Fundado em 1996 e sediado na cidade de Nova York, o IAB (Interactive Advertising Bureau, ou Escritório de Publicidade Interativa traduzido para o português) é a entidade que desenvolve os padrões da indústria, além de conduzir pesquisas e fornecer suporte para as empresas de publicidade online.
Composto por mais de 650 marcas e empresas de tecnologia responsáveis pela venda, entrega e otimização de campanhas, o IAB realiza pesquisas sobre publicidade interativa, ao mesmo tempo em que educa marcas, agências e a comunidade empresarial em geral sobre a importância do marketing digital.
A Rede Global IAB conta com 45 IABs nacionais, inclusive a IAB Brasil, e três IABs regionais para desenvolver soluções e fazer avançar a indústria de publicidade digital em todo o mundo.
Os IABs estão localizados na América do Norte, América do Sul, África, Ásia, Pacífico Asiático e Europa. Cada associação é controlada e operada de forma independente, e funciona de acordo com as legislações e necessidades de cada mercado.
O IAB no Brasil
O IAB Brasil, por sua vez, foi criada em 1998 e se chamava Associação de Mídia Interativa (AMI) até 2006, quando passou a integrar a rede global e mudou sua denominação para IAB Brasil.
Sem fins lucrativos, o IAB Brasil conta atualmente com 250 filiados, entre sites, portais, empresas de tecnologia, agências, desenvolvedores web e anunciantes, etc. A associação também possui, segundo seu site, as seguintes missões:
- Orientar o mercado sobre planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens comerciais;
- Desenvolver o intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos de seus associados;
- Divulgação de pesquisas e estudos que comprovem a eficiência da mídia interativa;
- Promover a identificação de oportunidades de posicionamento da mídia interativa através de linguagem publicitária para atrair o interesse de anunciantes e profissionais da mídia tradicional.
A importância de acompanhar e usar os formatos padrão IAB na mídia programática
O IAB reúne os principais players da publicidade online mundial. Anunciantes, veículos e agências trabalham juntos para encontrar as melhores soluções para que o marketing digital atinja seus objetivos de maneira cada vez mais bem-sucedida.
Para você ter uma ideia, o conselho administrativo do IAB global conta com representantes de marcas como NFL, Reuters, Google, Samsung, Viacom, IBM, Warner, Condé Nast, Amazon, Unilever, Roku, GM, Disney e Facebook, entre outras.
Em tempos de leis de proteção de dados sendo aprovadas no mundo todo, como a LGPD aqui no Brasil, é fundamental estar atento aos movimentos do mercado global para encontrar novos meios e formatos de publicidade online que sejam eficazes, mas que também estejam em consonância com as legislações vigentes.
Por isso, o IAB investe bastante em pesquisa e também na educação do mercado. A organização promove diversos cursos (inclusive no Brasil) e seus padrões são reconhecidos em todo o mundo.
É importante ressaltar que os formatos padrão IAB na mídia programática, assim como em outros meios, não são obrigatórios – nem mesmo para as empresas que fazem parte da organização.
Mas lembre-se que estamos falando de empresas líderes do mercado, que investem milhões em publicidade e pesquisa, e que estão chancelando esses formatos.
Portanto, se você deseja alcançar os melhores resultados com a publicidade exibida através da mídia programática em seu site ou portal, os formatos padrão IAB são o melhor caminho para isso.
Os formatos padrão IAB
Como mencionamos, o IAB usa o seu braço de pesquisa, o IAB Tech Lab, para desenvolver e estudar os melhores formatos de publicidade digital.
Os formatos padrão IAB são amplamente conhecidos e utilizados pelas maiores agências e anunciantes. Também são um guia para oferecer a melhor experiência na publicidade em diversos ambientes digitais.
Para os publishers, é essencial conhecer os formatos padrão IAB de mídia programática e entender quais são os tipos de publicidade que proporcionam uma melhor experiência para os usuários, ao mesmo tempo em que garantem mais ganhos.
O IAB divulga periodicamente um portfólio atualizado com os seus formatos padrão. A última versão foi lançada em novembro de 2019.
Os princípios LEAN
A última edição do portfólio de formatos padrão IAB focou principalmente na experiência do usuário e na flexibilidade dos anúncios, já que os dispositivos móveis são cada vez mais comuns e a navegação multitelas é uma realidade.
Por isso, todo o estudo por trás dos padrões IAB atualizados levou em consideração os princípios LEAN (sigla para Light, Encrypted, AdChoices supported, and Non-invasive – ou leve, criptografada, com opção AdChoices e não invasiva).
Segundo o IAB, a experiência LEAN se baseia nos seguintes princípios:
- 1) Respeito: o objetivo básico do usuário é consumir o conteúdo do publisher;
- 2) Controle: o consumidor tem controle sobre sua experiência com propaganda;
- 3) Escolha: o consumidor escolhe o conteúdo que deseja experimentar e por quanto tempo desejar.
Ou seja, os publishers devem priorizar a experiência do usuário, utilizando anúncios em formatos leves e não-intrusivos, que não comprometam o tempo de carregamento da página.