5 dicas para otimizar seu site para pesquisa por voz

Com o surgimento de assistentes virtuais como Siri, Alexa e Google Assistant, os usuários recorrem cada vez mais à conveniência das pesquisas por voz para navegar na Internet.

De acordo com um relatório da Market, o mercado global de busca por voz foi avaliado em US$ 20,3 bilhões em 2022. Espera-se que atinja um tamanho de mercado de US$ 112,5 bilhões até 2032. Esses dados destacam o crescimento substancial e o potencial da indústria de busca por voz em um mundo global. escala.

Em outras palavras, otimizar seu site para pesquisa por voz é crucial para se manter relevante no mercado competitivo. Se o seu site não aparecer nos resultados da pesquisa por voz, você perderá usuários em potencial.

Siga estas 5 dicas essenciais para otimizar seu site para pesquisa por voz. 

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1. Use tom conversacional em postagens de blog

Para implementar com eficácia a otimização de voz em seu site, entenda a linguagem e as nuances de como as pessoas falam ao usar comandos de voz. Já se foram os dias do preenchimento robótico de palavras-chave. Você precisa se concentrar na criação de conteúdo de blog conversacional e envolvente que imite conversas da vida real.

Ao contrário das pesquisas tradicionais baseadas em texto, a pesquisa por voz é 35 vezes mais coloquial e baseada em perguntas. Além disso, 70% dos usuários falam uma linguagem natural e coloquial ao interagir com assistentes digitais.

Por exemplo, em vez de digitar “crescer um negócio de manufatura on-line”, um usuário pode perguntar: “Como você desenvolve um negócio de manufatura on-line ?” Essa mudança exige uma mudança em sua estratégia de SEO para incluir frases mais naturais e coloquiais.

Portanto, você precisa pesquisar palavras-chave relacionadas ao setor e adaptar as postagens do seu blog para se alinhar a esses padrões de linguagem natural.

Palavras-chave de cauda longa são essenciais. Essas frases específicas, geralmente de três ou mais palavras, não são usadas apenas pelas pessoas ao realizar pesquisas por voz. Eles também têm menos concorrência do que palavras-chave de cauda curta. Felizmente, ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Planejador de palavras-chave do Google e SEMRush, podem ajudá-lo a pesquisar palavras-chave de cauda longa relevantes para otimizar o conteúdo do seu blog. Essas ferramentas também fornecem insights sobre o volume de pesquisa, a concorrência e a relevância.

Considere também que outras perguntas – além das óbvias – os usuários da pesquisa por voz podem fazer em relação aos artigos do seu blog.

Depois de identificar suas palavras-chave, incorpore-as estrategicamente nas postagens do seu blog. Aqui estão algumas práticas recomendadas:

  • Incorpore-os em seus títulos e cabeçalhos para aumentar sua visibilidade nos motores de busca.
  • Inclua-os em meta descrições e tags – essas são as principais áreas que os mecanismos de pesquisa verificam.

Lembre-se de que o objetivo não é encher o conteúdo do seu blog com palavras-chave, mas integrá-las naturalmente. Você deseja aumentar a relevância e acessibilidade do seu conteúdo. Ao identificar palavras-chave relevantes e incorporá-las de forma eficaz nas postagens do seu blog, você pode aumentar significativamente a visibilidade do seu site e obter uma classificação mais elevada nos resultados da pesquisa por voz.

2. Implementar marcação de dados estruturados

A marcação de dados estruturados, ou marcação de esquema, é um tipo de código que ajuda os mecanismos de pesquisa a compreender o conteúdo do seu site. Esta forma de microdados fornece pistas explícitas sobre o significado de uma página, permitindo que os motores de busca interpretem as informações com precisão. Você pode gerá-lo facilmente usando esta ferramenta gratuita e adicioná-lo às postagens do seu blog.

Essa marcação é crucial para o SEO da pesquisa por voz, já que plataformas habilitadas para voz, como Google Home, Siri, Alexa e Microsoft Cortana, dependem desses dados para responder com precisão aos comandos de voz dos usuários. Para maximizar os benefícios da marcação de dados estruturados para pesquisa por voz, é importante focar em determinados elementos. Abaixo estão alguns pontos-chave a serem considerados:

  • Use o tipo de esquema apropriado para o seu conteúdo. Por exemplo, ‘Receita’ para uma postagem em um blog de culinária, ‘Produto’ para itens de comércio eletrônico, ‘Evento’ para eventos futuros e assim por diante.
  • Certifique-se de que a marcação esteja livre de erros. Você pode usar a ferramenta de teste de dados estruturados do Google para validar sua marcação de esquema.
  • Mantenha sua marcação atualizada. Atualize regularmente seus dados estruturados à medida que seu conteúdo muda.

Embora a marcação de dados estruturados seja uma ferramenta poderosa, não é um ingresso garantido para o topo dos resultados de SEO da pesquisa por voz. Lembre-se de que nem todos os tipos de conteúdo exigirão dados estruturados. É essencial reconhecer onde as marcações podem agregar valor ao seu site e concentrar seus esforços nesse sentido. O uso inadequado pode levar a ataques negativos de SEO.

3. Priorize a otimização móvel

A otimização móvel não envolve apenas redimensionar o conteúdo para telas menores; trata-se de criar uma experiência envolvente e fácil de usar que atenda às preferências e necessidades dos usuários móveis. Existem mais de cinco bilhões de usuários móveis em todo o mundo, e 20% de todas as pesquisas do Google em dispositivos móveis são pesquisas por voz.

Além disso, o Google usa predominantemente a indexação mobile-first como padrão para classificar o conteúdo de um site. Dito isso, use as dicas abaixo para garantir que seu site esteja otimizado para pesquisas em dispositivos móveis:

  • Use um “design de dedo gordo” : certifique-se de que todos os botões, links e frases de chamariz sejam dimensionados e espaçados adequadamente para evitar cliques errados.
  • Faça seu menu simples . Não inclua muitos elementos visuais que possam parecer confusos quando vistos em uma tela menor. Você também deseja um design responsivo para o seu site.
  • Compacte seus arquivos de mídia, otimize imagens e aproveite o cache do navegador . Isso ajudará a melhorar a velocidade de carregamento do seu site em celulares e outros dispositivos. Você pode usar ferramentas como o PageSpeed ​​​​Insights do Google para verificar a velocidade do seu site e implementar as otimizações recomendadas.
  • Torne seu conteúdo legível. Use títulos e subtítulos para tornar o conteúdo mais digerível.

No geral, a otimização móvel é um processo contínuo que requer atenção e esforço consistentes. Ao priorizar isso, você pode aumentar a visibilidade do seu site, a experiência do usuário e o sucesso geral nos resultados de SEO da pesquisa por voz.

4. Crie páginas de perguntas frequentes 

Em 2022, as vendas de comércio de voz foram projetadas para atingir US$ 40 bilhões, com 71% dos consumidores dependendo da pesquisa por voz para respostas rápidas. Portanto, otimizar o conteúdo do seu site com perguntas frequentes pode levar a mais visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. 

Você pode identificar as perguntas mais comuns do seu público-alvo e criar suas páginas de perguntas frequentes em torno delas. Conforme mencionado anteriormente, você pode usar o recurso “As pessoas também perguntam” do Google para determinar quais são essas perguntas. Answer The Public ou ferramentas de escuta social também podem ajudar.

Observe também que os algoritmos de pesquisa por voz priorizam respostas diretas. Crie respostas concisas e mantenha-as entre 29 e 43 palavras. 

Você também deve garantir que suas páginas de perguntas frequentes sejam atualizadas regularmente com conteúdo novo e relevante. Isso ajudará a manter a relevância do seu site e aumentará suas chances de ser selecionado para resultados de pesquisa por voz. Você pode usar ferramentas generativas de IA, como o Writer, para criar conteúdo de perguntas frequentes altamente otimizado para o seu site.

Observação : o Google disse que planeja mostrar resultados aprimorados de perguntas frequentes e perguntas frequentes regularmente apenas para “sites governamentais e de saúde bem conhecidos e autorizados”. Isso não significa, porém, que deixará de mostrar esses resultados para sites que não se enquadram nesta categoria. Na verdade, o Google apenas disse que para esses outros sites, esses resultados serão mostrados com base no algoritmo do Google, embora não regularmente.

Em outras palavras, adicionar perguntas frequentes ainda pode aumentar suas chances de aparecer nas pesquisas por voz do Google. 

5. Otimize para dispositivos específicos de pesquisa por voz

Existem estratégias importantes a serem seguidas para otimizar seu site para plataformas de pesquisa por voz em geral. Como vimos, você deve usar um tom coloquial em seu site e implementar dados estruturados, entre outras coisas. 

Mas você também deve considerar que nem todos os dispositivos habilitados para voz usam o mesmo mecanismo de pesquisa ao recuperar e fornecer informações aos usuários. Isso significa que cada dispositivo ainda terá requisitos específicos para classificação na pesquisa por voz, dependendo do mecanismo de pesquisa específico que usa.

Confira esses dispositivos de pesquisa por voz e os mecanismos de pesquisa correspondentes que eles utilizam:

  • Página inicial do Google/Google Assistente – Google
  • Amazon Echo/Alexa/Microsoft Cortana – Bing
  • Siri – Google

Então, digamos que você queira se classificar no Bing. Além de seguir as diretrizes gerais para classificação na pesquisa por voz, você também deseja garantir que seu conteúdo tenha o que o Bing diz serem as três características de conteúdo de qualidade: Autoridade, Utilidade e Apresentação. Portanto, você precisará mencionar claramente o autor do conteúdo do seu site, responder detalhadamente a uma consulta específica e apresentar bem o seu texto. Deve haver uma distinção clara entre seu anúncio e seu conteúdo.

Para o Google, você precisará buscar os snippets em destaque. Os resultados de SEO da pesquisa por voz têm 33% mais probabilidade de aparecer nesses snippets em destaque

Habilite também recursos de pesquisa por voz para usuários de assistente de voz em seu site. Portanto, dependendo do dispositivo a ser utilizado para pesquisa por voz, crie Alexa Skills, atalhos de Siri, ações para Google Assistant, etc.. Isso melhorará o desempenho do seu site e aumentará suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa por voz para esses dispositivos.  

Em outras palavras, ao otimizar seu site para pesquisa por voz, determine primeiro o dispositivo a ser usado para isso. Em seguida, ajuste o seu site levando em consideração os requisitos específicos de classificação desse mecanismo de pesquisa.

No encerramento

Com a pesquisa por voz mudando a forma como os usuários buscam informações, otimizar seu site para essa tendência emergente não é mais uma escolha, mas uma necessidade.

A chave para uma otimização eficaz da pesquisa por voz está na compreensão do comportamento de pesquisa do seu público e na criação de conteúdo conversacional de alta qualidade que se alinhe com a intenção do usuário. Não se esqueça de implementar marcações de esquema para ajudar os mecanismos de pesquisa a compreender e interpretar melhor suas páginas da web.

Além disso, crie perguntas frequentes e conteúdo de perguntas e respostas otimizados para SEO, ao mesmo tempo que prioriza a otimização móvel em seu conteúdo e páginas da web. Além disso, otimize também para dispositivos específicos de pesquisa por voz.