Quando o assunto é internet, a regra é clara: quanto mais alcance tem uma publicação, maior o número de visualizações e maiores os ganhos. E uma ferramenta que pode ajudar a ampliar esse alcance de maneira exponencial é o Google News.
Desenvolvido para auxiliar os usuários a encontrar notícias de seu interesse reunidas em um só lugar, o Google News ganhou popularidade entre os publishers por conta da capacidade de gerar tráfego de qualidade.
O que é Google News
O Google News é uma espécie de agregador, onde os usuários encontram uma seleção de notícias e artigos personalizada, baseada em buscas anteriores, interesses, e também na localização geográfica.
Os artigos exibidos no Google News não são produzidos pela empresa, mas sim selecionados através do algoritmo do Google, que identifica o assunto, a localização e outros critérios para determinar o que é relevante ou não para cada usuário.
Disponível no navegador (basta digitar news.google.com para acessar) ou através de apps para iOS e Android, o Google News tem uma série de seções para que o leitor seja capaz de encontrar notícias de seu interesse rapidamente.
Totalmente personalizável, o Google News permite que os usuários escolham quais tópicos e fontes desejam seguir, além de outras configurações possíveis, como a frequência de notificações, por exemplo.
As notícias são exibidas em editorias, e também reunidas por veículos. Além disso, a página inicial do Google News conta com informações relevantes, como a previsão do tempo e uma espécie de “trending topics”, onde os assuntos mais buscados do país são listados.
As seções do Google News
Para quem deseja emplacar seus artigos ou notícias no Google News, é importante conhecer a estrutura da ferramenta e suas seções.
Enquanto outras ferramentas semelhantes, como o Google Discover, exibem artigos evergreen (que não são ligados a assuntos da atualidade e, portanto, não têm prazo de validade), o Google News é focado nos temas mais relevantes do dia.
Por isso, o Google News é especialmente indicado para portais e veículos com foco nas hard news. Ou seja, empresas que cobrem o noticiário local, nacional e internacional diariamente.
Isso não significa que notícias de outros segmentos, como entretenimento, por exemplo, não sejam veiculadas na ferramenta. Mas elas provavelmente não terão o mesmo destaque, e serão exibidas principalmente para os usuários que optaram por acompanhar o tema.