O que é Open Auction (Leilão Aberto)?

O Open Auction ou Leilão Aberto em português é comumente conhecido como RTB e/ou open marketplace, open exchange. Atualmente, essa é a maneira mais popular de negociar seu inventário programaticamente e tem seus prós e contras, que veremos em breve. Em um leilão aberto, todas as fontes de demanda na plataforma selecionada podem fazer lances para as unidades especificadas, enquanto os editores podem definir preços mínimos e bloquear determinados anunciantes e/ou tipos de anúncio. 

O RTB tem a prioridade mais baixa no servidor de anúncios, perdendo apenas para os anúncios internos, e é mais adequado para monetizar seu inventário remanescente. Atualmente, a maioria dos mercados abertos é executada no primeiro preço, o que significa que o lance mais alto vence e o editor recebe uma parte desse preço, dependendo dos termos da plataforma. 

Vantagens

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  • Acessibilidade: configuração fácil e rápida que pode ser utilizada por editores de todos os tamanhos;
  • Amplo conjunto de demanda: ideal para monetizar quaisquer impressões não vendidas e maximizar sua receita;
  • Configuração e otimizações sem complicações: ótimo para novos editores com menos experiência e ainda sem conexões com anunciantes. Apenas alguns passos simples para começar. Faça alterações na configuração a qualquer momento;
  • Controle de inventário: os editores decidem os preços mínimos, a segmentação por público, os blocos de anúncios a serem incluídos no leilão, o tipo de anúncio que pode ser exibido em seu site. Eles também podem excluir compradores específicos, se desejarem; 
  • Aumente o valor da impressão para um público não segmentado: se o público e/ou conteúdo do seu site não possuir características únicas para apresentar aos anunciantes, talvez seja melhor aproveitar as estratégias de segmentação da DSP por meio do mercado aberto.

Desvantagens

  • eCPMs baixos: os altos volumes de impressões disponíveis por meio do leilão aberto, juntamente com os problemas de que a negociação com os anunciantes não é possível e muitas vezes eles não sabem exatamente de qual editor compram, diminui os CPMs e diminui a receita para os proprietários de sites.
  • Sem garantia de transação: os editores podem definir um preço mínimo ao seu gosto, mas não há garantia de que haverá compradores dispostos a fazer lances por ele. Os preços mínimos altos influenciam diretamente as taxas de preenchimento e os editores precisam fazer análises cuidadosas dos dados históricos para determinar o valor real do inventário.
  • Anúncios ruins: a publicidade maliciosa é um grande problema no mercado aberto, onde seu inventário é exposto a invasores em busca de vulnerabilidades. A questão é agravada pela falta de transparência e muitos intermediários no processo de compra, o que torna muito difícil identificar a origem dos anúncios ruins.

Open Auction vs Programmatic Direct deals

O que é Open Auction (Leilão Aberto)?
Fonte: Google


Resumindo

O leilão aberto é onde você obtém a demanda mais diversificada e pode tentar vender quaisquer impressões não vendidas por outros meios. Requer um baixo nível de envolvimento em termos de configuração e otimizações e é ótimo para editores que estão começando. 

Depois de pegar o jeito e entender melhor o valor do seu inventário, experimente os leilões privados em que convida anunciantes específicos, define um preço mínimo e, a partir de então, é semelhante ao leilão aberto. 

Você obtém a vantagem de maior transparência de negócios, segurança e taxas mais altas. Com mais conhecimento de seu público-alvo e construindo relacionamentos com anunciantes, você pode experimentar ofertas preferenciais individuais ou até mesmo ofertas programáticas garantidas, nas quais você garante não apenas o preço de seu inventário, mas também os volumes que venderia.