Publishers estão prontos para dizer ‘Adeus’ ao AMP


O Google introduziu as Accelerated Mobile Pages (AMP) em 2015 como uma tentativa de fazer com que as páginas da Web sejam carregadas mais rapidamente em dispositivos móveis. Embora seja um objetivo bastante admirável, nos últimos anos houve muita reação em relação a como o AMP é implementado e se ele realmente cumpre essas promessas de velocidade.

Publishers estão prontos para dizer 'Adeus' ao AMPO futuro do AMP realmente começou a parecer duvidoso, pois o Google começou a remover o símbolo de raio do projeto dos resultados de pesquisa e confirmou que o AMP não seria obrigatório para as páginas se classificarem bem. Agora o outro lado da história esta se desdobrando, já que os principais editores deixam claro que o AMP não é apenas impopular – alguns estão prontos para descartá-lo completamente.

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Grandes publishers internacionais como Vox, Complex Networks do BuzzFeed e BDG – a empresa controladora do Bustle e vários outros sites – estão pensando em abandonar o AMP, de acordo com um novo relatório do Wall Street Journal . Executivos de mídia acreditam que a eliminação do AMP permite mais controle sobre a aparência do site e os posicionamentos de anúncios, e o jornal observa que o AMP desempenha um papel central em uma ação movida contra o Google em 2020. Mais de uma dúzia de estados estão listados como demandantes nesse processo, que acusa a empresa de ações anticompetitivas, incluindo a própria criação da AMP. O processo alega que o Google construiu seu sistema para impedir que editores digitais usem “header bid”, que é amplamente visto como uma maneira confiável e lucrativa de vender espaço publicitário.

Os editores, no entanto, viram-se forçados a adotá-lo como padrão, com o Google prometendo benefícios como carregamento de página mais rápido – embora o processo afirme que “os funcionários do Google sabiam que … as páginas AMP podem realmente carregar mais lentamente do que outras técnicas de otimização de velocidade do editor”.

O WSJ observa que o Washington Post parou de publicar páginas AMP em 2021 e diz que o diretor de receita da Vox Media acredita que páginas não AMP serão melhores para publicações por assinatura. Se uma coisa impede os editores de abandoná-lo completamente, é a preocupação de que as classificações de pesquisa sejam afetadas, reduzindo o tráfego da Web – e perdendo dinheiro.

O Google não comentou o artigo do WSJ, mas entre a eliminação do símbolo do raio e o processo, está começando a parecer que a empresa deve saber que o AMP está saindo – eventualmente.