Não é nenhum segredo que os dados são cruciais para uma publicidade eficiente. E em um mundo de big data, você precisa da respectiva tecnologia para gerenciar as grandes quantidades de informações geradas por cada pessoa.
Editores e anunciantes precisam de ferramentas para coletar, armazenar, analisar e gerenciar esses dados e várias tecnologias surgiram em tecnologia de anúncios que são essenciais para alcançar resultados escaláveis.
Neste artigo, abordaremos o que são plataformas de gerenciamento de dados e plataformas de demanda, para que cada uma é usada e como elas diferem. Vamos direto ao assunto.
O que é uma DMP?
As plataformas de gerenciamento de dados, ou DMPs, são essencialmente data warehouses. Eles ajudam editores, anunciantes e agências a coletar, organizar, armazenar, analisar e gerenciar informações gerais sobre usuários on-line, na maioria das vezes, IDs de cookies.
PUBLICIDADE
Os dados em DMPs podem ser de primeira, segunda e terceira parte. As informações são usadas para entender melhor os clientes e o público, otimizar as compras de mídia e executar melhores campanhas publicitárias.
Para os editores, em particular, as DMPs ajudam a criar segmentos de público, que são mais atraentes para os anunciantes e podem ser oferecidos a preços premium.
O que é um DSP?
As plataformas do lado da demanda, ou DSPs, permitem que profissionais de marketing, agências e compradores otimizem a forma como dão lances no inventário de anúncios simultaneamente em várias trocas de anúncios em tempo real.
A tecnologia os ajuda a melhorar suas estratégias de gastos com anúncios e oferece aos licitantes uma série de ferramentas para gerenciar campanhas publicitárias com eficiência, definir lances e orçamentos máximos, definir a segmentação e monitorar as metas da campanha.
Os DSPs também dão aos anunciantes acesso a dados muito granulares sobre audiências e desempenho da campanha, bem como estatísticas avançadas de interação do usuário.
Como eles são diferentes?
No mundo acelerado da tecnologia de anúncios, várias plataformas são usadas por anunciantes e editores para facilitar a tomada de decisões, lances e execução de negócios melhores e mais rápidos.