestre costuma ser plano e as despesas dos Anunciantes começam a crescer de forma constante apenas a partir de Março. Há pequenos ups durante a Páscoa e o Dia das Crianças.

Distribuição de tráfego mensal

Por que a receita de anúncios é baixa no início do mês?

Bem, é uma questão de formalidades – Os anunciantes que dividem seus orçamentos anuais em “pedaços” menores (metas trimestrais e mensais) precisam desses 2-3 dias (e às vezes mais) para confirmar e lançar novas campanhas. Esse também é o motivo do crescimento do lucro no final do mês – vale a pena usar o orçamento projetado conforme planejado.


Distribuição de tráfego durante a semana

Os usuários da Internet têm hábitos diferentes durante os diferentes dias da semana, e isso fica particularmente evidente durante o início do fim de semana – e obviamente varia dependendo do nicho.

O que pode causar alterações no tráfego em um dia específico?

Segunda-feira – Terça-feira: o início da semana pode significar um ligeiro declínio no tráfego para os locais de estilo de vida, culinária, lazer. Por outro lado, para sites relacionados a negócios e notícias, pode-se esperar um maior interesse dos usuários.

Quarta-feira – Quinta-feira: estamos no meio da semana e os usuários, que já conseguiram cumprir as responsabilidades no trabalho, ainda têm muito tempo para terminá-las até o final da semana de trabalho. Normalmente, todas as categorias podem esperar um ligeiro aumento no tráfego.

Sexta-feira: o fim da semana de trabalho nos atende com uma queda no tráfego, pois a maioria dos usuários prefere passar a tarde em atividades envolvendo outras pessoas.

Sábado – Domingo: as atividades fora de casa reduzem a escala do tráfego para quase todas as categorias de sites, especialmente do desktop. Quanto mais próximo do final do fim de semana, mais o tráfego começa a ganhar escala.

Existe um padrão comprovado para flutuações de tráfego?

Absolutamente não. A categoria do site e o assunto de seu conteúdo estão indiscutivelmente relacionados à forma como seus usuários se comportarão. 

Flutuações de tráfego: espere o inesperado

Os padrões são ótimos, mas no mundo real temos muitos eventos súbitos que são imprevisíveis e podem causar mudanças de curto ou longo prazo no mercado de publicidade online.