O que é a Ad Fill Rate (taxa de preenchimento de anúncios) e como otimizá-la

Na monetização da web, há muitos números que você precisa estar constantemente ciente. A taxa de preenchimento de anúncios é uma delas. Mas o que ela representa? O que o determina? Como você pode otimizar sua taxa de preenchimento e ela deve ser 100%?

O que é a taxa de preenchimento de anúncios?

A taxa de preenchimento representa a proporção entre o número de anúncios entregues com sucesso e o número de chamadas de anúncios feitas. Ou, para simplificar, a taxa de preenchimento é a porcentagem de chamadas de anúncios que resultaram em um local de anúncio preenchido.

Como você calcula isso?

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Você pode calcular sua taxa de preenchimento da seguinte forma: Divida o número de anúncios veiculados pelo número total de solicitações de anúncios. Em seguida, multiplique por 100 para obter uma porcentagem. Por exemplo, se 60.000 anúncios foram entregues de 100.000 chamadas de anúncios, isso lhe dá uma taxa de preenchimento de 60%.

Você deve apontar para uma taxa de preenchimento de 100%?

Como você provavelmente sabe, atingir uma taxa de preenchimento de 100% é quase impossível. Mas você deve realmente se esforçar para alcançar uma taxa de preenchimento perfeita? Na verdade, não. Sua taxa de preenchimento é apenas um dos indicadores de sucesso da monetização – e uma alta taxa de preenchimento nem sempre significa maiores receitas. 

Normalmente, à medida que a taxa de preenchimento aumenta além de um determinado ponto, as taxas de CPM diminuem. Depois que seu inventário de anúncios premium for preenchido com os anúncios mais bem pagos, o inventário restante restante geralmente será preenchido com taxas progressivamente mais baixas.

É melhor pensar desta forma: você deve buscar o melhor equilíbrio entre CPM e taxa de preenchimento. Ou seja, você e seus parceiros de monetização de anúncios devem ajustar seus CPMs desejados e a taxa de preenchimento para evitar uma queda na receita geral de anúncios.

Por que não é 100%?

Existem vários fatores que dificultam a obtenção de uma taxa de preenchimento perfeita.

  • Erros técnicos

Nenhuma tecnologia está imune a erros técnicos e isso se aplica com força total à publicidade online. Há uma longa cadeia de eventos antes que um anúncio seja veiculado. Portanto, sejam problemas de comunicação, várias etapas de verificação ou falta de experiência em operações de anúncios, problemas técnicos podem contribuir para a diminuição das taxas de preenchimento.

  • Alta concorrência ou baixa demanda

Trabalhar em um campo popular com muita concorrência ou em um campo de nicho pode prejudicar sua taxa de preenchimento. No primeiro caso, isso se deve à grande quantidade de estoque disponível no mercado. A segunda, sua rede de anúncios escolhida pode não ter demanda suficiente para seu nicho. 

  • Latência 

A latência da página é o atraso entre a solicitação e a exibição do conteúdo ou anúncio. Isso leva a uma experiência negativa do usuário e estatísticas ruins. Seus usuários podem sair da página antes que o anúncio tenha a chance de ser carregado. Isso desencorajará os anunciantes e prejudicará suas taxas de preenchimento e receita. 

  • Problemas de compatibilidade

Com a ascensão do celular, os editores precisam agir de acordo. Se você não tiver blocos de anúncios otimizados para celular, poderá estar perdendo a demanda disponível.

  • Discrepâncias de relatórios

Plataformas diferentes costumam usar métricas e ferramentas diferentes para contar impressões de anúncios. Por exemplo, seu servidor de anúncios conta todas as chamadas de anúncios enviadas. No entanto, os provedores de demanda contam apenas os anúncios veiculados. No final, deixa os editores comparando maçãs com laranjas.

  • Bloqueadores de anúncios

Alguns bloqueadores de anúncios bloqueiam redes de anúncios em vez de chamadas de anúncios. Assim, enquanto uma chamada de anúncio ainda é gerada, o bloqueador de anúncios dificulta a entrega de anúncios, levando a taxas de preenchimento mais baixas. 

Como resolver problemas e otimizar o preenchimento

  • Escolha um parceiro de monetização forte

As plataformas do lado da oferta diferem na demanda e nas taxas que podem oferecer. Por exemplo, eles podem se concentrar em geos ou camadas específicas. Assim, é importante encontrar a solução de monetização certa ou a combinação de soluções. Não tenha medo de experimentar para determinar o que se adapta às suas necessidades.
  • Configurar preços mínimos
A configuração de preços mínimos pode ser a chave para alcançar o melhor equilíbrio entre CPM e preenchimento que mencionamos acima. Mas se forem muito altos, você pode perder lances. Se estiverem muito baixos, você pode subestimar seu inventário. 

Assim, você pode experimentar preços mínimos dinâmicos que se ajustam automaticamente com base nos dados históricos de lances. Ou você pode criar itens de linha com diferentes preços mínimos. Seu parceiro de monetização de anúncios sempre pode orientá-lo no processo.  
  • Melhorar a velocidade da página
Existem várias maneiras de melhorar os tempos de carregamento da página . Algumas técnicas incluem minimizar solicitações HTTP, usar uma CDN (Content Delivery Network), otimizar o tamanho da imagem etc. Outras têm a ver com a veiculação de anúncios. Eles incluem definir um tempo limite de leilão para seus parceiros de lances de cabeçalho, gerenciar cuidadosamente sua cascata etc.
  • Compensar os bloqueadores de anúncios
Existe uma maneira de calcular quanto dano os bloqueadores de anúncios estão causando. Se você já mediu seu tráfego bloqueado por anúncios, confira o Adblock Revenue Recovery Estimator da BlockThrough para obter uma estimativa de quanto mais receita você estaria gerando. Então, existem várias maneiras de tentar compensar o adblocking. 

Por exemplo, você pode adotar os ‘ Padrões de Anúncios Aceitáveis ​​’. Eles indicam quais anúncios são considerados não intrusivos e, portanto, ‘aceitáveis’, e podem ser entregues a usuários bloqueadores de anúncios. Desde que eles concordem, é claro. Outra abordagem é usar a inserção de anúncios do lado do servidor para impedir que os anúncios em vídeo sejam bloqueados. 
  • Otimizar tamanhos de anúncios e posicionamentos de anúncios
Para garantir que você acomode mais demanda, opte por formatos de anúncio populares e inovadores. Você pode usar formatos de anúncios responsivos para atender a diferentes dispositivos e sistemas operacionais, por exemplo, celular, tablet etc. Analise como os usuários interagem com seu website para colocar anúncios e garantir uma boa visibilidade.

E agora ?

Isso conclui nossa lista de fatores que afetam a taxa de preenchimento e as formas de otimizá-la. Não é de forma alguma exaustivo. No entanto, esperamos que ele possa direcionar sua atenção para problemas comuns. Embora não precise ser 100%, a taxa de preenchimento não pode ser negligenciada. Portanto, sejam quais forem os problemas que você está enfrentando, uma boa análise, medidas adequadas e um forte suporte de seu parceiro de monetização de anúncios podem ajudar.