Muitos proprietários de sites viram sua taxa de preenchimento no Google Ad Manager diminuir recentemente. Este guia examina como a decisão do Google de não veicular anúncios sem o consentimento do usuário para cookies afeta os editores e quais alternativas estão disponíveis.
A versão curta: o Ad Manager do Google requer cookies para rastrear o desempenho dos anúncios. Outros servidores de anúncios podem veicular anúncios contextuais que não usam cookies. Como resultado, servidores de anúncios alternativos não precisam obter consentimento para cookies.
Por que o Google não está veiculando anúncios quando os usuários não autorizam os cookies?
Em 2020, o IAB lançou o TCF2.0, uma estrutura GDPR que forneceu ao setor de publicidade on-line as melhores práticas para obter o consentimento do usuário. O Google se inscreveu nessa iniciativa e forneceu integração TCF2.0 para o Ad Manager .
A interpretação do Google da lei GDPR e da estrutura TCF2.0 o levou a decidir que não exibirá nenhum anúncio se os usuários não derem consentimento para o Objetivo 1 (o direito de “Armazenar e/ou acessar informações em um dispositivo”).
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Isso significa que, se um usuário acessar seu site e não der consentimento, ele receberá apenas espaços em branco. Como resultado, muitos editores observaram um aumento acentuado no número de espaços em branco exibidos em seus sites.
Por que o Google precisa de consentimento para veicular anúncios?
De acordo com a política da Google na UE, todos os sites, aplicações ou outras propriedades que utilizem um produto Google têm de obter o consentimento dos utilizadores no Espaço Económico Europeu e no Reino Unido. De acordo com o GDPR, o Google exige esse consentimento para usar cookies para funções como monitoramento de desempenho de anúncios e limite de frequência. Aqui está uma citação do Google:
“De acordo com a nossa política existente de consentimento para usuários da UE, o consentimento para cookies ou identificadores móveis é necessário para anúncios personalizados e não personalizados. Para anúncios não personalizados, o consentimento para cookies ou identificadores de celular ainda é necessário porque os anúncios não personalizados ainda usam cookies ou identificadores de celular para combater fraudes e abusos, para limite de frequência e para relatórios agregados de anúncios.”
Por que o Google não está preenchendo campanhas diretas?
O Google exige cookies para monitorar a entrega de campanhas diretas. É importante observar que se os editores usarem o GAM como servidor de anúncios, as campanhas diretas não serão entregues se não houver consentimento disponível.
Rastreio contextual para impressões sem consentimento
A segmentação contextual analisa o texto e os recursos de uma página da web para determinar que tipo de anúncio veicular. Por exemplo, se um usuário navegar para uma página da Web sobre hardware de computador, a segmentação contextual exibirá anúncios de TI relacionados. Este processo não requer consentimento do Objetivo 1, pois nenhum dado do usuário é necessário para a segmentação. Isto permite-nos recuperar receitas que de outra forma seriam perdidas.
Por que os editores deveriam evitar usar opções de SSP para preencher anúncios sem o consentimento do usuário?
Alguns SSPs começaram a oferecer opções para editores que direcionam qualquer solicitação de anúncio sem uma string de consentimento diretamente para o SSP. No entanto, tal como acontece com o header bidding, se o SSP não tiver de competir com outras fontes de procura de publicidade, pagará um preço muito mais baixo para satisfazer o pedido. Portanto, se os editores desejam maximizar sua receita publicitária, eles devem usar uma solução de header bidding, que pode enviar solicitações de anúncios sem uma sequência de consentimento para todos os principais SSPs simultaneamente. Os SSPs serão forçados a fazer lances uns contra os outros para ganhar a impressão que aumenta a receita do editor.