Como a velocidade de carregamento da página afeta o comportamento do usuário

Se o seu site não carregar rapidamente, a má notícia é que você está perdendo vendas. As pessoas não estão mais dispostas a esperar. Pior ainda, os sites lentos geralmente terminam bem abaixo dos mais rápidos nos resultados de pesquisa. Isso significa que os clientes veem os sites dos seus concorrentes antes dos seus.

Neste artigo, explicamos o que é a velocidade de carregamento da página, como ela é medida e o efeito que a velocidade da página tem nas atitudes e no comportamento do consumidor. Também compartilhamos várias maneiras de aumentar a velocidade do seu site.

Velocidade de carregamento da página explicada

A velocidade de carregamento da página é uma medida do tempo que leva para uma página do seu site ser baixada no dispositivo do visitante para que possa ser usada. Para determinar a velocidade real de carregamento da página, o Google usa uma métrica importante chamada Core Web Vitals, que rastreia os três itens a seguir:

  • Largest Contentful Paint (LCF): é quanto tempo leva para o maior elemento de uma página aparecer, como um bloco de texto ou uma imagem.
  • Atraso na primeira entrada: mede quanto tempo um usuário tem que esperar para poder fazer algo em seu site, como abrir menus suspensos em dispositivos móveis, clicar em links para visitar outras páginas e alternar entre imagens em um carrossel.
  • Mudança cumulativa de layout: imagens, blocos de texto e fontes mudam muito de posição e tamanho à medida que uma página da web é baixada, geralmente devido a folhas de estilo em cascata e codificação JavaScript deficientes. Isso é chamado de mudança de layout e o Google penaliza os sites por isso.

Como a velocidade de carregamento da página afeta as classificações dos mecanismos de pesquisa

Se houver dois sites de qualidade igual, que apresentem ótimo conteúdo e tenham perfis de backlinking semelhantes, o site com o melhor Core Web Vitals terá uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.

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O que exatamente o Google está procurando? De acordo com a documentação do Core Web Vitals, o Google deseja que a métrica LCF aconteça em no máximo 2,5 segundos. Ele também deseja menos de 100 milissegundos para o atraso da primeira entrada e a mudança cumulativa de layout. Então, os sites atuais estão atingindo esses padrões? Geralmente, não.

A Littledata testou a velocidade média de download da página em 5.727 sites de alto tráfego, cada um com entre 20.000 e 500.000 visitantes por mês. Ele registrou um tempo médio de download nesses sites de 4,2 segundos no desktop. De acordo com as estatísticas da Littledata, um site precisava ser baixado em 2,9 segundos para entrar entre os 20% dos sites mais rápidos. Para chegar ao top 10, o tempo foi de 2,2 segundos.

É surpreendente quantos sites atualmente não conseguem atingir os benchmarks Core Web Vital. A probabilidade é que a maioria dos sites de seus concorrentes também falhem agora. Mas você não deve ser complacente. Se puder, aproveite a velocidade lenta do site dos concorrentes, aumentando o seu próprio site para obter uma vantagem rápida no Google.

Como a velocidade de carregamento da página afeta o comportamento do cliente

Para cada segundo adicional que seu site leva para carregar, as taxas de resposta (pessoas que compram de você ou deixam uma consulta) caem. De acordo com Portent, em um segundo há uma taxa de conversão de 40%, mas aumente esse valor em outro segundo e ela se torna 34%. Mais um e a conversão atinge 29 por cento e continua diminuindo à medida que o tempo de carregamento aumenta. Isso é a prova de que sites lentos prejudicam drasticamente as taxas de conversão.

“À medida que os consumidores perdem mais tempo e a capacidade de atenção diminui, as páginas que não carregam imediatamente podem significar que o cliente se recusará a comprar naquele site”, disse Daniel Cheung, gerente de otimização de mecanismos de pesquisa da Optus.

Os consumidores formam uma opinião sobre todo o seu negócio com base no seu site e na rapidez com que ele carrega. “Os usuários não apenas esperam ver resultados rapidamente”, disse Diona Kidd, sócia-gerente da Knowmad Digital Marketing, “e ficam desapontados quando isso não acontece, mas a velocidade da página também afeta imediatamente a opinião profissional que eles têm sobre você”.

Os usuários percebem um site lento ou desajeitado como um reflexo de como sua empresa é administrada e do quanto ela se importa, por isso é do seu interesse aprimorar seu site para melhores vendas e engajamento.

Como aumentar a velocidade de carregamento da página do seu site

A boa notícia é que aumentar a velocidade de carregamento da página não é ciência de foguetes. Comece fazendo um balanço do seu site e do desempenho dele. Você pode usar o Google PageSpeed ​​​​Insights ,  GTmetrix  ou  Pingdom para descobrir sua velocidade atual e obter uma análise do que precisa de atenção.

Siga estas oito etapas para obter um aumento real na velocidade de download do seu site:

1. Compacte texto e imagens.

Uma dica importante de design de sites que muitas empresas não seguem é não reduzir o tamanho dos arquivos de imagem e vídeo, de acordo com Beverly Friedmann, gerente de conteúdo da ReviewingThis. “Diminuir ou converter o tamanho e a escala da imagem pode ajudar drasticamente, bem como remover qualquer conteúdo de vídeo que não seja crítico para o conteúdo do seu site.”

2. Otimize para dispositivos móveis.

Otimizar seu site para dispositivos móveis é provavelmente a coisa mais importante que você deve fazer em seu site. A maioria dos consumidores agora navega na Internet através de dispositivos móveis, não de desktops e laptops.

“Não consigo enfatizar o suficiente que os sites de hoje devem ser otimizados para dispositivos móveis”, disse Yaniv Masjedi, que faz marketing na Aura. “Está tudo muito bem se o processador ultra-forte do seu desktop puder carregar as páginas do seu site em um ou dois segundos, [mas] a maioria dos compradores usa dispositivos móveis para navegar.”

Masjedi disse para garantir que seu site seja projetado de forma que seja responsivo por dispositivo e tamanho de tela.

3. Verifique seu provedor de hospedagem.

A compactação de imagens e a otimização móvel não significam nada sem um bom servidor por trás delas. Faça a devida diligência e pesquise para ter certeza de ter um bom host com suporte ao cliente sólido. 

“As empresas de hospedagem podem se tornar muito populares, causando um influxo de sites hospedados em seus servidores”, disse Audrey Strasenburgh, estrategista de SEO da LogoMix. “Uma mudança rápida [para outro servidor] pode economizar segundos vitais.”

4. Armazene em cache.

Cache é o processo de armazenar suas informações no dispositivo de um usuário para que as informações possam ser carregadas mais rapidamente. Isso é especialmente eficaz para aumentar a velocidade de carregamento da página para usuários recorrentes.

“Dependendo do software”, disse Alex Furfaro, proprietário da Alex Furfaro SEO Consulting, “uma versão estática do site pode ser armazenada e essa versão será o carregamento inicial em um navegador e carregará muito mais rápido”.

5. Reduza CSS e JavaScript.

“Adiar o código da parte superior do site para o rodapé diminuirá o tempo de carregamento inicial do usuário”, disse Furfaro. “Como o código superior é carregado primeiro, o usuário verá a parte superior do site normalmente enquanto o navegador termina de carregar o código próximo ao rodapé.”

Furfaro observou que é melhor fazê-lo por um especialista, pois esta técnica pode ter consequências desastrosas se for mal feita, nomeadamente por partes do site perderem funcionalidade ou carregarem incorretamente. Você também pode inserir um plug-in para minimizar o código JavaScript, o que aumentará a velocidade da página, eliminando o “inchaço do código”.

6. Exclua plug-ins não utilizados.

Se você estiver usando um sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress, seu site pode estar atrasado porque há muitas instalações de back-end que o tornam lento. Se você já tem o mesmo site há algum tempo e está constantemente instalando plugins para integrar novos recursos, pode estar sobrecarregando a memória do site. Volte e exclua ou desative quaisquer plug-ins que não sejam mais relevantes e que possam resolver o problema.

7. Hospede seu conteúdo em sites externos.

Você pode considerar hospedar arquivos de vídeo grandes em um site como o YouTube ou o Vimeo. Você pode incorporá-los ao seu site em vez de carregá-los por meio do construtor de sites. Hospedar arquivos grandes em seu próprio serviço ocupará muito espaço. Carregá-los para plataformas externas não apenas reduzirá o atraso, mas também criará uma nova fonte de tráfego para sua página.

8. Use compactação Gzip

Assim como acontece com imagens e arquivos de vídeo, você pode compactar conteúdo da web como CSS, PHP, JavaScript e HTML para acelerar o download de páginas com Gzip, tornando os arquivos entre 50% e 70% menores, de acordo com o PagePipe.