5 dicas essenciais de SEO para aumentar o tráfego do seu site

 1 – O que o usuário deseja é o que ele está buscando?

Essa talvez seja uma das questões mais importantes de se perguntar quando estamos elaborando conteúdo com a intenção de aumentar o tráfego.

E por que? Simplesmente porque uma das tarefas mais difíceis é entender o que o usuário realmente está buscando. Muitas vezes a intenção real não condiz com a sua elaboração da palavra-chave no Google.

Ou seja, é preciso compreender a intenção do usuário, e isso o Google leva em consideração para ranquear o seu conteúdo.

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Como fazer isso? Ora! Perguntando para quem sabe: o próprio Google! Digite a palavra-chave no buscador e observe de que forma os conteúdos bem ranqueados estão respondendo àquela pergunta.

Além disso, dessa forma você também consegue perceber se a pergunta que esses sites ranqueados estão respondendo coincide com o que você achou que era a intenção do usuário.

2 – Tamanho do conteúdo

Outro fator importante para você considerar é o tamanho do conteúdo que você posta.

Veja esse post, por exemplo. Estamos falando de um assunto que requer uma elaboração. Por isso, não é possível falar de SEO e monetização de sites sem trazermos um conteúdo aprofundado e completo.

No entanto, é sempre importante lembrar que o Google preza por atender à demanda do usuário. 

Ou seja, um bom conteúdo não necessariamente é um conteúdo longo, mas sim um conteúdo que responda ao que o usuário deseja.

3 – Utilizando a palavra-chave de forma correta

Repetir excessivamente a palavra-chave ao longo do texto não é uma boa escolha. Pois não fica claro para o Google se o seu conteúdo é realmente rico e esclarecedor, ou se você apenas está repetindo a mesma ideia sempre.

Por isso, é importante escrever estrategicamente de forma a trabalhar a sua palavra-chave com termos relacionados.

Por exemplo, neste post sobre SEO e monetização de sites, não ficamos repetindo essas palavras de forma excessiva. Mas buscamos trazer termos relacionados à elas que mostram ao Google que estamos oferecendo um conteúdo de qualidade.

Além disso, você percebeu que nossos parágrafos são relativamente curtos? Isso também é importante, pois você consegue possibilitar ao usuário uma leitura dinâmica e não cansativa.

Escrever de forma simples e direta também é algo valorizado pelo algoritmo do Google. Dessa forma, ele entende que você sabe do que está falando e, mais importante: que você sabe transmitir esse conhecimento de forma simples.

4 – Título

O título da sua postagem também é extremamente importante, porque é a primeira informação que o usuário verá na SERP sobre o seu conteúdo.

Por isso, ele precisa ser claro e específico. Mostre para o usuário que você está oferecendo o conteúdo que ele busca para responder a sua pergunta.

Neste post, quando você lê o título, já compreende exatamente sobre o que vamos falar.

Portanto, evite títulos que deixem dúvidas para o usuário sobre o que você está falando. 

5 – Intertítulos

Intertítulos ou Heading Tags são os subtítulos que você insere no seu post para organizar melhor o seu texto.

Pense que é mais difícil para o usuário compreender do que um texto se trata se ele é apenas um grande bloco de palavras sem nenhuma informação que sinalize do que determinada parte está especificamente falando.

De modo diferente de quando lemos um texto em um livro, em páginas da internet nós fazemos uma leitura chamada de “leitura em F”.

Esse tipo de leitura nada mais é do que: lemos o título e vamos descendo a página para verificar se aquele conteúdo vai responder nossa pergunta.

Se você chegou até aqui, provavelmente antes de ler todo o conteúdo você leu o título dessa postagem. Depois, rolou para baixo para ver se algo no texto poderia ser um indicativo de que estamos respondendo a sua pergunta.

Quem cumpre essa função são os intertítulos, que mostraram para você o que estávamos falando em cada etapa do texto.