Ad Ops refere-se a serviços de publicidade digital, que gerenciam as vendas de anúncios digitais na internet. Os anúncios digitais aparecem principalmente em sites como anúncios de banner, mas também podem aparecer em outros formatos, como anúncios em vídeo ou áudio em serviços de streaming.
O objetivo de todos os anunciantes digitais é colocar o anúncio certo na frente do usuário certo. Os anunciantes adorariam que todos no mundo vissem seus anúncios, mas com mais de um bilhão de sites, o custo é proibitivo demais. Em vez disso, os anunciantes podem trabalhar para direcionar seus anúncios aos usuários que mais se parecem com seus clientes atuais usando mercados de publicidade digital.
É aí que entram as operações de anúncios. Esses serviços ficam entre os usuários e os sites que estão navegando. Quando um usuário carrega uma nova página da web, o serviço de operações de anúncios lança um leilão digital para anunciantes. Os anunciantes fazem lances automáticos na oportunidade de exibir seu anúncio ao usuário, baseando o preço que estão dispostos a pagar nas características do usuário — o que é conhecido como compra programática. Isso acontece rapidamente, então, quando a página da web termina de carregar, o leilão termina e o anúncio vencedor é exibido na página.
Depois de ganhar um lance e exibir seu anúncio para um usuário, os anunciantes podem avaliar se seus gastos foram eficazes observando as taxas de cliques e a porcentagem de usuários que acabaram fazendo uma compra.
PUBLICIDADE
A publicidade digital nem sempre foi tão complicada
Quando os anúncios digitais apareceram pela primeira vez na internet, eles foram vendidos da mesma forma que os anúncios nos jornais. Assim como na mídia impressa, os anunciantes em potencial trabalhavam diretamente com os vendedores nos sites para negociar preços e comprar espaço publicitário.
Os banners ainda fazem parte do mundo digital, mas, hoje, a compra de anúncios digitais é feita por meio de compra programática. Ao longo dos anos 90, à medida que o uso da internet cresceu dramaticamente e os anunciantes começaram a ver a web como uma forma legítima de alcançar os consumidores, o número de sites na internet disparou para mais de um milhão . Por meio do uso da automação, os modelos programáticos emergentes ofereciam aos anunciantes a promessa de colocar anúncios em mais sites do que suas equipes de marketing humanas poderiam gerenciar por conta própria.
Como a maioria dos operadores de sites não era tecnicamente experiente o suficiente para automatizar suas próprias vendas de espaço publicitário, startups de tecnologia de terceiros surgiram como corretoras para facilitar a compra programática.
Os primeiros negócios programáticos contavam com “ redes de anúncios ” para agrupar espaços publicitários de diferentes sites e vendê-los aos anunciantes. Os anunciantes poderiam então selecionar os pacotes com o tipo de conteúdo que seus clientes ideais deveriam preferir.
Em seguida, vieram os lances em tempo real, ou RTB, leilões digitais em que os anunciantes fazem lances para cada anúncio exibido para cada usuário . Os leilões são facilitados por “trocas de anúncios” de terceiros e são concluídos na fração de segundo que leva para carregar uma página da web.
A programática – que inclui lances em tempo real, bem como alguns outros métodos de vendas automatizadas de anúncios – é o modelo dominante de compra de anúncios digitais atualmente.
Esse crescimento trouxe consigo um ecossistema de empresas especializadas na venda, compra, medição e estratégia de compra de anúncios digitais.
Ad Ops abrange um rico ecossistema
Além das plataformas do lado da oferta, plataformas do lado da demanda e trocas de anúncios, existem outros players importantes no espaço de operações de anúncios. As plataformas de gerenciamento de dados coletam informações sobre os hábitos de internet dos usuários rastreando-os, geralmente usando o que é comumente chamado de “cookies de terceiros”.
Em ofertas de lances em tempo real, essas informações são enviadas por meio de trocas de anúncios, para que os anunciantes em potencial possam determinar se o usuário que está carregando a página da Web se encaixa no perfil do cliente. Isso, junto com as informações sobre a localização e o contexto do espaço do anúncio, ajuda a determinar o CPM — custo por mil impressões — do anúncio final.
As empresas de operações de anúncios também lidam com outros tipos de anúncios, além dos anúncios gráficos.