Como usar o SEO para ter melhores resultados com os web stories?

Conteúdo em primeiro lugar

Quem costuma acompanhar e estudar as tendências de SEO já sabe disso, mas não custa repetir: a criação de conteúdo de qualidade deve estar no topo das suas prioridades.

Explore temas relevantes, busque fontes confiáveis e mantenha seus leitores bem informados. Ao entregar conteúdo bem feito, os resultados aparecem com muito mais facilidade!

Ofereça a melhor experiência para os usuários

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O Google preza pela boa experiência dos usuários, e seus stories devem seguir os preceitos da empresa para ter os resultados esperados.

Confira algumas dicas para oferecer a melhor experiência para os leitores:

 – Use entre 10 e 20 slides para contar sua história;

 – Não force a visita ao seu website. As web stories devem contar uma história completa, embora de forma resumida;

 – Não exagere no texto. O Google recomenda um máximo de 10 palavras por slide;

 – Evite animações muito bruscas, e que podem causar incômodo nos usuários;

 – Adicione conteúdo relevante aos seus stories com links, vídeos e outros formatos. Facilite a vida do leitor, caso ele queira saber mais sobre o tema abordado! 

Crie web stories para seus principais conteúdos

Se qualidade e relevância são diferenciais para o Google, faz sentido usar o recurso das web stories para destacar seus principais conteúdos.

Trazer ainda mais visitas para páginas que já são populares fará com que o buscador aumente ainda mais o reconhecimento da sua expertise no assunto abordado.

Dessa maneira, os seus conteúdos serão cada vez mais recomendados pelo buscador – e, consequentemente, você terá mais visitas e ganhos. 

Capriche na capa dos seus stories

A capa é um dos “detalhes” mais importantes dos seus stories, pois é ela que vai atrair (ou não) a atenção dos usuários. 

Mas a importância da capa vai além: ela também serve para informar ao Google detalhes da sua publicação. 

Por isso, é importante incluir informações como título e data de publicação, além de conter a sua marca. 

Use títulos curtos

Na hora de escolher um título para seu story, use seu poder de síntese.

O espaço para o título nos Google Web Stories é limitado, e comporta até 90 caracteres. Mas a recomendação da empresa é que se utilize até 70 caracteres para criar um título descritivo, que informe o assunto da publicação de forma rápida.

Crie títulos únicos

Para evitar problemas com títulos duplicados, é fundamental criar títulos únicos para suas Google Web Stories.

Mesmo que elas sejam baseadas em artigos existentes em seu site, resista à tentação de usar o mesmo título. Mas pode usar e reforçar a palavra-chave, viu? 

Aposte nos links internos

Sim, os links internos que tanto fazem diferença na estratégia de SEO dos sites também podem ser usados nas web stories.

Levando em consideração que as stories são previews de conteúdos publicados no site, faz todo sentido usar links internos apontando para eles.

Além de gerar tráfego para sua página, essa estratégia reforça a relevância do seu conteúdo para o Google. 

Inclua legendas em seus stories

Em caso de stories em formato de vídeo, é importante incluir legendas com o conteúdo que está sendo falado. 

Lembre-se que nem sempre é possível visualizar os stories com o som ligado. As pessoas consomem conteúdo na fila do banco, no transporte público e em outros lugares, e nem sempre têm um fone de ouvido à mão. Você tem que prever todas as possibilidades, e entregar seu conteúdo de maneira que seja acessível a todos.

E já que estamos falando em acessibilidade, incluir as legendas também torna o seu conteúdo acessível aos deficientes auditivos.

Inclua texto alternativo nas imagens dos stories

O texto alternativo é uma prática bastante recomendada para aumentar a detecção do conteúdo, e também é bastante útil na criação dos web stories.

O próprio Google recomenda a utilização do texto alternativo em sua lista de melhores práticas para stories

Além disso, o texto alternativo é uma maneira de tornar seu conteúdo acessível a deficientes visuais, que dessa maneira podem ouvir a descrição das imagens. 

Verifique se o story pode ser encontrado pelo Google

É imprescindível verificar se os seus stories poderão ser encontrados pelo Google. 

Para isso, fica a dica da empresa: não inclua um atributo noindex na Story. Ele impede que o Google indexe a página e que ela apareça nos resultados. 

Além disso, é altamente recomendado que você adicione as Web Stories ao sitemap. 

Para verificar se o Google é capaz de encontrar as suas web stories, acesse o relatório de cobertura do índice e o relatório de sitemaps do Search Console.