DMP vs DSP – tudo o que você precisa saber

Não é nenhum segredo que os dados são cruciais para uma publicidade eficiente. E em um mundo de big data, você precisa da respectiva tecnologia para gerenciar as grandes quantidades de informações geradas por cada pessoa. 

Editores e anunciantes precisam de ferramentas para coletar, armazenar, analisar e gerenciar esses dados e várias tecnologias surgiram em tecnologia de anúncios que são essenciais para alcançar resultados escaláveis. 

Neste artigo, abordaremos o que são plataformas de gerenciamento de dados e plataformas de demanda, para que cada uma é usada e como elas diferem. Vamos direto ao assunto.

O que é uma DMP?

As plataformas de gerenciamento de dados, ou DMPs, são essencialmente data warehouses. Eles ajudam editores, anunciantes e agências a coletar, organizar, armazenar, analisar e gerenciar informações gerais sobre usuários on-line, na maioria das vezes, IDs de cookies. 

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Os dados em DMPs podem ser de primeira, segunda e terceira parte. As informações são usadas para entender melhor os clientes e o público, otimizar as compras de mídia e executar melhores campanhas publicitárias. 

Para os editores, em particular, as DMPs ajudam a criar segmentos de público, que são mais atraentes para os anunciantes e podem ser oferecidos a preços premium. 

O que é um DSP?

As plataformas do lado da demanda, ou DSPs, permitem que profissionais de marketing, agências e compradores otimizem a forma como dão lances no inventário de anúncios simultaneamente em várias trocas de anúncios em tempo real. 

A tecnologia os ajuda a melhorar suas estratégias de gastos com anúncios e oferece aos licitantes uma série de ferramentas para gerenciar campanhas publicitárias com eficiência, definir lances e orçamentos máximos, definir a segmentação e monitorar as metas da campanha. 

Os DSPs também dão aos anunciantes acesso a dados muito granulares sobre audiências e desempenho da campanha, bem como estatísticas avançadas de interação do usuário.

Como eles são diferentes?

A principal diferença entre um DMP e um DSP é que o primeiro é usado para fins de armazenamento de dados, enquanto o último é usado para comprar espaço de anúncio com base na entrada de informações. Os DMPs auxiliam no processo de tomada de decisão alimentando as informações relevantes, mas sem estarem conectados a outra tecnologia, não podem realizar outras ações. 

Os DMPs geralmente são conectados aos DSPs, mas também podem ser vinculados aos SSPs, caso em que eles armazenam informações sobre os leitores de um editor e ajudam a vender anúncios por um valor mais alto.

DMP – DSP híbrido?

Tradicionalmente, DMPs e DSPs foram criados como plataformas separadas para serem usadas para propósitos diferentes. No entanto, com o tempo, mais e mais provedores de DSP começaram a oferecer tecnologia DMP junto com suas plataformas principais. 

Essa simbiose cria eficiências para os clientes (anunciantes e profissionais de marketing), pois reduz a necessidade de usar várias tecnologias e reduz os custos totais. Por outro lado, os oponentes dessa combinação dizem que os DMPs autônomos fornecem melhor portabilidade de dados e a possibilidade de alimentar dados em uma ampla variedade de DSPs. Além disso, o modelo híbrido oferece privacidade de dados limitada em comparação com o DMP autônomo. Qual é o lado da compra é uma questão de objetivos do usuário e orçamento. 

E agora ?

No mundo acelerado da tecnologia de anúncios, várias plataformas são usadas por anunciantes e editores para facilitar a tomada de decisões, lances e execução de negócios melhores e mais rápidos.

Com um DMP pode-se realizar uma poderosa análise de dados e gerenciar os dados de forma personalizada para suas necessidades. Os DSPs, por outro lado, fornecem a arena para lances em tempo real e oferecem automação de negócios indispensável. 

Com o surgimento dos híbridos DMP-DSP, os anunciantes têm uma gama ainda maior de opções e decidem optar por plataformas independentes ou por uma solução híbrida, dependendo de suas necessidades e orçamento disponível. 

Os editores também podem se beneficiar do uso de DMPs criando segmentos de público atraentes que podem ser apresentados com um valor mais alto para os anunciantes.