Como identificar um site de arbitragem de conteúdo ou MFA

Esse site é um tipo de site projetado especificamente para gerar receita por meio de anúncios do Google AdSense ou de outras redes de publicidade como o Google Ad Exchange. Esses sites são criados com o principal objetivo de atrair tráfego e obter cliques nos anúncios exibidos neles, em vez de fornecer conteúdo de qualidade ou informações úteis aos visitantes.

Mas afinal o que é um site MFA ?

MFA significa Made for Advertiser ou Made for Adsense, esses site são criados exclusivamente para fins de arbitragem de anúncios ou Arbitragem de conteúdo (é a mesma coisa)Eles concentram seus esforços em gerar tráfego de forma agressiva para seus sites, geralmente por meio de mecanismos de pesquisa e plataformas de mídia social como Facebook, TikTok ou Instagram, por um custo menor do que com a venda de espaço publicitário. 

Isso é feito criando conteúdo de preenchimento, manchetes de clickbait, redes de sites interligados e artigos de várias páginas apenas para aumentar o número de anúncios display e em vídeo que podem ser exibidos para usuários individuais. Tem também nessa mesma categorias, sites com nichos específicos, como o nicho de finanças, te conto mais detalhes aqui nesse artigo mais abaixo.

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Como o objetivo é maximizar as impressões de anúncios, o conteúdo e a experiência do usuário nos sites MFA estão bem abaixo do que a maioria dos anunciantes esperaria ao pagar por posicionamentos de anúncios. Os usuários são inundados com anúncios, apresentados a experiências de usuário confusas e até mesmo botões de navegação falsos, tudo em um esforço para maximizar o número de páginas visualizadas por sessão e o número de anúncios clicados. 

Você pode encontrar sites desse tipo em feeds do Taboola, Outbrain, MGID e RevContent, por exemplo:
Observe os títulos dos conteúdos, são títulos extremamente chamativos e tendenciosos com o único objetivo de obter o maior numero de cliques possível.

Quando você entra em um desses sites, você sera impactado por dezenas de anúncios e quase sempre, tera que clicar em um botão para paginar o conteúdo, nesse momento em que você clica nesse botão, irá aparecer mais anúncios e assim por diante.

A estratégia desses sites, que você vê nos prints acima, são basicamente manter o usuário o maior tempo possível no site, clicando em botões ou lendo um conteúdo extenso, repleto de gatilhos mentais para prender a atenção do usuário.

Os sites de arbitragem de conteúdo ou MFAs são muitas vezes criticados por fornecerem pouco ou nenhum valor real aos usuários. Eles geralmente apresentam conteúdo superficial, de baixa qualidade e, às vezes, até mesmo duplicado de outros sites. O foco principal desses sites é maximizar o número de cliques em anúncios, a fim de gerar receita para o proprietário do site.

Outro exemplo de sites desse tipo são sites que recomendam cartões de crédito, que dão dicas de como conseguir um cartão mesmo com o seu nome negativado, aqui vemos um nicho sendo explorado, o nicho de finanças. Mas por que ?….. – Por que dá dinheiro, é o nicho mais rentável para se trabalhar com arbitragem de conteúdo. Sites desse tipo e desse nicho costumam comprar tráfego através do Google Ads ou Facebook Ads, por questões de custo e de comportamento do usuário.

Por exemplo:

Mas como eu sei que esse site do print a cima é um site de arbitragem. O título do conteúdo ja entrega tudo, outro ponto, esse site pagou para aparecer ali e o nome do site não condiz com o nome de nenhuma empresa famosa de cartão de crédito. Logo, ao acessar esse conteúdo você sera impactado por anúncios e possivelmente esse site irá tentar coletar o seu endereço de e-mail. Para que posteriormente ele te envie e-mails, nos quais você possivelmente irá acessar e irá ver mais anúncios.

A estratégia desses sites de finanças, consiste em comprar tráfego do Google ou Facebook, coletar o seu e-mail e/ou seu número de Whatsapp ou forçar você a clicar em um botão para exibir mais um anúncio, dessa forma o preço que esse site pagou para aparecer ali no Google, acaba se pagando quando uma pessoa acessa o conteúdo e consome os anúncios.

A conta é simples, o site investe $1.000,00 em compra de tráfego pelo Google Ads ou Facebook Ads, o usuário é impactado por seu anúncio com uma promessa incrível, em seguida o usuário clica no anúncio desse site, consome o conteúdo do site e eventualmente clica em um anúncio ou simplesmente vê os anúncios dentro do site, isso vai gerar uma receita para o site através do Google Adsense ou Google Ad Exchange, se a receita gerada for $2.500,00, isso significa que estratégia deu certo, o dono do site investiu 1000 e obteve um retorno de 1500. É claro que os números e as contas para saber se a operação esta saudável ou não, são muito mais complexas que esse exemplo, mas você ja consegue ter uma ideia o quão rentável é esse mercado de arbitragem de conteúdo.

É importante ressaltar que os sites MFA não são exclusivos do Google AdSense ou Google Ad Exchange. Existem outras redes de publicidade e programas de afiliados que também podem ser utilizados para monetizar esse tipo de site.

Portanto fique alerta quando você acessar um site desse tipo, eles não te entregar nada de valor, só querem seu tempo.