Também conhecido como Open Bidding e Exchange Bidding, EBDA significa Exchange Bidding in Dynamic Allocation.
Essencialmente, o Open Bidding é um leilão unificado do lado do servidor. Isso significa que o leilão acontece no servidor de anúncios e não no navegador do usuário. O EBDA permite que as trocas de anúncios e SSPs concorram com o próprio Ad Exchange (AdX) do Google por impressões.
Ele começa com a solicitação de anúncio, enviada ao Google Ad Manager (GAM) quando um usuário visita a página e a tag de anúncio é acionada. Um leilão unificado é então executado para determinar o melhor rendimento e exibir um anúncio. Por mais simples que pareça, existem algumas partes móveis:
PUBLICIDADE
- O GAM precisa selecionar o melhor item de linha usando uma alocação dinâmica de todos os itens de linha disponíveis no GAM para competir no leilão unificado.
- O GAM envia uma solicitação de lance para parceiros de rendimento separados em grupos de rendimento (SSPs e Exchanges);
- Um leilão ocorre entre todos os parceiros de rendimento segmentados e o lance mais alto é devolvido ao GAM;
- O GAM organiza um leilão unificado entre o lance do AdX, lances do parceiro de rendimento e itens de linha garantidos qualificados por meio de alocação dinâmica para selecionar um vencedor.
- O GAM retorna os recursos e o criativo ao editor para exibir o anúncio.
A próxima etapa é garantir que você tenha parceiros de demanda habilitados para serem alocados em “Grupos de rendimento”. Para fazer isso, seus parceiros de demanda preferidos devem ter um acordo contratual com o Google. No GAM , você deve selecionar seu parceiro na lista em “Empresas” e marcar “Ativar para lances de troca” e salvar.
Para criar um grupo de rendimento, você deve ir para a área certa no GAM selecionando “Entrega”, depois “Grupos de rendimento” e selecionar “Criar um grupo de rendimento”, dando-lhe um nome apropriado. Aqui você pode personalizar o grupo de rendimento escolhendo o formato do anúncio, ambiente, tamanho e segmentação.
Uma vez satisfeito, você pode clicar em “Salvar” e “Ativar”. Você deve começar a ver os lances quase imediatamente.
Como a maioria das inovações em tecnologia de anúncios, o Open Bidding e o Header Bidding foram projetados para atingir o objetivo antigo; a mensagem certa para a pessoa certa pelo preço certo na hora certa. Uma das principais diferenças entre os dois é que o Open Bidding é controlado pelo Google e o Header Bidding é controlado pelo editor.
A principal consideração aqui é que o Google prioriza os PMPs e também decide os compradores que podem competir com o AdX. Dito isso, a relativa facilidade de implementação, pois o Open Bidding é executado na infraestrutura do Ad Manager do Google, torna todo o processo e o gerenciamento muito mais fáceis.
Embora os editores não tenham certeza do motivo pelo qual um anunciante específico ganhou a impressão, o Google não divulga a lógica por trás da alocação dinâmica.
Como acontece com a maioria das coisas em programática, não há uma resposta dura e rápida ou em preto e branco. A verdade é uma combinação das duas estratégias que podemos complementar. Nenhuma solução é melhor que a outra, apenas oferecem estradas diferentes para o mesmo destino.
Quer sua capacidade técnica seja avançada ou mínima, quer você dê mais importância à transparência, latência ou controle.
Como o Header Bidding tradicional ocorre no navegador do usuário antes do leilão unificado no GAM por meio do Open Bidding, há a oportunidade de ambos os leilões operarem juntos.
O que é necessário é testar e isolar o estoque e os itens de linha para determinar a melhor combinação e configuração. A ideia no final das contas e o objetivo de ambas as tecnologias é mostrar ao usuário certo o anúncio certo na hora certa pelo melhor valor.