Ecossistema de uma AdTech: tudo o que você precisa saber

Os anúncios tornaram-se parte integrante de todos os negócios e de todo o ecossistema digital. É por isso que os gastos com publicidade estão aumentando enormemente no ano passado. É de US$ 600 bilhões e a previsão é que atinja US$ 900 bilhões em 2027. 

A tecnologia em torno da exibição e visualização de anúncios também passou por mudanças tremendas ao longo dos anos e abriu caminho para o novo discípulo “AdTech. Este extenso guia fornece uma base clara sobre os fundamentos da adtech, seus benefícios, seu corpo diretivo e tudo o que você precisa saber.

O que é AdTech?

AdTech é um domínio que contém diferentes softwares e ferramentas para ajudar marcas, serviços e editores a realizar compras e vendas de anúncios eficazes. Eles os ajudam a analisar, criar estratégias e entregar melhores campanhas de publicidade digital.

A AdTech agiliza o processo de compra e venda de anúncios à medida que se torna mais complexo com a concorrência. Os elementos do domínio adtech, como servidores de anúncios, redes de anúncios, troca de anúncios, DSP, SSP, lances em tempo real, etc., formam o ecossistema adtech. Ele fornece uma maneira de obter melhores campanhas publicitárias e maiores rendimentos na monetização de sites.

PUBLICIDADE

Evolução da AdTech

Principais participantes da AdTech

Geralmente, adtech consiste no lado da fonte e no lado da demanda. Os principais participantes do lado da fonte e da demanda são editores, anunciantes, usuários e provedores de adtech.

Editores: Aqueles que publicam conteúdo online em sites, revistas, meios de comunicação e redes sociais. Eles estão do lado da fonte ou do fornecedor, o que significa que têm espaço para exibir anúncios. Eles podem vender esses espaços para marcas e serviços por dinheiro. Eles possuem tráfego de usuários e dados de clientes valiosos, que podem ser acessados ​​pelas marcas e serviços para atingir seus objetivos.

Anunciantes: Marcas, serviços e profissionais de marketing são alguns exemplos de anunciantes. Eles estão do lado da demanda, que compram espaços publicitários em canais online, como sites e aplicativos móveis. Eles alcançam seu público-alvo exibindo anúncios no site ou aplicativo com tráfego potencial e dados do usuário. 

Usuários da Internet: O público que consome conteúdo gerado por editores e anunciantes, incluindo conteúdo, vídeo, áudio, anúncios, etc.

Provedores AdTech: os provedores que permitem a compra e venda eficaz de espaços publicitários usando elementos tecnológicos. Os elementos incluem servidores de anúncios, troca de anúncios, DSP, SSP, DMP, etc. 

Agências de publicidade, mesas de negociação e redes de publicidade são ótimos exemplos de provedores de tecnologia de publicidade. Eles otimizam a compra e venda de mídia e conectam os anunciantes a vários fornecedores para obter altas receitas e ROI.

Ecossistema AdTech

As plataformas integrais ou intermediários em adtech melhoram a compra e venda de espaço publicitário. A lista está abaixo.

Fonte

Rede de anúncios:

Uma rede de anunciantes é uma plataforma que agrega espaço de inventário de editores e o vende aos anunciantes com uma margem de lucro. Podem ser consideradas corretoras de anúncios, que coletam espaços publicitários em um leilão e os revendem aos anunciantes por meio de uma campanha. 

Os anunciantes podem comprar o espaço publicitário com base no tráfego do usuário, orçamento e dados demográficos, como idade, sexo e localização. Não é altamente direcionado. Editores e anunciantes não terão contato direto. O controle e a transparência sobre o processo de compra de mídia são muito baixos.

As redes de anúncios são adequadas para editores e anunciantes que estão iniciando sua jornada na publicidade digital. Algumas redes de anúncios populares são Google Adsense e Google AdMob, que são usadas por 90% dos editores que usam SDKs de redes de anúnciosYahoo Gemini e Media.net.

Ad Exchange (AdX):

Essa plataforma permite que os editores listem seus espaços publicitários e conduza um leilão em tempo real para permitir que os anunciantes façam lances por impressões. Os editores se conectam ao Ad Exchange por meio da plataforma de oferta (SSP) e os anunciantes se conectam ao AdX por meio da plataforma de demanda (DSP).

Os editores listam seu inventário de anúncios no SSP, e o SSP envia os requisitos para uma troca de anúncios. Ele conduz o leilão em tempo real, permitindo que os anunciantes façam lances nas impressões disponíveis. 

Editores e anunciantes têm mais controle sobre o processo. Os editores podem definir preços mínimos de CPM e os tipos de formatos de anúncio que desejam exibir para reduzir o conteúdo com spam.

Os anunciantes podem escolher o espaço publicitário de acordo com o orçamento, métricas de segmentação granulares e limite de frequência. Algumas trocas de anúncios populares são Google Ad Exchange, OpenXPubMatic e Magnite.

Servidor de anúncios

O objetivo do servidor de anúncios é veicular anúncios no site ou aplicativo e acompanhar o desempenho desses anúncios. Editores, anunciantes, agências de publicidade e redes de publicidade usam servidores de anúncios. Ele usa tecnologias automatizadas para selecionar o anúncio com lances mais altos e colocar anúncios no site. Ele sabe quais anúncios colocar e onde colocar anúncios.

Portanto, é o local central para gerenciar campanhas publicitárias, rastreando e relatando os resultados. Google Ad ManagerEPOM e OpenX são alguns exemplos de servidores de anúncios populares.

Plataforma do lado da oferta (SSP):

SSP é uma plataforma ou ferramenta para os editores definirem seus requisitos e automatizarem o processo de venda de impressões, incluindo anúncios gráficos, em vídeo e para celular. 

Ele permite que o Ad Exchange saiba sobre a impressão disponível e os requisitos do criativo do anúncio adequado para o espaço publicitário. A partir daí, o Ad Exchange disponibiliza as impressões para os potenciais compradores.

Hoje em dia, a distância entre o SSP e o Ad Exchange está diminuindo. Muitas empresas de serviços desenvolvem SSPs com capacidade de troca de anúncios para oferecer soluções abrangentes aos editores. Alguns SSPs populares são Amazon Publisher ServicesXandrIndex Exchange, etc. O Google Ad Manager garante o primeiro lugar em SSP nos EUA

Plataforma do lado da demanda:

O software permite que os anunciantes acessem o inventário de anúncios potencial listado no Ad Exchange, incluindo anúncios gráficos, em vídeo e para celular. Os anunciantes selecionam o espaço publicitário de acordo com seu orçamento e com métricas de segmentação mais granulares, além do tráfego de usuários, contexto e dados demográficos, para atingir seus alvos. 

Após a seleção, eles dão lances pela impressão em um leilão em tempo real igual ou superior ao preço mínimo. Alguns DSPs populares são AmazonXandrDisplay and Video 360 do Google e Yahoo.

Plataforma de gerenciamento de dados:

Esta plataforma é a fonte de dados que coleta dados primários, secundários e de terceiros para fazer uma lista abrangente de detalhes do usuário para uma segmentação mais detalhada. 

Editores e anunciantes entram em contato com a DMP para coletar dados enriquecidos do usuário e exibir anúncios para o usuário mais específico. Com os dados completos do DMP, os anunciantes podem reduzir os gastos com publicidade e aumentar o ROI investindo apenas em sites com alvos potenciais. 

O profissional de marketing ou editor envia os requisitos de dados de quem deseja os dados – por exemplo, uma mulher de 20 a 40 anos que gosta de casacos de pele. O DMP envia os dados do usuário aos anunciantes para direcionar aos usuários anúncios relevantes ou personalizados. OracleSalesforce e IBM são algumas das principais plataformas de gerenciamento de dados.

Mesa de negociação da agência (ATD):

ATD é uma agência que oferece um conjunto de serviços para anunciantes, como compra, colocação e gerenciamento de campanhas publicitárias. ATD é uma opção para profissionais de marketing que não estão prontos para usar DSP ou não conseguem formar sua equipe interna. 

As agências contam com uma mesa de negociação com analistas de dados, gerentes de contas, desenvolvedores de software, designers e outros profissionais para formar uma equipe especializada em adoção. Eles gerenciam e promovem campanhas publicitárias e oferecem análises sobre compra de mídia para anunciantes em diferentes plataformas. 

Publicidade programática:

A publicidade programática é uma reviravolta importante e eficaz na indústria de tecnologia de publicidade. É uma forma automatizada de comprar e vender espaço publicitário digital. As plataformas que discutimos, como DSP, SSP e trocas de anúncios, também são elementos de publicidade programática. 

Este elemento usa diferentes softwares e algoritmos para automatizar a compra de mídia e veicular os anúncios certos para o público certo no contexto certo. A compra de mídia programática ocorre em tempo real, é baseada em leilões, é altamente direcionada e altamente eficaz.

Os editores obtêm altos CPMs para seu inventário de anúncios e os anunciantes obtêm alto ROI em suas campanhas publicitárias. 

Corpo Governante do Ecossistema AdTech

Interactive Advertising Bureau (IAB) é o órgão regulador do ecossistema adtech. Eles desenvolvem padrões do setor e oferecem suporte jurídico para o setor de publicidade online. Foi fundada em 1996 em Nova York e atua principalmente nos EUA e na Europa. 

O IAB oferece vários serviços de publicidade digital que incluem:

  • Orientação e suporte padrão do setor para profissionais de marketing na compra e venda de mídia. 
  • Eles regulam o ecossistema publicitário com leis de privacidade de dados, como CPRA e CPDA.
  • Recursos apoiados por pesquisas e que fornecem estudos de histórias de sucesso de determinados tipos de anúncios.
  • Apoio e aconselhamento em questões jurídicas.
  • Eles também ajudam as empresas na atribuição de dados. 

Em geral, o IAB responde a perguntas como desenvolver anúncios eficazes, criar anúncios PPC legais e interativos, o que a empresa deve fazer para garantir que os anúncios PPC sejam legais e assim por diante. Este órgão de governo ajuda as empresas com tudo o que precisam para tomar decisões baseadas em dados e realizar compras de mídia eficazes.

MarTech vs. AdTech

Esses dois termos são frequentemente confundidos com um só, mas não são iguais. MarTech significa tecnologia de marketing e AdTech significa tecnologia de publicidade.

MarTech agiliza os esforços de marketing com um conjunto de ferramentas e software. Representa o conjunto de esforços de marketing e utiliza tecnologia para automatizar, otimizar e medir os esforços em diferentes canais. Blogs, promoções em mídias sociais, boletins informativos e marketing por e-mail são alguns exemplos de esforços de marketing. 

Por outro lado, a tecnologia de publicidade concentra-se na compra e venda eficaz de espaços publicitários e possui software intermediário eficaz para automatizar o processo.

Marketing é um conjunto de esforços e ações para atingir e atrair públicos. Aumenta o reconhecimento, a força, o valor da marca e as vendas. 

A publicidade é uma das atividades de marketing por meio da qual você entrega mensagens eficazes para aumentar a conscientização, criar interesse e realizar as ações desejadas em diferentes canais. A ação desejada inclui fornecer IDs de e-mail para downloads de e-books e formulários de inscrição e assistir a uma demonstração. 

Benefícios da AdTech

A AdTech está evoluindo e melhorando as campanhas digitais com novas etapas, como o vernacularismo digital, a confiança em dados próprios e a mudança da narrativa digital com anúncios personalizados.

A Adtech está extremamente automatizada agora, à medida que o aprendizado de máquina está melhorando no processamento de grandes quantidades de informações em milissegundos. A publicidade programática também está alcançando novos patamares com streaming de TV e anúncios de áudio.

Confira os três principais benefícios de uma indústria adtech tão eficaz:

Orçamento de publicidade utilizado de forma eficaz: 

Ao contrário da publicidade tradicional, você pode exibir anúncios para públicos interessados ​​nos produtos e serviços da adtech. Ajuda os anunciantes a exibir os anúncios certos para o público certo com dados próprios e de terceiros. Eventualmente, os gastos com publicidade serão melhor utilizados e o orçamento publicitário será mínimo em comparação com a publicidade tradicional.

Campanhas publicitárias de alta eficiência:

A AdTech ajuda anunciantes, agências de publicidade e editores a analisar e medir o desempenho da campanha com ferramentas eficazes. As ferramentas de análise e rastreamento de desempenho fornecem uma visão panorâmica de onde os anúncios são colocados e como eles funcionam. Assim, aumenta a produtividade e economiza tempo no processo de compra de mídia.

Melhor ROI:

Os dois atores vitais da adtech (editores e anunciantes) podem colher mais do que gastam. Os editores com dados próprios enriquecidos e sites confiáveis ​​podem obter altos CPMs para o espaço publicitário, enquanto os anunciantes podem gastar um mínimo em espaço publicitário potencial e obter um alto ROI. 

Como os anunciantes investem em espaços publicitários que lhes permitem atingir públicos-alvo específicos e aumentar as conversões, o orçamento publicitário é menor. Eles podem atingir metas de acordo com o funil de marketing em que se encontram, como reconhecimento da marca, consideração e conversão, e gastar de acordo. 

Tocando alturas com AdTech

À medida que a adtech cresce exponencialmente, o software e as ferramentas da adtech estão se tornando mais sofisticados. A adtech permite integrar múltiplas plataformas, compartilhar dados, tomar decisões baseadas em dados, atingir metas em diferentes canais, reduzir o tempo com metas restritas, rastrear e analisar o desempenho e obter o melhor resultado. 

Vendo o crescimento da adtech nas últimas três décadas, ela não dá sinais de desaceleração. A utilização da tecnologia de publicidade hoje em dia gira em torno de vários parâmetros, adaptando-se às mudanças, captando novas tendências e utilizando-as com um toque sutil. Em última análise, a AdTech permite que você se concentre em um trabalho mais criativo, agrega valor e reflete positivamente o resultado.