Uma década atrás, “Big Data” ainda era um termo bastante vago. Mas muita coisa mudou desde então. O conceito tornou-se uma parte importante da indústria de publicidade digital. Tanto que esse dado é considerado sua ‘moeda’.
O sucesso de muitas empresas e sua capacidade de se manterem relevantes e competitivas são determinados por sua preparação para coletar e analisar dados. Estamos falando de quantidades gigantescas disso. E os benefícios que ela traz são significativos.
Como tudo funciona e o que faz, estamos aqui para saber mais. Vamos falar sobre o que é Big Data e como ele está moldando a indústria de tecnologia de anúncios.
O que é Big Data?
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Big Data é um termo que descreve grandes quantidades de informações, tanto estruturadas quanto não estruturadas, que precisam de tecnologia avançada para serem processadas e analisadas.
Todos sabemos que os usuários geram dados o tempo todo realizando tarefas simples: navegar na internet, fazer compras online, usar aplicativos móveis, etc. Alguns desses dados são estruturados, o que significa que consistem em tipos de dados claramente definidos com padrões que os tornam pesquisável. Por outro lado, muitos dos dados são ‘caóticos’.
São dados qualitativos que não foram estruturados usando um modelo predefinido. Compreende até 80% de todos os dados e inclui imagens, vídeos, postagens de mídia social etc. que são difíceis de gerenciar. No entanto, o uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial, tornou possível aproveitá-la. Dessa forma, as empresas têm acesso a mais e novos tipos de dados para tomar decisões informadas e orientadas por dados.
Em outras palavras, Big Data descreve a coleta e análise de grandes volumes de dados usando métodos avançados. Mas, mais importante, trata-se de como as empresas usam o Big Data para entender melhor seus clientes e como isso afeta suas estratégias.
Como isso é usado?
A análise do Big Data pode ajudar as empresas a aprender coisas como: Qual público-alvo? Como personalizar anúncios digitais? Como acompanhar os resultados?
E o mais importante, como usar essas informações para tomar decisões de negócios relevantes? Leia abaixo para saber mais sobre o papel do Big Data em responder a essas perguntas importantes.
Segmentação de público
Usando Big Data, as empresas podem segmentar seu público-alvo em diferentes grupos. Sua abordagem depende do tipo de produto ou serviço que você oferece. Em geral, existem quatro métodos de segmentação de público:
- Demográficos (idade, sexo, educação, sexo, raça, renda, religião, estado civil, etc.)
- Geográfico (país, região, cidade, distrito ou urbano/suburbano/rural)
- Comportamental (hábitos de compra online, quais ações as pessoas realizam online, por quanto tempo, com que frequência compram seu produto, quão leais são à marca, etc.)
- Psicográficos (traços, hobbies, interesses, valores, crenças, atitudes, preferências, etc.)
Personalização de anúncios
Dessa forma, em vez de tentar criar uma mensagem universal para agradar a todos, os profissionais de marketing podem adaptá-la para torná-la mais relevante para cada subgrupo.
Os dados ainda permitem a Otimização de Criativos Dinâmicos (também conhecido como “anúncios dinâmicos”), onde a mensagem de um anúncio é ajustada em tempo real, escolhendo uma combinação diferente de mídia, texto, etc.
E anúncios mais personalizados significam melhor desempenho geral da campanha publicitária.
Análise de desempenho
A avaliação e a atribuição de anúncios são importantes para determinar o sucesso da conversão em diferentes canais. Por exemplo, os modelos de atribuição baseados em dados seguem como o cliente respondeu a um anúncio.
Isso ajuda as empresas a entender exatamente como as pessoas convertem, quais canais e anúncios funcionam melhor etc. Isso, por sua vez, permite maior transparência e otimização do orçamento.
Melhor tomada de decisão
É tudo uma questão de tomada de decisão orientada por dados. As plataformas de análise de big data permitem que as empresas capturem, armazenem e analisem os dados que coletaram. Muitos usam ferramentas de Big Data de código aberto como sua estrutura de escolha.
Os especialistas em ciência de dados, por sua vez, limpam os dados, os interpretam, encontram padrões e desenvolvem modelos. Tudo para extrair insights acionáveis. Estes informam as decisões e moldam as estratégias de marketing.
Eles podem revelar segmentos de público inexplorados e oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos. Eles podem até ajudar a construir uma melhor identidade de marca e melhorar o foco nos negócios.
E Agora ?
Ao longo dos anos, o Big Data tornou-se uma parte importante do marketing e da publicidade. As empresas aprenderam a coletar, armazenar e usar. Simultaneamente, os usuários esperam anúncios relevantes.
Assim, usando o poder do Big Data, as empresas executam campanhas publicitárias mais direcionadas e constroem um melhor relacionamento com seu público, enquanto suas decisões estratégicas são mais econômicas e orientadas por dados.