Se você ainda não implementou a publicidade programática ou apenas recentemente começou a investigá-la, agora é a hora, até que seja tarde demais. Globalmente, a publicidade programática está ganhando impulso em todo o mundo. Nos EUA e em pouco mais de 80% da Europa, as compras de meios de comunicação programáticos representam 85% de todos os gastos com publicidade digital. Além disso, prevê-se que as compras de mídia programática este ano representem 68% de todas as despesas com publicidade digital em todo o mundo. Então, o que exatamente é publicidade programática e ela é apropriada para você?
Vamos entender o que é marketing programático e também as melhores práticas através de alguns estudos de caso relevantes.
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O que é publicidade programática?
A publicidade programática, em sua forma mais básica, é a tecnologia usada para comprar e vender anúncios digitais. A publicidade programática usa uma abordagem automatizada de critérios definidos pelo anunciante para comprar conteúdo de anúncio digital na web, em dispositivos móveis, em aplicativos, em vídeo e em mídias sociais.
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É uma forma automatizada de comprar e vender espaço publicitário digital em tempo real. Isto elimina a necessidade de intervenção humana no processo, o que por sua vez reduz o tempo e os custos envolvidos. A publicidade programática utiliza dados e algoritmos para atingir o público certo no momento certo, garantindo uma publicidade mais eficiente e relevante. Ele transformou a indústria da publicidade, tornando mais fácil para os anunciantes atingirem seu público-alvo e otimizarem suas campanhas para obter o máximo impacto. A publicidade programática mudou o foco da compra de mídia para a compra de audiência, tornando o processo mais transparente e eficaz.
Como funciona o marketing programático?
Quando um visitante acessa uma página de publicidade programática, o marketplace cria um mercado para empresas interessadas em licitar para colocar anúncios nessa página. Às vezes, isso é chamado de leilão de impressões de anúncios.
Se a pessoa que visita a página for do mercado-alvo de uma empresa, a empresa ganha acesso ao mercado. Muitos anunciantes competem por esse espaço publicitário, mas apenas um sai vencedor. A empresa com o lance mais alto ganha a vaga e seu anúncio aparece na página.
O aspecto mais importante desse processo é que ele é espontâneo. Embora tudo pareça levar minutos, tudo acontece em milissegundos. O vencedor do leilão é escolhido antes do carregamento da página para o usuário.
Isso acontece porque as empresas definem antecipadamente seus custos máximos. Tal como os seus concorrentes, eles decidem quanto querem pagar. Se houver espaço publicitário disponível, as propostas são comparadas e calculadas para fornecer espaço adequado para as empresas.
O anúncio da empresa aparece quando a página é carregada. A publicidade pode ter impacto apenas sobre um usuário individual, mas ainda assim é valiosa. Além disso, é mais provável que a pessoa clique no anúncio devido ao seu conteúdo relevante.
Pode parecer um processo confuso, mas é um processo simples que leva milissegundos. Vamos falar sobre como funciona a negociação sistemática de uma forma simples:
- Alguém clica na página.
- O proprietário da página administra um mercado de espaço publicitário gratuito.
- As vendas são negociadas entre anunciantes que fazem lances por aquela vaga no mercado.
- O anunciante que der o maior lance para o slot veiculará seu anúncio.
- O anúncio vencedor será encontrado no site.
Os clientes respondem ao anúncio clicando nele e fazendo uma compra.
Benefícios do marketing programático
1. Defina a frequência
Você pode escolher a frequência e o momento do seu lance ao fazer o lance. Se você sabe que seu público-alvo tem acesso à Internet durante todo o dia, você pode facilmente adaptar sua campanha para pagar custos de publicidade para licitar em espaços publicitários que atendam aos seus critérios.
Esta é uma grande vantagem para a sua empresa, pois permite que você se concentre mais no seu mercado-alvo. Você pode contatá-los quando eles estiverem online.
Também evita que você jogue fora seu dinheiro. Você provavelmente não gastará dinheiro ou dinheiro em anúncios que seu mercado-alvo não vê. Isso permite que você direcione melhor seus produtos para atingir seu mercado-alvo.
2. Defina o preço
Você pode definir seu próprio preço com este método. Tal como acontece com a publicidade paga por clique (PPC), você define um lance máximo que deseja gastar.
A capacidade de definir um lance torna o marketing programático uma opção fácil e flexível para o seu negócio, já que você pode escolher quanto deseja gastar nos lances.
Quando você pode definir o preço, você tem mais influência sobre todo o seu orçamento de publicidade.
3. Impressões relevantes
Você paga apenas por impressões relevantes ao usar publicidade programática. Você não configura uma campanha abrangente na esperança de alcançar determinadas pessoas em seu mercado-alvo. Este método apenas ajuda você a obter a impressão certa que procura.
Você pode especificar o número de impressões que deseja. Isso garante que você alcance os objetivos de sua campanha.
Se você paga apenas por impressões relevantes, você está investindo naquelas com maior probabilidade de conversão. Isso proporciona um ótimo retorno sobre o investimento (ROI) para o seu negócio.
4. Segmentação avançada
O marketing programático permite que você atinja um público específico
Esta é uma estratégia de marketing eficaz porque você pode ver o tipo de conteúdo que repercute no seu público-alvo. Você pode identificar facilmente os fatores que fazem os visitantes clicarem em seus anúncios e os fatores que causam uma impressão positiva no seu público-alvo.
Esses anúncios também podem ser usados para melhorar a experiência do usuário. Como você está direcionando esses clientes com anúncios personalizados, é mais provável que eles cliquem no anúncio. Os anúncios são direcionados ao público com maior probabilidade de conversão, permitindo que você atinja melhor o seu mercado.
5. Estabeleça metas para você
Crie objetivos com esse marketing que sejam viáveis e alcançáveis. Você não apenas coloca seu anúncio diante do público e espera que ele converta. Em vez disso, você pode definir metas específicas para si mesmo.
Depois de decidir sobre uma meta, você pode entrar em contato com pessoas específicas que podem ajudá-lo a alcançá-la. Seus objetivos podem variar desde o reconhecimento da marca até a conversão. Esta é uma estratégia versátil devido à capacidade de definir metas.
6. Você pode usá-lo com diferentes mídias
A publicidade programática é flexível e adaptável de várias maneiras. A capacidade de usar publicidade programática em diferentes mídias é uma das melhores coisas.
Você pode usá-lo em um aplicativo, vídeo ou computador desktop. Como resultado, o marketing programático é uma ótima opção porque permite otimizar seus anúncios para os canais mais eficazes.
Você pode personalizar seus anúncios para atingir seu mercado-alvo se souber que uma grande proporção deles pesquisaria e navegaria em dispositivos móveis. Isso permite que você se comunique com as pessoas por meio de seus canais preferidos.
Como você pode ter sucesso em publicidade programática?
Agora que entendemos os benefícios da publicidade programática, vamos ver como você pode usá-la em uma campanha de marketing digital.
1. Conheça o seu mercado
O primeiro passo é bastante simples: faça uma pesquisa e descubra o que deve ser incluído. Reserve um tempo para se familiarizar com os muitos conceitos e termos novos que são apresentados a você como profissional de marketing que está entrando neste novo domínio da publicidade.
Pesquise glossários relevantes de termos de publicidade programática on-line para obter conhecimento e aprender como distinguir entre seu SSP e DSP.
2. Defina suas metas de publicidade programática
Como qualquer parte dos serviços de marketing digital, é importante definir objetivos claros desde o início. Você precisa usar os dados existentes para decidir que tipo de habilidades publicitárias precisa e desenvolver uma estratégia eficaz para determinar metas de curto e longo prazo.
3. Tenha em mente o toque humano
Embora a publicidade programática seja baseada em máquinas e algoritmos, ainda contém um elemento humano. Estão disponíveis diversas plataformas, algumas oferecendo serviços total ou parcialmente gerenciados que permitem gerenciar suas atividades de compras programáticas.
O próximo passo é contratar profissionais de marketing experientes para planejar, gerenciar e otimizar suas compras. Para obter desempenho máximo, você precisa encontrar o melhor equilíbrio entre automação e interação humana inteligente. Como resultado, você não precisa depender apenas de algoritmos para obter os melhores resultados para sua campanha.
4. Proteja sua marca de notícias falsas
Uma desvantagem da publicidade programática é que, devido à sua dependência de algoritmos, os anúncios aparecem em locais inadequados, como em websites que promovem desinformação sobre vários partidos políticos e indivíduos.
Para evitar isso, certifique-se de que sua lista negra de demanda seja atualizada regularmente e verificada em busca de URLs inadequados. É especialmente conveniente quando as plataformas permitem que os usuários removam categorias inteiras dos gastos com publicidade.
Outra opção, necessária se o seu produto for sensível, é usar uma lista de permissões. Isso resulta em sites aprovados em vez de negações. Isso pode aumentar os custos ao limitar o público que você pode alcançar, mas evitará que seus anúncios sejam associados a qualquer conteúdo óbvio ou ofensivo.
Ao entrar em contato com uma empresa, certifique-se de que ela tome todas as precauções razoáveis para evitar a exibição de seus anúncios em sites importantes ou negativos.
5. Cuidado com fraudes de publicidade programática
A visibilidade dos anúncios programáticos geralmente varia de 44% a 55%, mas a fraude custa aos anunciantes on-line entre US$ 6,5 bilhões e US$ 19 bilhões anualmente, de acordo com estimativas do eMarketer. A privacidade do consumidor é um fator que prejudica os anunciantes, especialmente a TV móvel e de tela conectada (CTV).
Então, como sua empresa pode combater a fraude? O primeiro passo é comparar o orçamento e o público-alvo. Os profissionais de marketing têm se preocupado com o alcance da publicidade programática, que expõe as campanhas à exploração de bots. Se um negócio parece bom demais para ser verdade durante uma licitação para espaço publicitário, geralmente é! Tente não ficar obcecado com o alcance, mas combine-o com a qualidade do tráfego para evitar a geração de tráfego falso.
Sua empresa também pode garantir que os anúncios cumpram as leis de privacidade.
O que são anúncios programáticos e por que fazem tanto sucesso?
Os anúncios programáticos são bem-sucedidos porque são eficientes, direcionados e escalonáveis. Mais de 61 mil milhões de dólares foram gastos em publicidade programática pelos anunciantes dos EUA em 2021. Prevê-se que esse montante aumente para 133 mil milhões de dólares em 2023, representando 91% de todos os gastos com publicidade digital.
De acordo com a eMarketer, este crescimento excedeu as expectativas anteriores e deve-se em parte à rápida recuperação da região da pandemia da COVID-19 e ao avanço da inteligência artificial e à forma como esta está a afectar o marketing.
O sistema funciona e está em uso porque utiliza recursos e tempo de forma eficaz.
A publicidade programática visa acabar com a criação manual de campanhas de sucesso e teste. Era bem conhecido por cobrar muito dinheiro dos profissionais de marketing.
Agora você pode contar com um algoritmo para decidir como gastar melhor seu orçamento de publicidade com publicidade programática. Você só precisa inserir dados sobre sua campanha, público e principais métricas de desempenho nas informações de sua solução programática, e o algoritmo fará o trabalho para você.
O sistema não apenas lança campanhas, mas também rastreia seus gastos com publicidade para encontrar oportunidades de crescimento,
Se você deseja otimizar seu orçamento de publicidade, aumentar o ROI de sua organização e conectar-se com seu público-alvo, a publicidade programática tem o potencial de ajudar seu negócio a ter sucesso.
O que é marketing programático e qual é o seu futuro?
Independentemente do tamanho da sua empresa, o marketing programático tem muito potencial. Se você não sabe o que é marketing programático, está bem atrás da fila. Atualmente, as empresas estão investindo US$ 60 milhões por ano em publicidade programática, um número que só continua a crescer e demonstra a eficácia e o impacto do marketing programático em todas as estratégias publicitárias.
Você deve experimentar a publicidade programática se quiser melhorar sua estratégia de publicidade online.
Embora você possa iniciar o processo internamente, um provedor de serviços programáticos pode ajudá-lo a avançar mais rapidamente. Com uma equipe experiente de especialistas em anúncios de um provedor de serviços programáticos, você pode criar, lançar e gerenciar suas campanhas publicitárias.
Dicas para marketing programático
Se você está planejando considerar o marketing programático, provavelmente está se perguntando se essa é a melhor opção para você. Funciona com sua estratégia de marketing? Quais são as possibilidades da sua campanha?
Aqui estão algumas sugestões que você pode achar úteis.
- Se você ainda não usou nenhum marketing de exibição, esta é uma ótima oportunidade para fazê-lo. O marketing de exibição pode gerar novos leads para sua empresa. Se você ainda não usou o marketing de exibição, é uma oportunidade de gerar novos leads e aumentar o reconhecimento da marca.
- Você pode usar isso como uma alternativa econômica. Se você deseja alcançar mais pessoas, mas tem um orçamento limitado, esta é uma solução não econômica para o seu negócio. Você pode fazer isso de forma eficaz e econômica para obter novos leads.
- Se você deseja anunciar nas redes sociais, esta é sua opção de carreira. Usando sites como LinkedIn e Facebook, você pode atingir as pessoas do seu público. O remarketing nessas áreas pode tornar sua empresa bem-sucedida.
- Use o recurso de rastreamento para descobrir quem visitará mais seu site. Isso pode lhe dar uma ideia melhor de quem está interessado no trabalho que você está realizando. Essas informações ajudam você a utilizar o marketing programático para alcançar essas pessoas e persuadi-las a realizar uma conversão.
Quais são bons exemplos de campanhas publicitárias programáticas?
1. The Economist
A campanha premiada da The Economist gerou um retorno substancial do investimento.
O anúncio conseguiu atingir visitantes interessados com títulos provocativos, inteligentes ou engraçados, cujos cookies significavam que eles não gastavam muito tempo no site da Economist para montar o livro.
Os resultados foram surpreendentes. De acordo com a e-consultancy, foram criadas 650.000 novas perspectivas, 3,6 milhões de pessoas foram levadas à acção e foi alcançado um ROI de campanha de 10:1 com um investimento em meios de comunicação de £1,2 milhões.
Isto equivale a um aumento de 64% na conscientização e um aumento de 22% nas percepções nos EUA. – Uma conquista única no livro de qualquer pessoa.
2. Audi
A Audi pretendia manter os seus esforços de marketing relevantes e criou uma campanha que realmente combinasse com a sua icónica frase ‘Vorsprung durch Technik’ (‘Progresso através da tecnologia’) em preparação para a introdução do veículo descapotável.
A Audi implementou o Display and Video 360 em estreita parceria com o Google e adotou uma abordagem baseada em dados que integrou todos os dados do cliente, em vez de depender de informações isoladas. A equipe de marketing então aplicou estratégias de programação para aprimorar seus valiosos pontos de contato com o cliente.
Além de coletar dados comportamentais para melhorar a segmentação de marketing, a empresa permitiu que os clientes personalizassem online o carro dos seus sonhos a partir de um catálogo de 6.000 opções diferentes disponíveis. Esses designs individuais foram usados para criar anúncios dinâmicos com desempenho duas vezes melhor que os anúncios comerciais normais. Os anúncios programáticos tiveram um desempenho quatro vezes maior do que os anúncios tradicionais normais, impulsionando as vendas de carros.
Essas campanhas demonstram o poder da publicidade programática para aumentar o engajamento e as taxas de conversão, visando os clientes certos no momento certo. Embora muitos profissionais de marketing considerem a programática complexa e complicada, depois que você pega o jeito, ela se torna uma abordagem simples e flexível.
Perguntas frequentes
1. O que são anúncios programáticos?
O processo de compra de espaço publicitário digital usando software algorítmico ou uma plataforma baseada em dados é conhecido como publicidade programática.
Se você está se perguntando por que essa palavra ainda é usada (embora a compra de anúncios digitais seja o padrão do setor), é porque a compra de mídia tradicional envolve tarefas mais trabalhosas. Para começar, entre em contato com um editor (proprietário de jornal, revista ou online), obtenha um kit de mídia, negocie um contrato e prepare pedidos de veiculação para cada veiculação de sua campanha.
Todos esses trabalhos, porém, são automatizados com publicidade programática. Encontre uma plataforma de anúncios programáticos, carregue seu criativo, escolha seu público-alvo e bingo! Você está pronto para entregar seu anúncio em toda uma rede de anunciantes.
2. Onde você pode encontrar anúncios programáticos?
A publicidade programática está em todo lugar. A maioria dos anúncios que você vê são entregues de forma programática, desde plataformas de mídia social e podcasts até revistas e jornais e banners de sites.
3. Quais são as vantagens da publicidade programática?
A publicidade programática é boa para os resultados financeiros e a eficiência geral da sua marca:
- Ele permite que os profissionais de marketing alcancem seu público-alvo com precisão e escala, aspectos cada vez mais importantes no competitivo ambiente de marketing atual.
- Em comparação com a compra de mídia tradicional, muitas vezes proporciona o melhor retorno sobre o investimento (ROI), pois analisa dados para determinar a melhor maneira de alcançar o público certo no tempo e no momento apropriado.
- Isso reduz o esforço manual necessário para compras de mídia, dando aos profissionais de marketing mais tempo para se concentrarem no planejamento e na criação.
- Você pode ver os resultados em tempo real, facilitando a otimização de seus esforços.
4. Como funciona a publicidade programática?
Na publicidade programática, o espaço publicitário é comprado e vendido em tempo real através de uma plataforma de demanda (DSP).
Os DSPs permitem que os profissionais de marketing atinjam públicos específicos com base em critérios como dados demográficos, tipos de dispositivos, interesses e comportamentos. Depois que esses dados forem coletados, o DSP usará lances estratégicos em tempo real para competir por anúncios em sites, canais e publicações relevantes, mais relevantes para o seu público-alvo.
5. Quanto custa a publicidade programática?
A resposta é tudo depende. A publicidade programática normalmente é cobrada por mil impressões (CPM) e varia de US$ 0,5 a US$ 2. Quanto maior o custo, mais competitivo, direcionado e posicionado será o seu negócio.
Em geral, a publicidade programática ainda é mais barata do que a compra de mídia tradicional porque depende de publicidade em tempo real, em vez de compra de anúncios em massa.
6. Quais são algumas das melhores práticas a ter em mente?
Você pode aprender essas práticas recomendadas porque são as mesmas para iniciar anúncios digitais:
- Entenda seu público-alvo.
- Estabeleça objetivos de campanha específicos e indicadores-chave de desempenho (KPIs).
- Planeje vários canais de marketing.
- Preste muita atenção aos resultados e otimize à medida que avança.
Conclusão
Empresas e anunciantes buscam métodos seguros e eficientes de comercialização de seus produtos e serviços. A compra programática de anúncios de mídia digital é a solução. As empresas agora podem localizar sistemas de tecnologia de anúncios (marketing programático) utilizando soluções seguras de automação de pagamentos em massa.
Esses sistemas de pagamento automatizados avançarão e se expandirão junto com a tecnologia e as empresas. As empresas usam tecnologia programática para funcionar com eficiência e o software cuida da publicidade.