Verificação do Google para anúncios de produtos e soluções financeiras

Se você faz arbitragem de conteúdo, seu nicho de atuação é o mercado financeiro e você faz campanhas no Google Ads, você precisa se adequar para não ter suas campanhas de aquisição de tráfego suspensas. O Google está expandindo seu programa de verificação para anúncios financeiros, o que exigirá que anunciantes em mais países comprovem que estão autorizados a promover serviços financeiros.

A verificação adiciona uma camada extra de proteção contra fraudes financeiras, ajudando a garantir que as pessoas não sejam enganadas quando clicam em anúncios da Rede de Pesquisa.

O Google lançou este programa pela primeira vez no Reino Unido em setembro de 2021, o que supostamente levou a um declínio perceptível nos anúncios que promovem serviços fraudulentos.

O que isso significa para os anunciantes?

Os anunciantes terão que passar por duas etapas extras antes de veicular anúncios que promovam serviços financeiros.

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Eles terão que:

  • Demonstrar que estão autorizados pelo respectivo regulador de serviços financeiros
  • Concluir o programa de verificação de anunciantes do Google

Esta política entrou em vigor em 30 de agosto de 2022 e os anunciantes começaram a solicitar a verificação no final de junho do mesmo ano.

São dois meses inteiros para ser verificado e evitar interrupções nas campanhas publicitárias.

Parece muito tempo, mas a verificação do anunciante não é um processo rápido. É melhor começar mais cedo do que tarde.

Sendo verificado pelo Google

O programa de verificação de anunciantes do Google consiste em vários requisitos, cada um com seu próprio conjunto de etapas a serem concluídos.

Os anunciantes são obrigados a:

  • Responder a uma série de perguntas sobre seus negócios
  • Verificar sua identidade
  • Verificar detalhes sobre suas operações comerciais

Os anunciantes que não concluírem o novo processo de verificação não poderão promover serviços financeiros usando o Google Ads.

Verificação de serviços financeiros do Brasil

A partir das datas informadas aqui, os anunciantes vão precisar ser verificados pelo Google para veicular publicidade de serviços financeiros no Brasil, inclusive para usuários brasileiros em busca desses serviços. Como parte do processo, os anunciantes precisam comprovar que têm uma licença do órgão regulador pertinente do Brasil ou que estão isentos dessas exigências. Confira a lista completa de órgãos reguladores de serviços financeiros do Brasil neste link. O requisito de verificação de serviços financeiros inclui categorias desse tipo de serviço com ou sem regulamentação dos órgãos reguladores.

Para conseguir a verificação, a maioria dos anunciantes vai precisar primeiro da verificação de terceiros, que é oferecida pela fornecedora do Google, a G2. Para receber a verificação da G2, os anunciantes precisam comprovar que têm autorização direta do órgão regulador de serviços financeiros do Brasil ou que estão isentos dessa exigência. Depois da aprovação, a G2 fornece aos anunciantes um código exclusivo de verificação de terceiros, que eles precisam para conseguir a verificação de serviços financeiros do Google.

A verificação da G2 também é obrigatória para anunciantes que, embora não prestem serviços financeiros, têm um motivo convincente para segmentar usuários que buscam serviços desse tipo, como mecanismos de pesquisa e plataformas de e-commerce. Também precisam da verificação aqueles anunciantes de serviços financeiros que têm isenção ou não necessitam de uma licença do órgão regulador de serviços financeiros pertinente.

Etapas dos requisitos de verificação

Autorização de serviços financeiros do Brasil

  • Etapa 1: comece a verificação de terceiros da G2 usando este formulário. As informações comerciais enviadas durante a verificação precisam ser idênticas aos dados disponíveis nos registros ou documentos de serviços financeiros pertinentes do Brasil. Após concluir a etapa 1, você vai receber um código exclusivo. Informe esse código ao Google (etapa 3).
  • Etapa 2: depois de fazer a verificação de terceiros da G2, você vai receber um e-mail de atualização de status com o programa de verificação do anunciante do Google. Siga as instruções contidas na mensagem. Observação: os anunciantes só precisam concluir o programa de verificação do anunciante do Google uma vez.
  • Etapa 3: use este formulário para informar ao Google o código exclusivo que você recebeu da G2.

Um certificado será implementado na sua conta do Google Ads se você concluir o processo de verificação. Confira seu e-mail para saber o status do pedido. Anunciantes que seguirem as etapas e receberem a verificação poderão veicular publicidade de serviços financeiros no Brasil e outros anúncios a usuários brasileiros em busca desses serviços.

Requisitos de verificação para anunciantes de serviços financeiros isentos

Se você tem isenção ou não precisa de uma licença dos órgãos reguladores de serviços financeiros pertinentes, use este formulário para iniciar a verificação de terceiros da G2. Se a G2 considerar que você tem essa isenção, você vai receber um código exclusivo. Informe esse código ao Google usando este formulário.

O Google vai analisar sua solicitação e pode exigir que você faça a verificação do anunciante caso ainda não tenha concluído esse programa. Esse processo foi atualizado em março de 2022. Você vai receber um e-mail e uma notificação na conta com instruções para realizar o processo obrigatório de verificação.Depois de concluir a verificação, você vai receber uma confirmação e um aviso por e-mail do Google. Vamos dar um certificado à sua conta do Google Ads, que permite a veiculação de anúncios a usuários brasileiros em busca de serviços financeiros.

Fonte: https://support.google.com/adspolicy/answer/12372252https://www.g2llc.com/financial-services-pt-br/