Entenda de uma vez por todas o que é Google MCM

O Programa MCM do Google (gerenciamento de vários clientes) permite que os publishers acessem o Google Ad Exchange por meio de terceiros. É o substituto do Google SPM (Scaled Partner Management) e uma ferramenta para os publishers aumentarem sua receita de anúncios e obterem uma visão mais profunda de seu desempenho no Ad Exchange.

O que é o SPM do Google?

O Google SPM (Scaled Partner Management) permite que os publishers acessem o Google Ad Exchange por meio de uma empresa terceirizada de tecnologia de publicidade ou de um parceiro de canal. Ao acessar o Google Ad Exchange, os editores podem se conectar a um grupo maior de anunciantes. Isso aumenta a competição pelo inventário de anúncios do editor, o que, por sua vez, aumenta a receita de anúncios do editor.

O SPM foi descontinuado a partir de julho de 2021 e substituído pelo Multiple Customer Management (MCM).

Por que o programa Google MCM está substituindo o Google SPM?

Houve vários problemas com o SPM:

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  • Mais difícil de adicionar novos recursos
  • Menos funcionalidade para gerenciar permissões do editor
  • Menos transparência para publishers
  • Menos acesso a recursos de gerenciamento de anúncios

O SPM foi desenvolvido quando o Ad Exchange e o Google Ad Manager eram produtos diferentes. Os produtos de gerenciamento de anúncios do Google evoluíram desde então. Como resultado, tornou-se difícil manter e atualizar o SPM com novos recursos.

O MCM oferece maior transparência e funcionalidade para publishers e empresas de tecnologia de publicidade. Além disso, será nativo do Google Ad Manager (GAM) para que os usuários possam acessá-lo com facilidade.

O que é o Google MCM?

O Google MCM (gerenciamento de múltiplos clientes) é uma ferramenta do Ad Manager 360 que permite que os publishers acessem o Google Ad Exchange por meio de parceiros terceirizados do Google selecionados. Esses terceiros consultam, representam e gerenciam redes ou inventário em nome do editor.

O MCM é um recurso que estará disponível apenas para parceiros do Google que atendam a critérios de qualidade rígidos. Isso inclui a proteção do inventário representado contra fraudes publicitárias (incluindo tráfego inválido, spam de cliques e cliques acidentais e forçados) e um baixo número de encerramentos de contas. Os publishers que desejam acessar o MCM podem fazê-lo por meio de um programa qualificado do Google MCM e do Google Certified Publishing Partner(GCPP).

Existem duas funções principais no Google MCM: editor pai e editor filho. “Editor principal” refere-se a uma empresa terceirizada de tecnologia de publicidade ou a um parceiro certificado do Google que tem acesso direto ao Google Ad Exchange. “Editor filho” refere-se a uma entidade que obtém acesso ao Ad Exchange por meio do editor pai.

Tipos de delegação MCM

Existem dois tipos de delegação ou modos de uso do MCM: Gerenciar conta e Gerenciar inventário .

MCM Gerenciar delegação de conta

O tipo de delegação de gerenciamento de conta do MCM concede aos publishers pai acesso de edição para gerenciar o inventário diretamente na conta do editor filho. O editor filho retém permissões e acesso a todas as configurações.

MCM Gerenciar Delegação de Inventário

O tipo de delegação MCM Manage Inventory concede aos publishers pai acesso a solicitações de anúncios que o editor filho enviou para a conta pai. Este é um nível de acesso mais limitado do que Gerenciar Delegação de Conta.

Todo o inventário MCM deve estar em conformidade com a Política de consentimento para usuários da UE do Google. O editor pai e o filho devem garantir que os anúncios personalizados sejam veiculados apenas após o consentimento do usuário. 

Por que usar o programa Google MCM?

  • Acesso à demanda premium do Google (via Google Ad Exchange/AdX )
  • Acesso à demanda de outras exchanges premium por meio do Google Open Bidding
  • Acesso a transações programáticas diretas (transações preferenciais e programática garantida)
  • Acesso ao gerenciamento e otimização de anúncios de terceiros

No geral, essa funcionalidade ajuda os publishers a aumentar sua receita publicitária e economizar tempo terceirizando todas ou parte de suas operações publicitárias. Snigel recebeu acesso antecipado ao MCM como parte do programa beta. Tivemos algum tempo para testar os novos recursos e, no geral, temos o prazer de dizer que o MCM é uma grande melhoria em relação ao SPM.

Glossário de Google Multiple Customer Management

  1. Google Ad Manager 360 (GAM 360) 
    Esta é a versão premium do Google Ad Manager, permitindo que os usuários veiculem um número maior de impressões quando ultrapassam seu limite mensal. Frequentemente escolhido por editores de nível empresarial que gerenciam extensas operações de anúncios, inventário, vendas e vários editores filhos, o GAM 360 adicionou vantagens como integração com o Google Data Studio, segmentação de público avançada e uma interface de relatórios robusta.
  2. Google AdX
    Originalmente conhecido como DoubleClick Exchange, o Google AdX é uma plataforma de troca de anúncios alimentada por publicidade programática. É um mercado que oferece suporte a lances em tempo real (RTM) entre editores, parceiros de demanda e redes de anúncios como AdSense e DSPs. Para acessar o Google AdX, os editores precisam atender aos requisitos de entrada do Google ou trabalhar com um parceiro MCM certificado pelo Google.
  3. Open Bidding 
    O Open Bidding é um leilão transparente em tempo real em que os editores convidam vários parceiros de demanda terceirizados para competir por seu inventário de anúncios. Esse processo, conduzido por meio de lances de servidor para servidor, simplifica o gerenciamento de relatórios, faturamento e inventário.
  4. Google Multiple Customer Management (MCM)
    O MCM é uma plataforma de publicidade operada pelo Google desenvolvida para editores. Ele substituiu o antigo programa Scaled Partner Management (SPM), mantendo intactos seus princípios básicos, mas abordando as questões relacionadas ao SPM, como a falta de transparência no relacionamento entre editores pai-filho e os desafios com a delegação de inventário de anúncios.
  5. Scaled Partner Management (SPM)
    SPM é uma antiga solução do Google que permitiu que editores filhos usassem o Google AdX para monetização por meio do programa Google SPM. O SPM foi substituído pelo programa MCM, mais eficiente, que visa aumentar a transparência e a comunicação entre os editores e gerar mais benefícios.
  6. Managed Inventory (MI)
    O inventário gerenciado (Managed Inventory) é um tipo de delegação de MCM onde ocorre o relacionamento entre editor pai e filho, onde o editor pai gerencia o inventário em sua própria conta. No entanto, o editor filho tem autoridade para acessar detalhes e análises da conta pai quando necessário.
  7. Managed Account (MA)
    Este modelo de delegação de inventário MCM permite que o editor filho conceda ao editor pai acesso e direitos de gerenciamento sobre o inventário de anúncios delegado na conta do editor filho. O controle sobre as permissões e configurações permanece com o editor filho.
  8. Google MCM Partners
    Estas são empresas terceirizadas de tecnologia de anúncios que atendem aos critérios do Google para se tornarem parceiros certificados do Google MCM, também conhecidos como editores pais. Eles ajudam os editores filhos a acessar o Console do Google AdX e monetizar seu inventário de anúncios.