O Google Search Console, anteriormente chamado de Webmaster Tools, já é um velho conhecido dos criadores de conteúdo.
Os Insights são uma atualização da ferramenta, e é importante conhecê-los para entender como o seu conteúdo está sendo consumido pela audiência.
Segundo o Google, o Search Console Insights é “uma maneira mais fácil de entender como seu conteúdo chama a atenção dos leitores”. A intenção da empresa é fornecer dados aos publishers para que eles tomem decisões mais fundamentadas para aprimorar o conteúdo.
A ferramenta alia os dados do Search Console com as informações do Google Analytics para fornecer respostas a perguntas como:
PUBLICIDADE
– Quais são os conteúdos específicos com melhor desempenho?
– Qual é o desempenho dos conteúdos novos?
– Como as pessoas encontram seu conteúdo na Web?
– O que as pessoas pesquisam no Google antes de acessar seu site?
– Que artigos encaminham os usuários ao seu site e conteúdo?
O Google Search Console Insights pode ser usado por qualquer publisher que tem uma propriedade verificada no Search Console. Mas o ideal é vincular também a conta do Google Analytics para ter uma análise mais completa.
Para acessar o Google Search Console Insights, é só selecionar a opção Insights na parte superior da página de visão geral do Search Console.