Queda de CPM | Os 10 principais motivos pelos quais sua receita de anúncios é menor

A queda do CPM é o pesadelo do Publisher. Isso ocorre principalmente porque é difícil determinar a causa da diminuição da receita publicitária.

Embora nenhum Publisher veja sua receita aumentar constantemente ao longo do ano, você deve saber o motivo desses baixos (e altos). Sejam causados ​​por mudanças internas (atualizações do site, novos formatos de anúncios, etc.) ou fatores externos (mudanças no algoritmo de pesquisa do Google ou sazonalidade).

Aqui estão os 10 principais motivos pelos quais você está obtendo baixa receita de anúncios:

  1. Impactos Sazonais
  2. Fatores Macroeconômicos
  3. Banner Blindness
  4. Mudanças no posicionamento do anúncio
  5. Adicionando nova tecnologia ou parceiros
  6. Pontuação baixa de viewability do anúncio
  7. SEO ruim
  8. Tráfego de bots
  9. Bloqueadores de anúncios
  10. Conteúdo não seguro para marca

Vamos analisá-los e discutir o que você pode fazer para evitar ou corrigir a queda do CPM e a perda de receita publicitária.

1. Impactos Sazonais

Dependendo do seu público e de sua localização geográfica, você deverá notar que a receita de anúncios aumenta e diminui com o tempo. Isso é chamado de impacto da sazonalidade na receita publicitária.

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Por exemplo, o tráfego em torno de determinados eventos desportivos aumentaria para um website desportivo. Da mesma forma, os anunciantes, ao mesmo tempo, também aumentariam os seus gastos com publicidade. Tudo isso leva a ganhos maiores.

No entanto, você notará uma diminuição quando nenhum evento esportivo estiver acontecendo.

A queda de janeiro é uma tendência sazonal comum que afeta a maioria dos Publishers. Após grandes gastos orçamentários – durante a época festiva que antecede o Natal e o Ano Novo – a maioria dos anunciantes pausa suas campanhas e reduz seu orçamento geral de publicidade. O que resulta em uma queda de CPM para os Publishers.

Como posso consertar isso?

Embora as quedas sazonais de CPM sejam bastante comuns, você ainda pode minimizar a perda. Aqui estão algumas coisas que você deve tentar:

  • Atualizar preços mínimos: você aumentou o preço mínimo (preço mínimo aceito pelo lance) do seu inventário durante os dias de pico? Então é hora de reduzi-los. Isso permitirá que anunciantes que executam campanhas de baixo orçamento apareçam em sua página. Caso contrário, você acabará entregando canais de anúncios não preenchidos.
  • Experimente a atualização de anúncios: multiplicar o número de impressões por visita deve ajudar você a aumentar a receita. E o Ad Refresh faz exatamente isso.
  • Diversifique seu conteúdo: tente criar conteúdo perene – por exemplo, guias de procedimentos, perguntas frequentes, etc. Os anunciantes continuarão a comprar esse inventário mesmo quando interromperem campanhas de conteúdo sazonal.

2. Fatores Macroeconômicos

Como provavelmente já notou, a economia global enfrenta ventos contrários significativos devido à guerra na Ucrânia e à inflação elevada. Segundo o FMI, o crescimento global é o mais fraco desde 2001, exceto pela crise financeira global e pela fase aguda da pandemia da COVID-19.

Como a maioria dos setores, a tecnologia publicitária foi afetada. Alphabet e Meta recentemente ganharam as manchetes depois de reportarem receitas publicitárias abaixo do esperado no terceiro trimestre. Os preços de ambas as ações caíram mais de 35% em 2022. Os anunciantes estão a reduzir as campanhas devido a orçamentos mais apertados. Isso está levando a uma queda na receita e nos CPMs em todo o setor.

Como posso consertar isso?

Embora esta situação esteja realmente fora de seu controle, você pode tomar algumas medidas para se preparar para o impacto.

  • Fale com sua plataforma/parceiro de anúncios: como seu parceiro de anúncios trabalha com vários Publishers, eles saberiam melhor quando esperar quedas de CPM. E quais nichos estão enfrentando as quedas mais significativas. Ter essas informações deve prepará-lo para o que esperar do futuro.
  • Encontre um parceiro de tecnologia de publicidade com bom desempenho: sua pilha de anúncios ou parceiro de tecnologia de publicidade atual pode não ter um desempenho forte o suficiente para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu inventário, independentemente do cenário macroeconômico atual. Esta pode ser uma excelente oportunidade para testar um novo provedor, trocando completamente ou executando testes A/B.
  • Diversifique sua receita: para alguns Publishers, a receita publicitária pode ser a principal fonte de ganhos. Se este for o seu caso, comece a trabalhar no lançamento de outros métodos para monetizar seu tráfego. Você pode começar com acordos diretos com anunciantes, vender assinaturas de conteúdo de alto valor ou encontrar outra estratégia que atenda às suas necessidades de negócios.
  • Reduza suas despesas: Assim como os anunciantes, você também deve começar a reduzir suas despesas. O melhor lugar para começar é examinar todas as ferramentas e serviços de terceiros que você usa. E livre-se de coisas que você não usou nos últimos meses.

3. Banner Blindness

A Banner Blindness ocorre quando os usuários começam a ignorar os anúncios em sua página. Isso acontece quando eles se familiarizam com o web design e inconscientemente sabem onde um anúncio pode aparecer. Em seguida, pule a parte que contém os anúncios ou não os observe para se concentrar no conteúdo.

Como posso consertar isso?

  • Continue testando novos formatos e canais de anúncios : ver anúncios no mesmo lugar causa fadiga, fazendo com que os usuários ignorem completamente os canais. No entanto, se você continuar alterando os posicionamentos, tamanhos e formato, os usuários terão um design novo antes que a situação leve à Banner Blindness.
  • Alterar o design da página e do site: assim como o posicionamento do anúncio, o design da sua página também leva à Banner Blindness. Alterar o design da sua página ajuda você a encontrar lugares mais interessantes para exibir anúncios.
  • Experimente anúncios nativos : os anúncios nativos se parecem com o conteúdo da página. Conseqüentemente, os visitantes são menos propensos a ignorá-los. Fazer com que os anúncios se pareçam menos com anúncios ajuda a combater a Banner Blindness quando o conteúdo é envolvente.

4. Mudanças no posicionamento do anúncio

O teste é importante para descobrir formatos de anúncios e canais que funcionam para você. No entanto, nem todos os testes resultam em sucesso.

Se você implementar uma mudança em todo o site, a receita de anúncios às vezes diminui, mesmo quando o formato específico vence durante os testes A/B.

Como posso consertar isso?

  • Reverter as alterações: para evitar maiores perdas de receita, volte aos canais anteriores. Se os CPMs voltarem ao normal, você deverá evitar essa alteração. Se o CPM ainda cair, é por algum outro motivo.
  • Otimize para desktops e dispositivos móveis: os visitantes usam dispositivos móveis e desktop de maneira diferente, e sua capacidade de atenção difere para ambas as plataformas. Certifique-se de entender isso ao planejar canais para dispositivos móveis e desktop.
  • Use formatos de anúncios com altos salários: os anunciantes às vezes pagam mais por formatos de anúncios específicos, como blocos de anúncios interativos ou canais outstream específicos. Certifique-se de ter esses formatos disponíveis para capturar esses anunciantes. 

5. Adicionando nova tecnologia ou parceiros

Assim como o posicionamento do anúncio, mudanças na tecnologia ou adição de um novo parceiro também podem resultar em uma queda no CPM.

Pode ser um software como uma ferramenta de análise ou um novo servidor de anúncios – tudo que pode impactar seu tráfego e receita.

Como posso corrigir a queda do CPM?

  • Reverta as mudanças: para evitar maiores perdas de receita, volte aos métodos antigos.
  • Converse com seu parceiro sobre o problema: diga a ele que sua receita publicitária pode estar diminuindo por causa da ferramenta/serviço deles. Se eles não puderem ajudar, abandone-os e procure outro.
  • Encontre uma plataforma de tecnologia de publicidade confiável: se o seu parceiro de tecnologia de publicidade atual não puder ajudá-lo a descobrir o motivo da queda de seu CPM, encontre um parceiro confiável.

6. Baixa pontuação de viewability do anúncio

Os anunciantes reduzem seus preços de CPM para inventário com pontuações baixas de viewability de anúncios. As plataformas do lado do anunciante, como DSPs, estão equipadas com tecnologia para medir a pontuação de viewability e compartilhá-la com os anunciantes para ajudá-los a usar seu orçamento de publicidade com sabedoria.

Como posso consertar isso?

Os 10 principais motivos pelos quais sua receita de anúncios é menor
  • Aumente a velocidade de carregamento do anúncio: anúncios de carregamento lento também apresentam pontuações de viewability baixas. Certifique-se de ter anúncios assíncronos independentes da velocidade de carregamento da sua página. E ative o carregamento lento para anúncios abaixo da dobra para aumentar sua pontuação no First Contentful Paint.
  • Otimize para dispositivos móveis: a janela de visualização de um dispositivo móvel é pequena. E a forma como os visitantes usam os dispositivos móveis é muito diferente da forma como os visitantes usam os dispositivos desktop. Portanto, ter uma estratégia de posicionamento de anúncios diferente para dispositivos móveis é muito importante. Você não pode usar canais para desktop em páginas para celular.

7. SEO ruim

O Google é conhecido por fazer alterações em seus algoritmos de mecanismo de busca. Devido a isso, os resultados da pesquisa muitas vezes ficam confusos e você pode perder uma excelente posição de classificação para sua página na pesquisa.

Os resultados da pesquisa orgânica são uma ótima maneira de obter tráfego orgânico – geralmente chamado de tráfego de alta intenção versus tráfego pago e de referência. A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é vital para o seu tráfego. Como o tráfego está diretamente relacionado à receita de anúncios, um SEO ruim pode levar a baixos ganhos com anúncios.

Como posso consertar isso?

  • Verifique se o Google fez alguma alteração no SERP : Cada vez que o Google lança uma nova atualização do SERP, os resultados da pesquisa sobem e descem. Você precisa trabalhar no SEO se as coisas não voltarem ao normal em 3 a 5 dias.
  • Renove seu conteúdo existente: os mecanismos de pesquisa gostam de enviar conteúdo novo e novo em vez de conteúdo antigo e desatualizado. Renove todas aquelas postagens que estão perdendo suas posições de busca.
  • Melhorar a experiência do usuário: O tempo médio na página, taxa de rejeição, cliques, etc., são indicadores de uma boa experiência do usuário – o que é considerado ainda mais pelo Google quando se trata de classificação de páginas. Certifique-se de compreender seu público e otimizar o conteúdo e o design para ele. Um ótimo ponto de partida é garantir que você tenha boas pontuações no Core Web Vital.

8. Bloqueadores de anúncios

26% dos usuários nos EUA usam bloqueadores de anúncios. Isso resulta em perda de receita publicitária. Especialmente quando os Publishers começam a se classificar em regiões com alto uso de bloqueadores de anúncios, essa perda aumenta.

Os bloqueadores de anúncios, até certo ponto, garantem a privacidade dos usuários e otimizam a experiência do usuário com carregamento rápido da página e melhor largura de banda. Mas também têm um impacto significativo nas receitas dos Publishers, impedindo-os de criar conteúdo gratuito de boa qualidade.

Como posso consertar isso?

  • Obtenha a lista de permissões: os anúncios aceitáveis ​​​​da Adblock Plus ajudam os Publishers a colocar seus sites na lista de permissões – permitindo que os Publishers exibam alguns anúncios não intrusivos. Isso significa que você não pode exibir anúncios em vídeo ou animados. No entanto, são permitidos anúncios gráficos com alguns tamanhos específicos.
  • Obtenha uma ferramenta anti-Adblock: a solução de recuperação de receita AdBlock permite que os Publishers contornem os bloqueadores de anúncios e, ao mesmo tempo, forneça acesso a formatos de anúncios de alto valor. 
  • Peça aos usuários que desativem os bloqueadores de anúncios: a maioria dos Publishers solicita que seus usuários desativem os bloqueadores de anúncios, pois isso afeta seus negócios de publicação de conteúdo gratuito. Essa mensagem funciona quando você oferece genuinamente conteúdo de excelente qualidade.

9. O conteúdo da sua página não é seguro para a marca

As marcas não querem aparecer ao lado de nada que possa prejudicar sua reputação. Por exemplo, conteúdo que promova drogas ilegais, que contenha discurso de ódio ou que exorte a violência contra um determinado grupo social seria considerado não seguro para a marca.

O conteúdo seguro para marca varia de anunciante para anunciante. Recentemente, muitos anunciantes têm evitado páginas com conteúdo relacionado ao COVID-19. Isso porque havia muita desinformação circulando em torno do assunto e, como eles podem verificar todas elas, o melhor era desassociar sua marca desse conteúdo.

Como posso consertar isso?

  • Evite palavras-chave na lista negra: os anunciantes geralmente têm uma lista de palavras-chave arriscadas. A maioria deles contém conteúdo adulto ou ilegal. Tente evitar a criação de conteúdo usando essas palavras.
  • Concentre-se em anunciantes diretos: comece criando conteúdo seguro para sua marca para seus anunciantes diretos. Isso garantirá que você tenha um bom fluxo de receita publicitária.
  • Seja transparente: se você é um Publisher de notícias e mídia, deve escrever sobre conteúdo que não seja seguro para a marca. No entanto, você pode assumir a responsabilidade pelo conteúdo e aceitar que alguns anunciantes talvez não queiram exibir anúncios nessas páginas.

Como monitorar a queda do CPM e as mudanças na receita de anúncios?

Embora seus ganhos com anúncios possam depender de vários fatores, recomendamos que você continue observando estes três para monitorar o CPM e evitar qualquer diminuição drástica na receita de anúncios:

  1. Concentre-se no tráfego: não importa qual ferramenta de SEO você usa. Certifique-se de monitorar constantemente suas palavras-chave de alto valor e páginas de alto tráfego. Se você observar mudanças na classificação do mecanismo de pesquisa e na redução do tráfego, tome as medidas apropriadas para melhorar o tráfego.
  2. Monitore os CPMs dos anunciantes: conheça o valor do seu inventário. Continue experimentando definindo um preço mínimo alto para ver até que ponto você pode vender seu estoque. Da mesma forma, reduza o preço mínimo se suas páginas exibirem anúncios/canais em branco.
  3. Observe eCPM vs CPM ou RPM da página: o RPM da página informa quanto você ganha em cada página. Algumas páginas podem obter uma receita maior do que outras pelo mesmo número de impressões. Use essas páginas de alta renda para deduzir o tipo de conteúdo que funciona melhor para você.

Como aumentar a receita de anúncios?

Se seus ganhos com anúncios estão estagnados e você viu um gráfico ascendente pela última vez há algum tempo, você precisa repensar sua estratégia.

Aqui estão alguns métodos comprovados para aumentar sua receita de publicidade:

Habilite o lance de cabeçalho para seu inventário de anúncios programáticos

O Header Bidding é a maneira mais eficaz de melhorar seu inventário de publicidade programática. É uma técnica difundida que ajuda você a alcançar vários compradores e escolher o lance mais alto em uma fração de segundo.

Ativar Ad Refresh

Ao atualizar seus anúncios com base em gatilhos como 30/60 segundos, passar o mouse sobre um usuário etc., você pode aumentar as impressões e, em seguida, seu eCPM. 

Recuperar perdas devido a bloqueadores de anúncios

Muitas vezes, os Publishers só sabem quanto dinheiro estão perdendo para os bloqueadores de anúncios quando analisam os números. Consequentemente, trabalhar com uma excelente ferramenta anti-Adblock ajuda a recuperar algumas receitas perdidas. A maioria das ferramentas anti-Adblock usa técnicas de reinserção de anúncios e listas de permissões, que são perfeitamente aceitas pela indústria.

Diversifique os métodos de monetização de tráfego

Por fim, recomendamos diversificar a receita para reduzir sua dependência de anúncios programáticos. Podes tentar:

  • Ofertas diretas
  • Vendendo assinatura
  • Marketing afiliado
  • Cursos
  • E muito mais, dependendo do tipo de negócio e público-alvo.