Formatos de conteúdo de anúncios

Dentro do portfólio dos formatos padrão IAB, válidos também para a mídia programática, a entidade divulga uma tabela com os tamanhos dos anúncios recomendados. 

Nessa tabela, é possível encontrar informações como tipo de anúncio, nome do formato, formato de anúncio de tamanho fixo para transição, proporção, tamanho, limite de tamanho, peso máximo e tamanho de imagem estática:


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Formatos de conteúdo de anúncios

O portfólio dos formatos padrão IAB também destaca as especificações para diferentes formatos de conteúdo de anúncios. Confira quais são as sugestões da entidade:

Rich Media

Rich Media são os recursos interativos que proporcionam novas experiências com o conteúdo. Esses recursos podem ser animação, elementos que acionem a expansão do anúncio, vídeo ou outros. A orientação do IAB é que as experiências com Rich Media devem ser sempre iniciadas pelo usuário.

Animação

As animações são imagens em movimento. Não confunda com os anúncios em vídeo, pois geralmente não são usados arquivos nesse formato. É importante que o peso total desses arquivos esteja dentro dos limites permitidos de carregamento inicial e carregamento subsequente. 

As recomendações do IAB para as animações incluem que o tempo de animação não deve exceder 15 segundos. A entidade também ressalta que não é recomendado que haja luz intermitente (flash), alto contraste, movimentos rápidos e cores muito vivas na animação, que podem causar mal estar em alguns usuários.

Expansão de anúncios

A expansão acontece quando o anúncio expande para um tamanho maior que o tamanho original. É recomendado que essa expansão seja inicializada pelo usuário, em vez de ser reação a alguma ação, como passar o mouse ou pousar o cursor em um item específico.

É importante que o anúncio expandido tenha um botão de cancelamento ou fechamento bastante claro e visível, que permita ao usuário dispensar o anúncio quando desejado.

Anúncios intersticiais

Os anúncios interstiticiais são aqueles que aparecem antes, durante ou após uma experiência de conteúdo. É importante entender que anúncios pop-up, que sobrepõem o conteúdo, não são considerados intersticiais. 

Assim como outros formatos, os anúncios intersticiais devem exibir um botão de fechamento bem claro. Não é recomendado que eles apresentem contagem regressiva para que os usuários possam fechá-los. 

Vídeo

Os anúncios em vídeo são bastante populares, mas envolvem uma série de cuidados por conta do tamanho dos arquivos – que podem provocar lentidão no carregamento da página. 

O IAB tem diferentes recomendações para vídeos com reprodução automática e para aqueles que são iniciados pelos usuários. Essas recomendações não se aplicam aos anúncios in-stream, também conhecidos como pre-roll, mid-roll e post-roll. 

Confira os padrões IAB para vídeos: 

Reprodução automática de vídeo iniciada pelo sistema anfitrião

  • Os vídeos devem ter duração máxima de 15 segundos;
  • O tamanho máximo do arquivo não pode exceder 1.1 Mb;
  • A qualidade mínima do arquivo deve ser de 24 fps. Para largura de banda menor (menos de 2 mbps), recomenda-se utilizar 18 fps.

Reprodução de vídeo iniciada pelo usuário

  • Não há duração máxima recomendada;
  • A qualidade mínima do arquivo deve ser de 24 fps. Para largura de banda menor (menos de 2 mbps), recomenda-se utilizar 18 fps.

Áudio

Além dos anúncios produzidos especificamente em áudio, anúncios em vídeo e animações podem conter som para aprimorar a experiência dos usuários. 

Porém, a reprodução automática de áudio pode ser incômoda para alguns. Por esse motivo, o padrão IAB recomenda que os anúncios com áudio sejam configurados para o mudo no início de sua reprodução. 

Botões de fechamento

Os formatos padrão do IAB recomendam que todos os tipos de anúncio contenham botões de fechamento claros e imediatamente visíveis aos usuários. 

Os botões de fechamento devem: 

  • Estar localizados no canto superior direito do anúncio;
  • Incluir um “X” com tamanho mínimo de 50×50 dp;
  • Estar disponível desde o início da exibição do anúncio. 

Requisitos gerais para os anúncios segundo o padrão IAB

O guia também conta com alguns requisitos gerais para os anúncios, que devem ser observados pelos publishers antes da veiculação dos criativos:

Publicidade Baseada em Interesse (IBA): segundo o IAB, os anúncios que utilizam direcionamento baseado em comportamento e interesses dos usuários devem incluir controles de autorregulação.

Publicidade em áudio: o anúncio deve incluir um controle para que o usuário defina quando (e se) ouvirá o conteúdo. Ou seja, o áudio deve ficar silencioso nos anúncios por padrão. Nada de autoplay!

Identificação do anúncio: o IAB recomenda que o anúncio deve ser publicado de forma que não se confunda com o conteúdo editorial. Como exemplo, a entidade recomenda que os criativos tenham bordas claramente definidas, para não se confundir com o conteúdo normal da página.

Carregamento de CPU: outro ponto importante destacado pelo IAB é o peso dos anúncios, que devem ser desenvolvidos de forma a serem executados sem interferir no desempenho do site ou do aplicativo. A recomendação é de que o carregamento máximo da CPU seja de 30% por anúncio ativo. 

Número máximo de arquivos carregados por anúncio: segundo o IAB, o anúncio não deve exceder dez solicitações de arquivo durante o carregamento inicial. Arquivos adicionais (additional files) podem ser carregados conforme necessário.

IAB e Coalition for Better Ads

Além da pesquisa e divulgação dos formatos IAB, a entidade também faz parte da Coalition for Better Ads (Coalisão para Melhores Anúncios), uma iniciativa formada por mais de 50 associações e empresas envolvidas com mídia online.

A iniciativa identificou que grande parte da audiência online rejeita a publicidade digital, o que levou à popularização dos ad-blockers e plugins que bloqueiam a visualização de anúncios. 

Para reverter esse quadro, a CBA criou o Better Ads Standards (Melhores Padrões de Anúncios), para oferecer publicidade digital menos invasiva e garantir uma melhor experiência para os usuários de todo o mundo. O programa certifica as empresas e publishers que estão em conformidade com as regras estabelecidas pela iniciativa.

Entre os formatos desktop que não se encaixam dentro dessas regras, estão os anúncios pop-up, a reprodução automática de anúncios em vídeo com som, os anúncios do tipo prestitial (que aparecem antes do site ser aberto) com contagem regressiva e anúncios grandes fixos. 

Para os anúncios destinados a dispositivos móveis, a Coalition for Better Ads não recomenda aqueles no formato pop-up, do tipo prestitial, com tamanho maior do que 30% da tela, anúncios animados intermitentes, anúncios de vídeo reproduzidos automaticamente com som, anúncios poststitial com contagem regressiva, anúncios de rolagem em tela cheia e grandes anúncios fixos.

Ou seja, os anúncios nos formatos mencionados acima não se encaixam no padrão IAB e devem ser evitados.

Tendo em vista os formatos e os requisitos necessários para estar com a sua publicidade online dentro dos padrões IAB, percebemos que é preciso estarmos atentos as atualizações diárias da associação para oferecer sempre a melhor experiência ao usuário, tornando a entrega mais segura e efetiva.