O que é sazonalidade?
No setor de publicação digital, a sazonalidade da receita de anúncios refere-se à correlação entre o volume de tráfego e os gastos com publicidade gerados pelos anunciantes.
Enquanto as casas de mídia e as marcas planejam suas despesas de uma forma que costuma ser fácil de prever (os orçamentos anuais são divididos em períodos mais curtos – metas trimestrais e mensais, de modo que o início de cada um desses períodos costuma ser “pior” para os Publishers – porque não todos os orçamentos ainda estão ativos), o tráfego (a presença de usuários no site e as sessões geradas por eles) está associado tanto a um calendário fixo de eventos anuais quanto a situações aleatórias inesperadas e eventos súbitos que afetam o comportamento das pessoas que usam o Internet.
Quaisquer que sejam os motivos e não importa o setor, o impacto da sazonalidade na receita de anúncios é indiscutível e todo editor digital deve estar ciente de quais eventos e como afetam seu inventário.
PUBLICIDADE
Tipos de sazonalidade
Distribuição de tráfego anual
Para apresentar um gráfico que é considerado a distribuição anual mais padrão do tráfego de sites, analisamos uma das poucas indústrias que ficaram um pouco imunes às mudanças e quedas decorrentes da pandemia – Hobbies, Games e Lazer. Coletivamente, esses são exemplos muito bons de como o tráfego pode flutuar normalmente durante o ano.
No calendário de Publicidade Digital, o 1º trimestre costuma ser plano e as despesas dos Anunciantes começam a crescer de forma constante apenas a partir de Março. Há pequenos ups durante a Páscoa e o Dia das Crianças.
Distribuição de tráfego mensal
Bem, é uma questão de formalidades – Os anunciantes que dividem seus orçamentos anuais em “pedaços” menores (metas trimestrais e mensais) precisam desses 2-3 dias (e às vezes mais) para confirmar e lançar novas campanhas. Esse também é o motivo do crescimento do lucro no final do mês – vale a pena usar o orçamento projetado conforme planejado.
Os usuários da Internet têm hábitos diferentes durante os diferentes dias da semana, e isso fica particularmente evidente durante o início do fim de semana – e obviamente varia dependendo do nicho.
Existe um padrão comprovado para flutuações de tráfego?
Absolutamente não. A categoria do site e o assunto de seu conteúdo estão indiscutivelmente relacionados à forma como seus usuários se comportarão.
Flutuações de tráfego: espere o inesperado