eCPM vs CPM – Entenda a diferença, Fórmula e como calcular?

eCPM e CPM são uma das métricas de monetização mais comuns que existem. No entanto, os Publishers muitas vezes ficam confusos sobre qual deles considerar ao avaliar o desempenho de suas campanhas publicitárias. 

compartilho aqui as principais diferenças entre eCPM e CPM com exemplos específicos. 

O que é CPM? 

CPM significa custo por mil impressões, ou “Custo por mil”. É um preço fixo que os anunciantes oferecem ou pagam por cada 1.000 impressões de anúncios. Para os Publishers, o CPM representa a receita gerada a partir dessas 1.000 impressões de anúncios. 

O preço do CPM geralmente é alto se o tráfego do site for valioso, o que significa que os anunciantes estarão dispostos a pagar mais pelas impressões do seu anúncio.

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Fórmula CPM

A fórmula para CPM é o custo total de uma campanha publicitária dividido pelo número de impressões de anúncios e multiplicado por 1.000.  

Como calcular o CPM?

Para tornar a fórmula de cálculo do CPM mais compreensível, veja o exemplo. 

Vamos imaginar que o Publisher ganhou $1000 ao vender 1 milhão de impressões de anúncios a um determinado anunciante. O CPM calculado seria de $1. Isto significa que o Publisher ganhará $1 por cada 1000 impressões de anúncios que vender a esse anunciante. 

($1000 / 1M) x 1000 = $1 (CPM)

O que é eCPM? 

eCPM significa custo por mil impressões efetivo ou “Custo por milhar eficaz”. Tanto o eCPM quanto o CPM ilustram a receita publicitária gerada pelo Publisher a partir de 1.000 impressões de anúncios. 

A principal diferença é que o eCPM é a média de vários CPMs. Como muitos anunciantes fazem lances para cada impressão de anúncio com CPMs diferentes, o preço não é fixo. O eCPM fornece a média combinada de todos os lances do anunciante para as impressões do seu anúncio.

Parte do seu inventário de anúncios pode até ser adquirido por meio de diferentes modelos de lance, por exemplo, CPC. Portanto, o eCPM ajuda a saber quanto você pode ganhar em todos os modelos de lances. Quanto maior o eCPM, maior será a receita total de anúncios do Publisher. 

Fórmula eCPM

A fórmula para calcular o eCPM (custo efetivo por mil impressões) é:

eCPM = (ganhos totais / impressões totais) x 1.000

Como calcular o eCPM? 

Para calcular o eCPM, você precisa dividir os ganhos totais pelo número total de impressões e depois multiplicar o resultado por 1.000.

O eCPM é uma métrica útil que ajuda Publisher e anunciantes a entender a receita gerada por mil impressões, independentemente do modelo de precificação utilizado (CPM, CPC, CPA, etc.). É uma métrica valiosa para otimizar o desempenho dos anúncios e comparar a receita publicitária em diferentes campanhas ou redes de anúncios.

Aqui está um exemplo. Vamos imaginar que existiam duas campanhas no site do Publisher. 

O CPM da primeira campanha foi de $1 e o CPM da segunda foi de $0,20. Cada campanha comprou 1.000 impressões de anúncios. 

Neste caso, o Publisher gerou uma receita total de $1,2 ($1 + $0,20) por 2.000 (1.000 + 1.000) impressões de anúncios. Portanto, o eCPM é de $0,60 ($1,2 / 2000 x 1000= $0,60). 

Como poderá notar, nenhum dos compradores pagou um CPM de 0,60€. A métrica eCPM ajudou o Publisher a entender o valor médio de suas 2.000 impressões de anúncios.

Qual é a diferença entre CPM e eCPM?

A principal diferença entre CPM e eCPM é que o CPM mostra o custo do anunciante de 1.000 impressões de anúncios, enquanto o eCPM mostra quanta receita de anúncios o Publisher gerou em média com 1.000 impressões de anúncios.