O que é Google Web Stories?

O Google Web Stories são carrosséis de conteúdo disponibilizados na interface do Google Discover.

Com o uso de imagens, vídeos, texto e animação, esses conteúdos são apresentados de maneira mais dinâmica e atraente, geralmente com um CTA (Call-to-Action, ou em português, Chamada para Ação) ao final levando a uma versão mais completa em forma de vídeo ou artigo. 

As imagens são exibidas na vertical, e enchem a tela dos usuários. 

O formato é bastante parecido com o que estamos acostumados no Instagram, permitindo que os usuários avancem ou retornem para a tela anterior com apenas um toque.

PUBLICIDADE

Os Google Web Stories exibem conteúdos de temas diversos para cada usuário, baseados nas buscas anteriores e em temas de interesse, o que garante uma “curadoria” única para cada internauta.

Ou seja, os seus web stories serão exibidos para usuários interessados no tema, o que os torna mais propensos a engajar com o seu conteúdo. 

O resultado? Uma alta taxa de cliques e visualizações. 

Como os Google Web Stories aparecem no Discover?

Mesmo que o formato rápido e dinâmico possa sugerir o contrário, os Google Web Stories não aparecem automaticamente no Google Discover.

É necessário que os criadores de conteúdo elaborem os web stories diretamente em seus sites para que eles sejam exibidos para os usuários, em um processo semelhante ao das AMPs (Accelerated Mobile Pages).

Para os usuários de Android e iOS, a aba de stories aparece no topo do Google Discover, logo após as recomendações principais.

É possível gerenciar as preferências, e também selecionar a opção de não exibir os stories. Os usuários também são capazes de gerenciar os interesses, acessando uma lista com temas que já foram buscados no Google.

Nessa lista, é possível selecionar temas para seguir e também para ocultar. Ou seja, o usuário tem total controle sobre os assuntos que serão exibidos no Google Web Stories.