10 dicas para escolher a empresa de hospedagem na web certa

A maioria dos proprietários de empresas entende o valor de criar conteúdo web de qualidade e a importância de desenvolver um site empresarial responsivo. No entanto, o processo de seleção de uma empresa de hospedagem confiável é frequentemente ignorado ou subestimado. 

Quando os proprietários de empresas reservam um tempo para selecionar uma empresa de hospedagem confiável, eles garantem que seu site permaneça acessível e seguro em todos os momentos. A escolha aleatória de um host, com base apenas em algo como o preço, pode produzir resultados desastrosos. Aprenda exatamente o que é hospedagem na web, por que ela é importante e nossas melhores dicas para selecionar o host certo para o seu negócio.

O que é hospedagem na web?

Para que um site seja visualizado por qualquer pessoa que não seja seu criador, um host deve estar envolvido. A hospedagem, geralmente feita por um provedor terceirizado, permite que o site seja acessado por outras pessoas na internet. A hospedagem na Web também oferece um local seguro para armazenar a codificação de um site – quaisquer imagens, vídeos ou textos apresentados no site. Este armazenamento garante maior segurança ao site e a todo o seu conteúdo. Um host da web pode fornecer suporte técnico adicional e melhorias para que os visitantes tenham uma experiência mais positiva ao interagir com o site, graças a velocidades de carregamento mais rápidas e eficiência. 

Exemplos de hosts da web são WPEngine, BlueHost e GoDaddy. Essas empresas fornecem hospedagem na web, entre outros serviços. Praticamente todo mundo que tem um site precisa de hospedagem na web, seja um site para negócios ou um hobby.

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Por que escolher o serviço de hospedagem na web certo é importante?

Cada pacote de serviço de hospedagem oferece diferentes recursos e níveis de armazenamento e segurança. É importante considerar os recursos de hospedagem de que você precisa e deixá-los orientar sua decisão sobre um provedor. Um recurso absolutamente necessário é um alto nível de segurança, pois violações de segurança, dados ou códigos corrompidos e conteúdo roubado significam mais trabalho para você no back-end e potencialmente uma perda nas vendas durante o tempo de recuperação. 

O host certo também fornecerá estabilidade técnica para o seu site. Sites que regularmente apresentam longos períodos de inatividade devido a problemas de hospedagem geralmente apresentam uma queda em suas classificações de pesquisa. Se o seu site estiver fora do ar, o excelente conteúdo que você desenvolveu não poderá ser acessado e indexado pelos motores de busca. Isso pode ter um efeito negativo na classificação do seu site nos resultados de pesquisa e diminuir a credibilidade da sua empresa. Uma consequência de ambos os cenários é uma provável queda nas vendas e no envolvimento do cliente online. 

Com o serviço de hospedagem na web certo, você receberá maior segurança, melhor desempenho do site e tempos de resposta, além de suporte técnico. Quanto mais você investir no desempenho do site e na melhoria da experiência dos visitantes, maior será sua receita. Afinal, os empresários devem querer manter os usuários engajados em seus sites, pois isso geralmente aumenta as vendas.

Como escolho um serviço de hospedagem na web?

Aqui estão 10 dicas que ajudarão os proprietários de empresas a escolher o host certo para o site de sua empresa. Seguir essas etapas evitará erros que poderão criar grandes problemas para sua empresa posteriormente. Certifique-se também de considerar os melhores construtores de sites e serviços de design para tornar o site da sua empresa o melhor possível.

1. Determine que tipo de host você precisa.

Compreender as necessidades do seu negócio pode ajudar a restringir suas opções de hospedagem na web. Se você planeja construir um site que ofereça videoblog, transmissão ao vivo 24 horas por dia e a capacidade dos visitantes se registrarem e enviarem seus próprios vídeos, seu site exigirá mais recursos do que alguém que usa o site como currículo virtual. Os sites que recebem muito tráfego diário provavelmente não funcionarão bem em um servidor web compartilhado porque esses servidores são projetados para acomodar muitos sites pequenos com demandas limitadas.

2. Escolha o pacote de hospedagem certo.

Muitas pequenas empresas recorrem à hospedagem compartilhada como forma de economizar dinheiro, mas com o preço menor surge um risco maior de tempos de resposta lentos do site. Provavelmente, isso se deve a um influxo de tráfego em um servidor com largura de banda limitada. Sites lentos afastam clientes e podem custar muito caro. Uma opção como um servidor virtual privado (VPS) é um pouco mais cara, mas fornece um desempenho web mais rápido e de maior qualidade e proporciona uma melhor experiência ao cliente. A hospedagem VPS é uma opção mais eficiente para sites maiores com maior tráfego previsto. 

3. Leia avaliações de empresas de hospedagem na web.

Consulte sites confiáveis ​​ao pesquisar a confiabilidade e a reputação dos hosts da web. Pesquisar uma empresa de hospedagem na web por meio de análises de terceiros é útil para descobrir quaisquer problemas ou reclamações consistentes de usuários atuais ou anteriores. Preste atenção em como a empresa responde às reclamações, se é que a empresa responde. Isso lhe dará uma ideia de como o provedor de hospedagem lida com clientes insatisfeitos.

4. Obtenha a largura de banda adequada.

Embora a maioria dos novos sites não utilize muita largura de banda, é importante deixar espaço para crescimento. Certifique-se de que a empresa de hospedagem escolhida não o limite a uma determinada quantidade de largura de banda e, em seguida, cobre taxas adicionais se precisar revisar seu plano de hospedagem posteriormente. 

5. Não fique preso ao preço.

Quando você é proprietário de uma nova empresa com um orçamento limitado, inscrever-se na empresa de hospedagem que oferece o preço mais baixo pode ser muito tentador. Por mais clichê que pareça, lembre-se de que você recebe o que pagou. O preço mais barato pode significar servidores lentos, mau atendimento ao cliente, tempo de inatividade constante ou uma associação com milhares de sites não profissionais.  

6. Leia os termos de serviço.

A maioria das pessoas aceita os termos de serviço de uma empresa sem se preocupar em ler exatamente com o que estão concordando, resultando em taxas, políticas e limitações indesejadas das quais você precisa estar ciente. Os termos de serviço geralmente incluem a política de reembolso, que é fundamental saber caso você tenha uma experiência negativa ou encontre um serviço melhor posteriormente. 

7. Teste o suporte ao cliente.

Ao pesquisar empresas de hospedagem na web, procure sempre uma forma de entrar em contato com o suporte ao cliente do provedor. Você pode contatá-los de forma rápida e fácil por e-mail, chat ou telefone? Se sim, ótimo. Agora teste-os. Veja como o suporte ao cliente responde às suas dúvidas para que você possa avaliar a qualidade do atendimento ao cliente que eles oferecem. Certifique-se de testar cada recurso de suporte antes de adquirir qualquer serviço para ver se eles atendem às necessidades da sua empresa.

8. Conheça o plano de backup.

Realmente não importa por que seu site está fora do ar ou por que você perdeu os dados do seu site. Você só precisa saber se a empresa de hospedagem com a qual você trabalha tem um plano de backup para ajudá-lo na recuperação. Pode custar centenas ou até milhares de dólares recuperar dados, códigos ou conteúdo perdidos de um site. Além disso, considere todo o tempo que seria necessário para recriar todo o seu site. Ao investigar possíveis hosts da web, descubra como eles lidam com os piores cenários.

9. Pergunte sobre recursos de segurança.

Violações de segurança acontecem, até mesmo nas lojas familiares daquela pequena cidade de Idaho. Certifique-se de que sua empresa de hospedagem tenha Secure Sockets Layer (SSL) para proteger as informações privadas de seus clientes. Isso é essencial para facilitar transações on-line seguras e deve ser um recurso fornecido pela empresa de hospedagem na web. 

10. Evite o cara novo que não consegue lidar com o crescimento.

Novas empresas de hospedagem geralmente oferecem preços baixos, na esperança de compensar isso com um grande fluxo de clientes. No entanto, a maioria das novas empresas de hospedagem não está equipada para gerenciar com sucesso tantos clientes ao mesmo tempo. É melhor optar por uma empresa mais estabelecida, que consiga lidar com o crescimento sem comprometer a experiência de seus clientes.

Quando uma empresa de hospedagem na web cresce muito rapidamente e não tem recursos para lidar com isso, isso cria problemas para os proprietários de empresas, como tempo de inatividade, carregamento lento de páginas, perda de receita e efeitos negativos nas classificações de pesquisa. Seu host fornece uma vitrine virtual para o seu negócio. Você deve selecionar cuidadosamente uma vitrine virtual, assim como faria com uma loja física. Conheça suas necessidades, leia o contrato, faça pesquisas e pergunte sobre questões de segurança antes de selecionar um host para o seu negócio. Saiba mais sobre como descobrir as perguntas essenciais a serem feitas ao seu desenvolvedor web.