Tudo sobre o Ad Refresh

Se você está explorando maneiras de aumentar o rendimento de seus anúncios, provavelmente já se deparou com o Ad Refresh como uma ferramenta que pode ajudá-lo a obter receita incremental dos mesmos usuários que visitam seu site. Mas o que exatamente é a Ad Refresh e ela é adequada para o seu site ? 

Tudo sobre o Ad Refresh


O que é Ad Refresh?

PUBLICIDADE

Ad Refresh permite que os editores carreguem novos anúncios em uma única sessão de usuário sem recarregar a página inteira. A atualização é ativada em um gatilho específico (como hora, evento ou ação do usuário) e praticamente aumenta as impressões de anúncios que os editores podem monetizar.

Tipos de Ad Refresh

Dependendo do gatilho que ativará a atualização, diferenciamos entre os seguintes tipos:

Ad Refresh com base no tempo

Como o nome sugere, o Ad Refresh baseada em tempo significa simplesmente que um novo anúncio será carregado após um intervalo de tempo predeterminado, como 30, 60 ou 90 segundos. O gatilho geralmente será ativado independentemente de o usuário estar navegando na página ou não, o que significa que ele pode ter outra guia aberta e não estar olhando para a página. Isso afeta diretamente a visibilidade do anúncio de maneira negativa e, respectivamente, resulta em taxas mais baixas para anúncios, pois os anunciantes não estão dispostos a investir em veiculações que não estão sendo vistas. 

Ad Refresh baseada em evento

Uma Ad Refresh é considerada baseada em evento quando um acionador é um evento iniciado pelo editor. Mais comumente, isso seria recarregar a página para exibir novos conteúdos, como placares de jogos, estatísticas esportivas, etc. 

Ad Refresh baseada em ação

Esse tipo de Ad Refresh é acionado quando o usuário conclui determinadas ações. Por exemplo, clicar em um elemento da página, chegar ao final de um artigo ou rolar a página. Ter as ações do usuário como um gatilho garante que o visitante do site esteja realmente na página e as pontuações de visibilidade sejam mais altas do que as da atualização baseada em tempo e evento. No entanto, o anúncio ainda pode estar fora da tela e, portanto, não visível para alguns dos casos, insira a atualização inteligente. 

Ad Refresh inteligente

A Ad Refresh inteligente, ou atualização na visualização, usa uma combinação de acionadores para determinar se o anúncio a ser recarregado está realmente visível. No PubGalaxy temos nossa própria ferramenta para isso, o Smart React . Ele trabalha com demanda de alta qualidade e detecta o engajamento do usuário para atualizar apenas os anúncios considerados visíveis, de acordo com a definição do IAB . Isso garante que qualquer impressão extra valha o carregamento adicional do navegador e gere um crescimento estável da receita.

Práticas recomendadas de Ad Refresh

Conheça as políticas do seu provedor

… e cumpri-las. Diferentes provedores têm políticas diferentes em relação à Ad Refresh. Certifique-se de estar familiarizado com as políticas dos parceiros de demanda que você está usando para atualizar os blocos de anúncios e declarar o inventário de acordo.

O AdSense, por exemplo, não permite o Ad Refresh. Outras redes têm requisitos mínimos de intervalo de tempo. A maioria exige que você especifique claramente o inventário que está atualizando. Familiarize-se com as políticas de seus parceiros e siga-as para evitar possíveis proibições de rede.

Medir o que importa

A coleta de dados sobre as métricas relevantes no momento relevante o ajudará a definir sua linha de base e determinar como você está se saindo quando começar. Meça e monitore CPMs, RPM de página, receita por sessão, engajamento, taxas de preenchimento e visibilidade antes e depois da implementação da atualização do anúncio. Outra informação importante que você precisa entender é quais parceiros de demanda estão fazendo lances para sua segunda e terceira impressões. Seu desempenho pode variar muito entre a primeira e a segunda impressão e, portanto, você precisa medir e otimizar sua configuração de acordo.  

Teste, teste, teste

Como em qualquer coisa em tecnologia de anúncios, o teste A/B é crucial para determinar o que funciona para o seu site quando se trata de Ad Refresh. Você pode testar vários acionadores, intervalos de tempo, configurações de parceiros de demanda, bem como segmentos de estoque e diferentes posicionamentos de anúncios que estão sendo atualizados. É importante monitorar o efeito em sua receita geral se você obtiver mais impressões, mas seus CPMs estiverem diminuindo, então você precisa determinar se isso se deve a uma implementação inadequada ou se a atualização do anúncio simplesmente não é a melhor escolha para seu website. 

Implicações da implementação da Ad Refresh

Embora atualizar os anúncios em seu site possa parecer uma maneira simples de aumentar sua receita, as coisas são um pouco mais complicadas. A implementação do Ad Refresh afeta o desempenho do seu site de várias maneiras.

Em primeiro lugar, para atualizar um anúncio, a página precisa enviar uma nova solicitação HTTP ao servidor de anúncios, o que se traduz em maior uso de largura de banda e experiência do usuário um tanto inferior, cuja extensão depende da geolocalização do usuário. No entanto, isso não deve ser confundido com os tempos iniciais de carregamento da página, que não são afetados pela atualização do anúncio de forma alguma. 

Outra implicação da implementação do Ad Refresh é como ela afeta seus CPMs. Como os anunciantes preferem que seu público passe mais tempo olhando seus anúncios, eles provavelmente valorizam mais o inventário que não é atualizado. Isso reduz os CPMs ao longo do tempo, mesmo que sua receita geral esteja crescendo. Portanto, é importante selecionar os posicionamentos corretos para esta prática e fazer o teste A/B de várias configurações. Em geral, se seu público tiver um tempo médio alto no site e tempo de sessão, uma implementação adequada de Ad Refresh só aumentará seu rendimento total.

Ad Refresh é adequado para o seu site?

Se a atualização do anúncio é adequada ou não para o seu site, depende de vários fatores, como as especificidades do seu público e sua estratégia de monetização.

Já mencionamos que o tempo de sessão mais longo do usuário e o tempo médio no site são bons indicadores se a atualização do anúncio é uma boa ideia para o seu site. Outro ponto a considerar é a visibilidade do anúncio. Posicionamentos de anúncios com alta visibilidade, como banners fixos, são mais apropriados para Ad Refresh.

Não se esqueça de levar em consideração sua estratégia de monetização. Se você depende principalmente de vendas diretas, convém maximizar as pontuações de visibilidade de seus anúncios e aumentar o valor de seu estoque. Se você deseja maximizar suas receitas de anúncios programáticos, implementar a atualização de anúncios faz sentido e vale a pena testar nos posicionamentos de anúncios corretos.