O Google Ad Manager (GAM) é um dos servidores de anúncios mais difundidos e conhecidos em tecnologia de anúncios. Embora faça um bom trabalho ao segmentar seu público-alvo em geral, os editores podem utilizá-lo ainda melhor usando a segmentação por Key-value. Essa funcionalidade é usada para gerenciamento de inventário, relatórios aprimorados e segmentação específica de anúncios para usuários, páginas da Web e locais de anúncio.
A segmentação personalizada garante que as marcas sejam expostas ao público certo, e os anunciantes estão dispostos a pagar mais por isso. Além disso, a segmentação por Key-value fornece aos usuários anúncios menos intrusivos que são relevantes tanto para a página da Web que estão visitando quanto para suas preferências pessoais.
O que são Key-value no Google Ad Manager?
Os editores podem especificar critérios de segmentação personalizados para seus locais de anúncio no Google Ad Manager (GAM) por meio de um recurso chamado segmentação por Key-value.
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Isso ajuda os anunciantes a alcançar o público-alvo e aumenta o valor do seu inventário. Os Key-values podem ser usados para identificar páginas em um site, especificar partes de uma página e ajudar a segmentar outro inventário de anúncios. Uma maneira de fazer isso é os editores analisarem as características de seu público-alvo, como idade, localização e assim por diante, e basearem os principais valores nessas informações. Quando um item de linha é definido para segmentar um Key-value, os anúncios selecionados para veiculação em seu website sempre correspondem a ele.
Predefined & Dynamic Key-values
Dependendo de sua intenção de segmentação, você pode escolher entre dois tipos de Key-values no Google Ad Manager: Predefined key-values e Dynamic key-values.
Predefined key-values são estáticos, não mudam de acordo com as informações de um usuário específico. Eles são apropriados quando você conhece o intervalo possível de valores. Um exemplo típico de uma chave predefinida seria “idade”, e os valores podem ser definidos em intervalos como 18-35, 36-65 etc. Ao criar um novo item de linha, agora você pode selecionar “idade” como a chave e escolha um intervalo que você gostaria de segmentar. O Key-value é codificado na tag de anúncio.
Por outro lado, os Dynamic key-values (anteriormente chamados de Key-value de formato livre) permitem que os editores passem valores de segmentação dinamicamente para uma tag de anúncio com base nas informações coletadas sobre seu público.
Eles são apropriados para uso quando os valores de sua ‘chave’ estão mudando, são desconhecidos ou simplesmente muitos para definir com eficiência.
O exemplo típico aqui seriam os termos de pesquisa que os visitantes do seu site usam ao navegar em seu site. Esse recurso permite segmentar milhares de valores de segmentação sem precisar predefini-los.
Os editores podem optar por segmentar variações de Key-value que podem ser definidos como amplos ou restritos conforme sua preferência, permitindo que você crie blocos de anúncios personalizados avançados. Abaixo estão os tipos de correspondência disponíveis no GAM:
- Exact match (Correspondência exata): se você não adicionar modificadores especiais a um valor segmentado, a pesquisa do usuário deverá corresponder exatamente a ele. Vamos pegar [telefone] por exemplo. Com a correspondência exata , valores como [telephone] ou [phones] não serão correspondentes.
- “Begins with” match (Correspondência “começa com”): use um asterisco (*) no final de um valor para corresponder aos itens que começam com o valor, mas têm caracteres adicionais no final. Por exemplo, [telefone*] corresponderia a valores como [telefones] e [telefone que você está usando], mas não [telefone].
- “Include” match (Correspondência “Incluir”): Use um til (~) no início de um valor para incluir valores que contenham a palavra inteira, em qualquer local. Por exemplo, [~phone] corresponderia a valores como [samsung phone] e [phone number], mas não [phones you are using].
- “Begins with” and “Include” match (Correspondência “Começa com” e “Inclui”): você pode usar um til e um asterisco em um valor. A parte “começa com” do valor agora pode aparecer em qualquer lugar no valor, não apenas no início. Por exemplo, [~phone*] corresponderia a valores como [phones], [old phone] e [your favorite phones to use].
- Values with spaces (Valores com espaços): quando você usa tipos de correspondência, os espaços são tratados como caracteres dentro do valor. Por exemplo, [número de telefone*] corresponderia a [números de telefone], mas não a [números de telefone].
Regras de formatação de Key-value
Os Key-values válidos precisam ser inseridos de acordo com as restrições de formatação do Google. Aqui estão as regras que você precisa seguir:
- As chaves e os valores não podem fazer distinção entre maiúsculas e minúsculas.
- Os nomes das chaves não devem começar com um número. Os valores podem começar com um número, ser apenas números ou uma combinação de números e letras.
- Os nomes das chaves não devem conter espaços. Os valores podem.
- Os valores são tratados como strings mesmo que sejam números, o que significa que os números não podem ser avaliados ou calculados. Por exemplo, age>=18 AND age<=35 não é válido e deve ser inserido como age=18-35.
- Os seguintes caracteres não devem ser usados em chaves nem valores: “ (aspas duplas), ‘ (aspas simples ou apóstrofo), = (sinal de igual), ! (ponto de exclamação), + (sinal de adição), # (símbolo de libra ou hash), * (asterisco), ~ (til), ; (ponto e vírgula), ^ (caret), () (parênteses), < > (colchetes angulares), [ ] (colchetes), , (vírgula), & (e comercial).
Como configurar Key-value e segmentar páginas e locais de anúncio específicos no GAM?
Os editores podem segmentar anúncios para páginas ou locais de anúncio específicos em um site por meio de Key-value. Vamos ver o que você deve fazer:
Adicione seus Key-value no GAM.
- Vá para Inventory > Key values > New key value
- Insira uma chave e verifique a tag do anúncio para garantir que ela corresponda à chave.
- Insira um nome de exibição, que é usado pelo coordenador de publicidade no GAM ao segmentar itens de linha específicos.
- Escolha o tipo de Key-value: predefinido ou dinâmico.
- Vá para Report on values e escolha Yes se quiser que as chaves apareçam em seus relatórios GAM.
- Insira os valores para a chave. Separe-os por quebras de linha. Quando estiver pronto, clique em Salvar.
- Adicione Key-value às solicitações de anúncios.
Nesta etapa, os editores podem definir se desejam segmentar no nível da página ou no nível do local do anúncio.
Você pode passar uma ou mais chaves, cada uma com um ou mais valores associados, para cada solicitação de anúncio.
Esses Key-values serão comparados às opções de segmentação configuradas no Ad Manager no nível do item de linha.
A segmentação no nível da página permite que você defina os mesmos Key-values em todos os locais de anúncio em sua página. Por exemplo, você pode querer segmentar seções específicas em seu site, como sua seção de notícias.
Você pode atribuir o valor “notícias” a páginas que se encaixam nessa categoria e, ao segmentá-lo no item de linha, ele segmentará todos os blocos de anúncios dessas páginas.
Use a função googletag.pubads().setTargeting() para utilizar a segmentação no nível da página.
A segmentação no nível do local permite configurar Key-values para locais de anúncio individuais em sua página. Por exemplo, alguns anunciantes podem querer segmentar apenas seu inventário premium, como aqueles com maior visibilidade.
Use a função Slot.set.targeting() nesses casos.
Abaixo está um exemplo do Google, que usa os dois tipos de segmentação para um único local de anúncio. Nesses casos, os Key-values são combinados e somente os anúncios que atendem a todos os critérios são qualificados para serem veiculados nesses locais de anúncio.
<head>
<script async src=”https://securepubads.g.doubleclick.net/tag/js/gpt.js”></script>
<script>
window.googletag = window.googletag || {cmd: []};
// GPT slots
var adSlots = [];
googletag.cmd.push(function() {
// Configure slot-level targeting.
adSlots[0] = googletag
.defineSlot(‘/6355419/Travel/Asia’, [728, 90], ‘banner-ad-1’)
.addService(googletag.pubads())
.setTargeting(‘color’, ‘red’)
.setTargeting(‘position’, ‘atf’);
adSlots[1] = googletag
.defineSlot(‘/6355419/Travel/Asia’, [728, 90], ‘banner-ad-2’)
.addService(googletag.pubads())
.setTargeting(‘position’, ‘btf’);
// Configure page-level targeting.
googletag.pubads().setTargeting(‘interests’, ‘basketball’);
// Enable SRA and services.
googletag.pubads().enableSingleRequest();
googletag.enableServices();
});
</script>
</head>
Segmente Key-value por meio de itens de linha.
- No GAM vá para Delivery > Order (Entrega > Pedido). Selecione o item de linha que você deseja segmentar.
- Role para baixo até Add Targeting e selecione Custom Targeting (Adicionar segmentação e selecione Segmentação personalizada).
- Selecione Chave no menu suspenso e insira os valores para sua chave.
Key-value e limites do sistema
Os editores precisam aderir aos limites do GAM, que para sua rede podem ser visualizados quando você acessa Admin > Configurações globais > Limites.
Verifique-os ao planejar a implementação de novos Key-values para que você possa fazer o melhor uso da segmentação por Key-value.
Aqui estão os limites gerais para cada rede GAM:
Chaves ativas predefined e dynamic (predefinidas e dinâmicas): até 200
Pares de chave-valor ativos: até 2,5 milhões
Valores ativos por chave predefined and dynamic (predefinidos e dinâmicos): 100.000
Os relatórios de Key-value têm alguns limites adicionais:
Key-values reportáveis: 30.000
Dimensões personalizadas: 10
Key-values de dimensão personalizada: 5.000 para GAM (20.000 para GAM 360).
Eles são calculados multiplicando o número de valores em cada chave de dimensão personalizada.
O exemplo do Google é com a Chave A de 10 valores, a Chave B de 15 valores e a Chave C de 20 valores. Quando multiplicados (10x15x20) chegam a 3000, o que é mais restritivo do que parece à primeira vista os limites do sistema.
Relatórios sobre Key-value
Você pode usar a dimensão de Key-value para gerar relatórios sobre Key-value, selecionar quais chaves incluir nos relatórios, transformar suas chaves mais importantes em dimensões personalizadas e ver quando as configurações de relatório de Key-value foram alteradas.
Crie “dimensões personalizadas” a partir de chaves predefinidas usadas com frequência, que você pode selecionar ao criar relatórios. Os dados para dimensões personalizadas são exibidos em relatórios somente se o valor predefinido da chave de dimensão personalizada foi explicitamente incluído na solicitação. Somente as impressões capturadas após a adição de uma dimensão personalizada são incluídas nos relatórios que usam a dimensão personalizada.
Como transformar chaves “predefinidas” em dimensões personalizadas:
- No GAM, vá para Inventário > Key-value.
- Clique no nome da chave a ser usada nos relatórios.
- Em “Relatar sobre valores”, clique em “Incluir valores nos relatórios e adicionar chave como dimensão personalizada”
- Adicione os valores de segmentação que você quer ver nos relatórios do Ad Manager e clique em Salvar.
Como gerar relatórios sobre dimensões personalizadas:
- No GAM, vá para Relatórios > Relatórios > Novo relatório.
- Clique em Dimensões personalizadas na seção “Dimensões”.
- Clique no nome de uma ou mais chaves que você adicionou como uma dimensão personalizada.
- Adicione as configurações de relatório restantes.
E Agora?
Embora os Key-values possam ser usados de várias maneiras, o conceito em si é simples. Ao planejar cuidadosamente o uso de chaves e valores, você pode tornar o Google Ad Manager mais eficiente e gerar relatórios mais detalhados.